🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Desbancando os conservadores

Trabalhistas ganham de lavada eleições no Reino Unido e Keir Starmer é o novo primeiro-ministro; conheça o inquilino de Downing Street

Trabalhista tem como missão impulsionar o crescimento econômico, investir em energia verde, reformar o NHS, criar ruas mais seguras e oferecer oportunidades

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
5 de julho de 2024
10:59 - atualizado às 11:51
O novo-primeiro ministro britânico, o advogado Keir Starmer - Imagem: Divulgação

O Partido Trabalhista britânico obteve uma vitória esmagadora sobre os conservadores na eleição realizada ontem. Na manhã desta sexta-feira (5), os trabalhistas já somavam 412 assentos dos 650 que compõem o Parlamento Britânico, enquanto os conservadores estavam com 121 cadeiras. Faltava ainda a apuração das urnas referentes a dois assentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os trabalhistas colocam um fim ao domínio conservador nos últimos 14 anos. Pela manhã, o primeiro-ministro Rishi Sunak admitiu a derrota. Em seguida, saiu de Downing Street e renunciou como líder do Partido Conservador. Nomeado, o líder trabalhista Keir Starmer fez seu primeiro discurso como primeiro-ministro.

“Nosso trabalho é urgente – e começamos hoje”, disse ele, sob aplausos dos apoiadores. O discurso aconteceu após Starmer conhecer o Rei Charles III, no Palácio de Buckingham, quando foi formalmente convidado para formar um novo governo.

“Está claro para todos que nosso país precisa de uma reinicialização maior, uma redescoberta de quem somos”, disse Starmer na escadaria do número 10 da Downing Street, prometendo que seu partido servirá “primeiro ao país, depois ao partido”.

Starmer, 61, teve uma rápida ascensão política após entrar no parlamento do Reino Unido há menos de uma década. Mas muitos britânicos ainda sabem pouco sobre o homem que se posicionou como o candidato da mudança do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Advogado de direitos humanos que virou político

Starmer nasceu em 1962, em Londres, Inglaterra, filho de um pai que trabalhava como ferramenteiro e de uma mãe enfermeira.

Leia Também

Frequentemente, ele se refere às suas origens modestas como um ponto de conexão com os eleitores britânicos e diz que a batalha ao longo da vida de sua mãe contra uma doença grave lhe deu uma profunda gratidão pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS), segundo a rede de TV CNBC.

Starmer foi o primeiro da família a ir para a universidade, estudando Direito na Universidade de Leeds. Após cursar pós-graduação na Universidade de Oxford, começou a trabalhar como advogado em 1987, assumindo casos de grande repercussão, como contra Shell, McDonald’s e os fechamentos de minas da ex-primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher.

O advogado também atuou como consultor de direitos humanos durante o histórico Acordo de Sexta-feira Santa da Irlanda do Norte, promovido pelo ex-primeiro-ministro trabalhista Tony Blair.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2008, um ano após se casar com Victoria, Starmer tornou-se diretor do Ministério Público, colocando-o à frente do Serviço de Promotoria Pública do Reino Unido.

Advogado foi nomeado cavaleiro em 2014

Starmer foi nomeado cavaleiro em 2014 por seus serviços à Justiça Criminal e foi eleito para o Parlamento no ano seguinte, servindo como ministro da Imigração e ministro do Brexit pela oposição.

Em 2020, ele foi nomeado líder trabalhista e instigou uma grande reformulação do partido após a renúncia de Jeremy Corbyn, que levou a facção a uma derrota recorde na eleição de 2019.

Em sua campanha eleitoral deste ano, Starmer apregoou uma “década de renovação nacional” para o país após o que o Partido Trabalhista descreveu como anos de cortes de gastos e queda nos padrões de vida sob o governo dos conservadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No manifesto eleitoral do partido, publicado no mês passado, Starmer delineou medidas de gastos para criar uma nova empresa de energia de propriedade pública, reduzir o tempo de espera no NHS, construir novas casas e renacionalizar os serviços ferroviários”, afirma o texto do site da CNBC.

Mas ele também se posicionou firmemente pró-negócios, mantendo sua ofensiva sobre eleitores tradicionalmente de direita com planos para “criação de riqueza” e um Fundo Nacional de Riqueza.

“O crescimento econômico e a justiça social devem andar de mãos dadas”, disse Starmer no evento de lançamento do manifesto.

Missões estabelecidas pelo partido

O Partido Trabalhista delineou cinco missões de longo prazo com objetivo de retornar ao poder: impulsionar o crescimento econômico, investir em energia verde, reformar o NHS, criar ruas mais seguras e entregar “oportunidades”. Para ajudar nessas metas, Starmer planeja uma reformulação radical dos ministérios do governo, disseram autoridades trabalhistas ao jornal Financial Times, segundo a CBNC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Starmer, que votou contra o Brexit em 2016, prometeu melhorar o acordo “malfeito” entre o Reino Unido e a UE, incluindo áreas como comércio, pesquisa e segurança. No entanto, insistiu que há pontos que não permitem à Grã-Bretanha se juntar novamente ao bloco.

Apesar de sua agenda de mudanças, Starmer é visto por muitos como uma figura do establishment, sem o carisma de outros políticos. Uma pesquisa da YouGov do início deste ano o classificou atrás de Nigel Farage, do Reform, em termos de popularidade pública — e sua classificação caiu ainda mais entre os eleitores mais jovens.

Os críticos também questionaram os valores centrais de Starmer — por exemplo, permanecer na equipe principal de Corbyn mesmo quando o líder do partido enfrentou acusações de antissemitismo dentro do Partido Trabalhista. Starmer posteriormente suspendeu Corbyn do partido.

Outros o acusaram de trair a esquerda ao cortejar líderes empresariais e abandonar promessas como a abolição das taxas universitárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, depois de alguns anos turbulentos para a política britânica — com três primeiros-ministros conservadores diferentes somente em 2022 — os apoiadores de Starmer o defendem como uma figura neutra para a estabilidade política.

*(Com informações das redes de TV CNBC e BBC)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVA VISÃO

Menos Apple (AAPL34), mais Google (GOGL34): Berkshire Hathaway vira a mão em sua aposta nas big techs

15 de novembro de 2025 - 12:55

Essa foi a última apresentação do portfólio antes do fim da gestão de 60 anos de Warren Buffett como diretor executivo

DE OLHO NA INFLAÇÃO

EUA recuam em tarifas: Trump assina isenção para café, carne e frutas tropicais

15 de novembro de 2025 - 9:00

A medida visa conter a pressão dos preços dos alimentos nos EUA e deve ser positiva para as exportações brasileiras

K.O.

Ao som de música tema de Rocky, badalado robô humanoide russo vai a ‘nocaute’ logo na estreia; assista ao tombo

14 de novembro de 2025 - 11:23

A queda do robô AIDOL, da Rússia, durante uma apresentação em uma feira de tecnologia gerou repercussão. A empresa responsável explicou o incidente e compartilhou a recuperação do humanoide

ENTRE DADOS E DELÍRIOS

Sinais? Nave? Mistério? O que realmente sabemos sobre o cometa 3I/Atlas

13 de novembro de 2025 - 20:16

Enquanto estudos confirmam que o 3i/Atlas apresenta processos naturais, rumores sobre “sinais” e origem alienígena proliferam nas redes sociais

PONTO CEGO

A maior paralisação da história dos EUA acabou, mas quem vai pagar essa conta bilionária?

13 de novembro de 2025 - 17:42

O PIB norte-americano deve sofrer uma perda de pelo menos um ponto percentual no quarto trimestre de 2025, mas os efeitos do shutdown também batem nos juros e nos mercados

TOUROS E URSOS #247

Revolução ou bolha? A verdade sobre a febre da inteligência artificial

12 de novembro de 2025 - 12:45

Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, e Enzo Pacheco, analista da Empiricus, falam no podcast Touros e Ursos sobre o risco de bolha e a avaliação das empresas ligadas à IA

NOVA APOSTA

SoftBank embolsa US$ 5,8 bilhões com venda das ações da Nvidia — bolha nas ações de IA ou realização de lucros?

11 de novembro de 2025 - 11:45

O conglomerado japonês aposta forte na tecnologia e já tem plano para o dinheiro que entrou em caixa

IAPOCALIPSE

‘Fim do mundo’ por IA já assusta os donos de big techs? Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos se dividem entre bunkers e planos interplanetários

11 de novembro de 2025 - 8:29

Preparação para o “apocalipse” inclui bunkers luxuosos, ilhas privadas e mudança para Marte – e a “vilã” pode ser a própria criação dos donos das big techs

QUEM VAI FICAR COM ELA?

O adeus do oráculo: Warren Buffett revela em carta de despedida o destino final de sua fortuna bilionária

10 de novembro de 2025 - 16:40

Essa, no entanto, não é a última carta do megainvestidor de 95 anos — ele continuará se comunicando com o mercado por meio de uma mensagem anual de Ação de Graças

CHURRASCO ESTÁ CARO

Trump diz que irá investigar se empresas elevaram preço da carne bovina no país – JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3) estão entre os alvos

10 de novembro de 2025 - 15:26

Casa Branca diz que JBS, Cargill, Tyson Foods e National Beef, controlada pela MBRF, são alvos da investigação. São as quatro maiores empresas frigoríficas do país

A VIRADA DE JARED

Este bilionário largou a escola com 15 anos, começou a empreender aos 16 e está prestes a liderar a Nasa

10 de novembro de 2025 - 14:45

Aliado de Elon Musk e no radar de Donald Trump, Jared Isaacman é empresário e foi o primeiro civil a realizar uma caminhada espacial

NO BOLSO DOS GRINGOS

Trump quer dar um presentinho de R$ 10,6 mil aos norte-americanos — e isso tem tudo a ver com o tarifaço

10 de novembro de 2025 - 9:10

O presidente norte-americano também aproveitou para criticar as pessoas que se opõem ao tarifação, chamando-as de “tolas”

ACHADO MILIONÁRIO

Ele foi cavar uma piscina e encontrou um tesouro no próprio jardim — e vai poder ficar com tudo

6 de novembro de 2025 - 18:05

Morador encontrou barras e moedas de ouro avaliadas em R$ 4,3 milhões enquanto construía uma piscina

FALHA DE SEGURANÇA

O que o assalto ao Museu do Louvre pode te ensinar sobre como (não) criar uma senha — e 5 dicas para proteger sua vida digital

5 de novembro de 2025 - 11:38

Auditorias revelaram o uso de senhas “fáceis” nos sistemas de segurança de um dos museus mais importantes do mundo

JÁ É RECORDE

Outra façanha de Trump: a maior paralisação da história dos EUA. Quais ações perdem e quais ganham com o shutdown?

5 de novembro de 2025 - 7:01

Além da bolsa, analistas ouvidos pelo Seu Dinheiro explicam os efeitos da paralisação do governo norte-americano no câmbio

MODELO DO CRESCIMENTO CHINÊS

Como uma vila de pescadores chegou a 18 milhões de habitantes em menos de 50 anos

2 de novembro de 2025 - 11:58

A sexta maior cidade da China é usada pelo país como exemplo de sua política de desenvolvimento econômico adotada no final da década de 1970

PRECISA FICAR DE OLHO

Crianças estão terceirizando pensamento crítico para IAs — e especialistas dão dicas para impedir que isso ocorra

1 de novembro de 2025 - 15:44

Chatbots como Gemini e ChatGPT podem ter efeitos problemáticos para os jovens; especialistas falam como protegê-los diante da popularização dos serviços de IA

OMCIA?

Quem vai controlar a inteligência artificial? A proposta de Xi Jinping para uma governança global sobre as IAs

1 de novembro de 2025 - 12:12

Xi Jinping quer posicionar a China como alternativa aos Estados Unidos na cooperação comercial e na regulamentação da inteligência artificial

BOTANDO A MOTOSSERA PARA TRABALHAR

Trabalhe enquanto eles dormem? Milei quer permitir jornada de trabalho de 12 horas na Argentina, após ‘virar o jogo’ nas eleições

31 de outubro de 2025 - 18:40

Regras sobre férias, horas extras, acordos salariais e até acordos trabalhistas também devem mudar, caso a proposta avance nas Casas Legislativas

A COROA CAIU

O cúmulo da incompetência? Ele nasceu príncipe e perdeu tudo que ganhou de mão beijada — até a majestade

31 de outubro de 2025 - 15:17

O príncipe Andrew perde seu título e residência oficial, enquanto novos detalhes sobre suas ligações com Epstein continuam a afetar a imagem da família real britânica

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar