🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Desbancando os conservadores

Trabalhistas ganham de lavada eleições no Reino Unido e Keir Starmer é o novo primeiro-ministro; conheça o inquilino de Downing Street

Trabalhista tem como missão impulsionar o crescimento econômico, investir em energia verde, reformar o NHS, criar ruas mais seguras e oferecer oportunidades

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
5 de julho de 2024
10:59 - atualizado às 11:51
O novo-primeiro ministro britânico, o advogado Keir Starmer - Imagem: Divulgação

O Partido Trabalhista britânico obteve uma vitória esmagadora sobre os conservadores na eleição realizada ontem. Na manhã desta sexta-feira (5), os trabalhistas já somavam 412 assentos dos 650 que compõem o Parlamento Britânico, enquanto os conservadores estavam com 121 cadeiras. Faltava ainda a apuração das urnas referentes a dois assentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os trabalhistas colocam um fim ao domínio conservador nos últimos 14 anos. Pela manhã, o primeiro-ministro Rishi Sunak admitiu a derrota. Em seguida, saiu de Downing Street e renunciou como líder do Partido Conservador. Nomeado, o líder trabalhista Keir Starmer fez seu primeiro discurso como primeiro-ministro.

“Nosso trabalho é urgente – e começamos hoje”, disse ele, sob aplausos dos apoiadores. O discurso aconteceu após Starmer conhecer o Rei Charles III, no Palácio de Buckingham, quando foi formalmente convidado para formar um novo governo.

“Está claro para todos que nosso país precisa de uma reinicialização maior, uma redescoberta de quem somos”, disse Starmer na escadaria do número 10 da Downing Street, prometendo que seu partido servirá “primeiro ao país, depois ao partido”.

Starmer, 61, teve uma rápida ascensão política após entrar no parlamento do Reino Unido há menos de uma década. Mas muitos britânicos ainda sabem pouco sobre o homem que se posicionou como o candidato da mudança do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Advogado de direitos humanos que virou político

Starmer nasceu em 1962, em Londres, Inglaterra, filho de um pai que trabalhava como ferramenteiro e de uma mãe enfermeira.

Leia Também

Frequentemente, ele se refere às suas origens modestas como um ponto de conexão com os eleitores britânicos e diz que a batalha ao longo da vida de sua mãe contra uma doença grave lhe deu uma profunda gratidão pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS), segundo a rede de TV CNBC.

Starmer foi o primeiro da família a ir para a universidade, estudando Direito na Universidade de Leeds. Após cursar pós-graduação na Universidade de Oxford, começou a trabalhar como advogado em 1987, assumindo casos de grande repercussão, como contra Shell, McDonald’s e os fechamentos de minas da ex-primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher.

O advogado também atuou como consultor de direitos humanos durante o histórico Acordo de Sexta-feira Santa da Irlanda do Norte, promovido pelo ex-primeiro-ministro trabalhista Tony Blair.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2008, um ano após se casar com Victoria, Starmer tornou-se diretor do Ministério Público, colocando-o à frente do Serviço de Promotoria Pública do Reino Unido.

Advogado foi nomeado cavaleiro em 2014

Starmer foi nomeado cavaleiro em 2014 por seus serviços à Justiça Criminal e foi eleito para o Parlamento no ano seguinte, servindo como ministro da Imigração e ministro do Brexit pela oposição.

Em 2020, ele foi nomeado líder trabalhista e instigou uma grande reformulação do partido após a renúncia de Jeremy Corbyn, que levou a facção a uma derrota recorde na eleição de 2019.

Em sua campanha eleitoral deste ano, Starmer apregoou uma “década de renovação nacional” para o país após o que o Partido Trabalhista descreveu como anos de cortes de gastos e queda nos padrões de vida sob o governo dos conservadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No manifesto eleitoral do partido, publicado no mês passado, Starmer delineou medidas de gastos para criar uma nova empresa de energia de propriedade pública, reduzir o tempo de espera no NHS, construir novas casas e renacionalizar os serviços ferroviários”, afirma o texto do site da CNBC.

Mas ele também se posicionou firmemente pró-negócios, mantendo sua ofensiva sobre eleitores tradicionalmente de direita com planos para “criação de riqueza” e um Fundo Nacional de Riqueza.

“O crescimento econômico e a justiça social devem andar de mãos dadas”, disse Starmer no evento de lançamento do manifesto.

Missões estabelecidas pelo partido

O Partido Trabalhista delineou cinco missões de longo prazo com objetivo de retornar ao poder: impulsionar o crescimento econômico, investir em energia verde, reformar o NHS, criar ruas mais seguras e entregar “oportunidades”. Para ajudar nessas metas, Starmer planeja uma reformulação radical dos ministérios do governo, disseram autoridades trabalhistas ao jornal Financial Times, segundo a CBNC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Starmer, que votou contra o Brexit em 2016, prometeu melhorar o acordo “malfeito” entre o Reino Unido e a UE, incluindo áreas como comércio, pesquisa e segurança. No entanto, insistiu que há pontos que não permitem à Grã-Bretanha se juntar novamente ao bloco.

Apesar de sua agenda de mudanças, Starmer é visto por muitos como uma figura do establishment, sem o carisma de outros políticos. Uma pesquisa da YouGov do início deste ano o classificou atrás de Nigel Farage, do Reform, em termos de popularidade pública — e sua classificação caiu ainda mais entre os eleitores mais jovens.

Os críticos também questionaram os valores centrais de Starmer — por exemplo, permanecer na equipe principal de Corbyn mesmo quando o líder do partido enfrentou acusações de antissemitismo dentro do Partido Trabalhista. Starmer posteriormente suspendeu Corbyn do partido.

Outros o acusaram de trair a esquerda ao cortejar líderes empresariais e abandonar promessas como a abolição das taxas universitárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, depois de alguns anos turbulentos para a política britânica — com três primeiros-ministros conservadores diferentes somente em 2022 — os apoiadores de Starmer o defendem como uma figura neutra para a estabilidade política.

*(Com informações das redes de TV CNBC e BBC)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BANDEIRA BRANCA

EUA e China costuram acordo sobre terras raras e tarifaço às vésperas do encontro entre Trump e Xi Jinping; veja o que foi discutido

26 de outubro de 2025 - 17:27

As operações do TikTok nos EUA também foram pautadas no encontro das equipes econômicas norte-americana e chinesa

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

Argentina decide futuro do governo de Javier Milei nas eleições deste domingo; entenda o que está em jogo

26 de outubro de 2025 - 14:03

O partido de Milei, o La Libertad Avanza (LLA), busca conquistar ao menos um terço dos assentos na Câmara de Deputados e no Senado

EM INVESTIGAÇÃO

Roubo de joias no Museu do Louvre: polícia da França prende dois suspeitos, mas peças não são encontradas

26 de outubro de 2025 - 12:05

Apesar da prisão dos suspeitos, a França — e o mundo — pode nunca mais ver as joias, segundo especialistas

DOIS ANOS DE MISTÉRIO

O dia em que a Mona Lisa desapareceu: o crime que consolidou a pintura de Da Vinci como ícone mundial da arte

25 de outubro de 2025 - 13:32

O desaparecimento da Mona Lisa em 1911 mudou para sempre o destino da obra de Leonardo da Vinci. Entenda como o roubo no Louvre fez do quadro o símbolo mais famoso da arte mundial

QUER MORAR NA ITÁLIA?

Como é o charmoso vilarejo italiano que fica perto de Florença e promete pagar metade do aluguel para você morar lá

25 de outubro de 2025 - 10:11

Com pouco menos de mil habitantes, Radicondoli, na Toscana, oferece subsídios para compra de imóveis, aluguel e até abertura de negócios

UMA CANETA AMIGA

Além do fundador da Binance, confira outros 3 perdões de Donald Trump

24 de outubro de 2025 - 19:51

Mais de 1500 pessoas já foram perdoadas por Donald Trump, apenas em 2025. Relembre alguns dos casos mais icônicos

ESQUECERAM DE MIM?

O crime perfeito que não aconteceu: pintura de Picasso é encontrada e polícia revela o motivo do misterioso desaparecimento

24 de outubro de 2025 - 12:21

A pintura de Picasso deveria estar em exibição desde 9 de outubro, mas, dez dias depois, foi oficialmente dada como desaparecida. Mas o que aconteceu, na realidade?

MENOS FUNCIONÁRIOS

É por causa de 30 centavos? O plano da Amazon para substituir 600 mil funcionários por robôs

23 de outubro de 2025 - 16:05

A gigante fundada por Jeff Bezos tem planos ambiciosos para o futuro do trabalho, automatizando as operações e reduzindo custos

APERTA O PLAY!

China vs. Estados Unidos: começou uma nova guerra fria? O que está em jogo na disputa entre Trump e Xi

23 de outubro de 2025 - 15:25

Convidado desta edição do podcast Touros e Ursos, Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China (Brasil) S.A. e professor da FGV, comenta os impactos da disputa e se ela pode afetar a reaproximação entre Brasil e EUA

NOVA RECEITA?

Trump quer Coca-Cola com açúcar “de verdade” — e o Brasil pode acabar ajudando a adoçar o ícone americano

23 de outubro de 2025 - 11:45

O refrigerante 100% americano pode acabar com um ingrediente made in Brazil

OUVERT!

As medidas adotadas pelo Museu do Louvre para reabrir as portas 3 dias após roubo de meio bilhão de reais 

22 de outubro de 2025 - 13:45

Embora as principais atrações do Louvre tenham sido reabertas, a Galeria de Apolo, lar dos Diamantes da Coroa Francesa, continua interditada

CORRIDA ESPACIAL

A Nasa não espera por ninguém, nem por Elon Musk. Na corrida contra a China, um comportamento da SpaceX coloca em risco contrato bilionário 

21 de outubro de 2025 - 11:38

O chefe interino da Nasa já deu o alerta: se a empresa de Elon Musk não for capaz de cumprir com os planos, ela será deixada para trás

CENA DE CINEMA

Roubo no Louvre: veja séries e filmes sobre crimes em museus — todos disponíveis no streaming

21 de outubro de 2025 - 9:32

De ‘Lupin’ a ‘O Código Da Vinci’, confira produções que unem arte, crime e suspense em grandes museus

WHAT A COINCIDENCE!

O sumiço que antecedeu o roubo: pintura de Picasso desaparece na Espanha dias antes de assalto ao Louvre

20 de outubro de 2025 - 16:30

A peça desaparecida é “Naturaleza muerta con guitarra”, uma pequena pintura em guache que deveria ser exibida ao público em Granada em 9 de outubro

FORA DO AR

De redes sociais a companhia aéreas: o que a falha da AWS revela sobre a dependência mundial da nuvem

20 de outubro de 2025 - 13:41

A falha global da Amazon Web Services (AWS) nesta segunda-feira (20) deixou milhões de pessoas sem acesso a sites, aplicativos e serviços que sustentam a vida digital

ROTEIRO DE FILME

Roubo no Louvre, Mona Lisa desaparecida, pé-de-cabra no MASP: os grandes assaltos a museus de arte da história

20 de outubro de 2025 - 12:33

De privadas de ouro até “quadros para viagem”, a história da arte foi entalhada por roubos dignos de um bom roteiro policial. Confira aqui alguns dos assaltos mais emblemáticos

DEU TILT

Falha global da AWS derruba plataformas e atrapalha até companhias aéreas; Amazon diz que serviço em nuvem está voltando ao normal

20 de outubro de 2025 - 9:33

A Amazon Web Services (AWS) confirmou sinais de recuperação após a falha global que afetou grandes plataformas digitais nesta segunda-feira (20)

FRAQUEZA GLOBAL

O dólar vai cair mais? Confiança na moeda como reserva de valor ‘erodiu um pouco’, e alta do ouro é sinal disso, diz presidente do BCE

19 de outubro de 2025 - 17:39

Enquanto o metal precioso dispara, o dólar perde valor no mercado internacional. E Christine Lagarde acredita que incertezas trazidas por Trump não são benéficas para a moeda

COISA DE FICÇÃO

Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado

19 de outubro de 2025 - 12:45

Ladrões invadiram a Galeria de Apolo, no primeiro andar, e levaram nove peças; uma delas, a coroa da imperatriz Eugénie, foi encontrada danificada do lado de fora do museu

RETOMADA DO CONFLITO

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e volta a bombardear Gaza

19 de outubro de 2025 - 10:40

Forças israelenses alegam que grupo terrorista atacou seus militares na área de Rafah, o que os militantes negam

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar