🔴 11 FONTES DE RENDA EXTRA E ATÉ R$ 2.000 NO PRÓXIMOS 30 DIAS; VEJA COMO

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo Empiricus

Cosan (CSAN3) cai 18% no ano – para analista da Empiricus, a queda significa oportunidade; entenda

Larissa Quaresma acredita que 4 pilares podem acionar valorização das ações e gerar lucros ao investidor

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
12 de abril de 2024
10:00 - atualizado às 14:01
cosan csan3
Imagem: Canva/Divulgação / Montagem: Bruna Martins

A ação da Cosan (CSAN3) despenca cerca de 18% desde o começo do ano. Ainda assim, o papel dessa companhia figura entre os favoritos de Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, para colocar na carteira no mês de abril.

Pode parecer contraintuitivo, mas aquilo que para muitos tende a parecer depreciação, é visto como um bom desconto aos olhos atentos da analista. Para ela, a ação está barata e tem forte perspectiva de crescimento no curto e longo prazo. 

Ou seja: uma pode ser uma boa janela de oportunidade para se posicionar em uma ação de extrema qualidade, segundo a analista, e que negocia a preços muito abaixo do considerado “justo”. 

Cosan (CSAN3): uma gigante brasileira que deve ser vista com olhar atento

Você já deve ter visto o ticker CSAN3 figurando nas manchetes dos grandes portais de finanças, mas talvez nunca tenha visto seu logo estampado por aí. 

Será que não mesmo? Se você já passou por um posto Shell, cruzou por trem da Rumo ou foi em uma loja Oxxo, você esteve muito perto de algumas das iniciativas desta gigante brasileira.

A Cosan foi fundada em 1936 como uma usina de açúcar produzido a partir da cana e hoje é um dos maiores conglomerados de infraestrutura e energia do país. 

Em seu guarda-chuva, está a Raízen (distribuição de combustíveis, produção e comercialização de açúcar, etanol e energia elétrica), Compass (infraestrutura, distribuição e comercialização de gás natural), Moove (produção e distribuição de óleos lubrificantes) e Rumo (transporte logístico). Além de todas essas companhias, ainda possui uma participação acionária na Vale

Ela é nada menos que uma das maiores proprietárias de terra e pioneira na distribuição de gás encanado e transporte ferroviário no Brasil, que hoje soma um valor de mercado de mais de 30 bilhões de reais.

É por isso que é sempre acompanhada com muita atenção de forma constante pela analista Larissa Quaresma. Para ela, CSAN3 é uma ótima opção de investimento para o longo prazo, considerando todo o seu potencial como holding e de todas as empresas que a compõem.

Além de toda essa robustez, existem outros motivos que podem beneficiar o preço da ação no médio prazo. Larissa evidencia quatro pilares que integram sua tese para a escolha de CSAN3 para a sua carteira recomendada de abril.

4 pilares que estimulam a recomendação para comprar CSAN3 agora

i) Abertura do mercado de capitais em 2024

O momento atual está cada vez mais favorável para os ativos de riscos, vista a contínua redução da taxa básica de juros, a Selic, que vem se concretizando conforme o último corte de meio ponto nos juros realizado na reunião do Copom em março.

Isto pode abrir uma nova janela para IPOs na bolsa brasileira e a Cosan tem uma boa candidata no seu guarda-chuvas: a Moove

A companhia, que é uma das maiores em produção, venda e distribuição de lubrificantes do mundo, tem potencial para ser listada e pode destravar grande valor para o conglomerado,  levantando capital para expandir seus negócios e valorizar as ações da holding.

ii) Situação econômica favorável 

Com o topo do ciclo de investimentos da companhia ultrapassado, o processo de desalavancagem deve ganhar força em 2024. Ou seja, a empresa já passou pelo período em que estava fazendo grandes investimentos e agora pode se concentrar em reduzir dívidas. 

Isso é uma ótima notícia para os investidores, pois significa que a empresa está se tornando mais financeiramente saudável.

Além disso, a demanda pelos produtos e serviços da Cosan (CSAN3) continua forte. O que sugere que a empresa tem uma base sólida de clientes e um mercado estável para suas operações.

Com essas avenidas de crescimento, juntamente com o impulso da desalavancagem e a demanda resiliente, há otimismo sobre o desempenho da empresa ao longo do ano.

iii) Valuation atrativo

Quando olhamos para o valor da empresa, percebemos que o desconto aplicado por ela, chamado de "desconto de holding", parece ser muito grande em comparação com o que a analista considera adequado. 

Isso significa que o preço da ação parece estar mais baixo do que deveria, o que poderia torná-la uma oportunidade de compra interessante. 

Com a negociação sendo realizada com um desconto maior do que o normal, esta diferença de preço pode virar lucro para o bolso do investidor que decidir se tornar sócio da companhia.

iv) Crescimento de longo prazo

Olhando para o futuro, nos próximos 10 anos, espera-se que a Raízen tenha um crescimento significativo na receita devido à consolidação e ao aumento da escala comercial do etanol de segunda geração (E2G), o que deve impulsionar seus ganhos ao longo do tempo.

Além disso, espera-se que a Rumo, com a expansão de sua malha ferroviária na região Norte, aumente sua capacidade de transporte. Com esse crescimento, haverá um aumento de volume relevante, o que deve levar a uma evolução significativa nos negócios para a próxima década e, consequentemente, uma valorização dos papéis.

Estes são os principais fatores que corroboram a tese de que agora é a hora certa para comprar CSAN3, um papel de qualidade, com potencial de crescimento e que está muito barato, segundo a analista da Empiricus Research.

Cosan (CSAN3) é apenas uma das 10 ações da carteira recomendada para abril; veja as demais

CSAN3 é o grande alerta de oportunidade e destaque da carteira recomendada para o mês de abril, mas não é a única

Ela faz parte da carteira Empiricus 10 Ideias, uma seleção de ações brasileiras que os analistas da Empiricus Research acreditam ter o potencial de proteger o patrimônio investido e, ao mesmo tempo, gerar ganhos consideráveis de capital

A cada 30 dias, os analistas da Empiricus avaliam as mais de 400 empresas listadas na Bolsa em busca de janelas de oportunidades reais e selecionam as 10 mais promissoras para cada mês. 

O objetivo é obter retornos superiores aos principais índices acionários. Meta esta que tem sido atingida, com exemplo do mês de março, em que a carteira recomendada rendeu 1,7% contra a queda de -0,7% do Ibovespa.

A carteira recomendada é uma cortesia da casa de análise para todo investidor que deseja tomar decisões fundamentadas. 

Você pode ter acesso às 10 ideias e suas teses (incluindo CSAN3) sem pagar nada. Tudo que você precisa fazer é clicar no link abaixo e cadastrar seus dados para conhecer todas as ações recomendadas, avaliar as teses e, caso decida que fazem sentido para sua carteira, investir uma parte de seu patrimônio.

Compartilhe

conteúdo empiricus

Não compre seu carro hoje: a partir de 20 de maio, você poderá usar lei pouco conhecida para comprar veículos com até 50% de desconto

29 de abril de 2024 - 16:00

Empresário utiliza lei de 1997 que permite comprar carros pela metade do preço mesmo sem ter todo o dinheiro em mãos e quer ensinar brasileiros a aplicá-la; entenda

Conteúdo Empiricus

Imposto de Renda: você tem 5 dias para ter a chance de receber a sua restituição no primeiro lote

29 de abril de 2024 - 16:00

A Receita Federal informou que declarações entregues até o dia 05 de maio vão estar entre as prioridades de pagamento do primeiro lote

Conteúdo Empiricus

Evento na bolsa marcado para maio pode gerar ganhos de até 6x; entenda

29 de abril de 2024 - 8:00

Divulgação de balanços gera oportunidade de especular com opções – saiba como aproveitar a oportunidade

Conteúdo Empiricus

Ação com ‘lucro em dobro’ e fundo imobiliário com dividendos de até 13%: estes dois ativos podem ajudar a buscar renda média mensal de R$ 2 mil

28 de abril de 2024 - 16:00

Analista recomenda investir em uma ação que está em “oportunidade clara de compra” e um FII que já entregou 316% de valorização do Ifix nos últimos 12 meses – veja quais são

Conteúdo Empiricus

Real é a moeda que mais se desvalorizou em abril; veja por quê e como se proteger

28 de abril de 2024 - 10:00

Empiricus Research libera curso gratuito que ensina o passo a passo para proteger os seus investimentos da desvalorização da moeda brasileira

Conteúdo Empiricus

Ele ‘namorou’ a Petrobras mas preferiu não se arriscar – agora o jogo muda?

27 de abril de 2024 - 14:00

Empresa toma decisão de distribuir parte dos dividendos extraordinários e agrada mercado

Conteúdo Empiricus

‘Para ser rico é preciso ter pelo menos 6 fontes de renda. Eu estou te dando 11’: saiba como acessar estratégia para busca viver de renda passiva

27 de abril de 2024 - 12:00

A estratégia de investimentos conta com três metas de curto, médio e longo prazo e é possível começar com pouco dinheiro; saiba mais

Conteúdo Empiricus

Empiricus Educação lança curso gratuito sobre investimento em ouro e dólar

27 de abril de 2024 - 10:00

Principal objetivo é mostrar a investidores alternativas simples para proteger o patrimônio com poucos cliques

Conteúdo Empiricus

MP de Lula prejudicou Auren (AURE3), Engie (EGIE3) e Eletrobras (ELET3)? Saiba se ainda vale a pena investir no setor elétrico

26 de abril de 2024 - 16:00

MP 1.212/2024 prorroga por três anos subsídios para que projetos renováveis tenham desconto nas tarifas de transmissão, o que, segundo analista, traz desequilíbrio para o setor elétrico

Conteúdo Empiricus

Ibovespa ainda tem esperança: na contramão do pessimismo do mercado, gestor diz que índice pode chegar a 170 mil pontos – veja outras ‘previsões’

26 de abril de 2024 - 10:00

Gestor diz o que esperar para o Ibovespa, Bitcoin, ações americanas, preço do petróleo, taxas de juros e mais; veja como ‘calibrar’ seus investimentos para os próximos meses

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar