🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Desbancando os conservadores

Trabalhistas ganham de lavada eleições no Reino Unido e Keir Starmer é o novo primeiro-ministro; conheça o inquilino de Downing Street

Trabalhista tem como missão impulsionar o crescimento econômico, investir em energia verde, reformar o NHS, criar ruas mais seguras e oferecer oportunidades

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
5 de julho de 2024
10:59 - atualizado às 11:51
O novo-primeiro ministro britânico, o advogado Keir Starmer - Imagem: Divulgação

O Partido Trabalhista britânico obteve uma vitória esmagadora sobre os conservadores na eleição realizada ontem. Na manhã desta sexta-feira (5), os trabalhistas já somavam 412 assentos dos 650 que compõem o Parlamento Britânico, enquanto os conservadores estavam com 121 cadeiras. Faltava ainda a apuração das urnas referentes a dois assentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os trabalhistas colocam um fim ao domínio conservador nos últimos 14 anos. Pela manhã, o primeiro-ministro Rishi Sunak admitiu a derrota. Em seguida, saiu de Downing Street e renunciou como líder do Partido Conservador. Nomeado, o líder trabalhista Keir Starmer fez seu primeiro discurso como primeiro-ministro.

“Nosso trabalho é urgente – e começamos hoje”, disse ele, sob aplausos dos apoiadores. O discurso aconteceu após Starmer conhecer o Rei Charles III, no Palácio de Buckingham, quando foi formalmente convidado para formar um novo governo.

“Está claro para todos que nosso país precisa de uma reinicialização maior, uma redescoberta de quem somos”, disse Starmer na escadaria do número 10 da Downing Street, prometendo que seu partido servirá “primeiro ao país, depois ao partido”.

Starmer, 61, teve uma rápida ascensão política após entrar no parlamento do Reino Unido há menos de uma década. Mas muitos britânicos ainda sabem pouco sobre o homem que se posicionou como o candidato da mudança do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Advogado de direitos humanos que virou político

Starmer nasceu em 1962, em Londres, Inglaterra, filho de um pai que trabalhava como ferramenteiro e de uma mãe enfermeira.

Leia Também

Frequentemente, ele se refere às suas origens modestas como um ponto de conexão com os eleitores britânicos e diz que a batalha ao longo da vida de sua mãe contra uma doença grave lhe deu uma profunda gratidão pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS), segundo a rede de TV CNBC.

Starmer foi o primeiro da família a ir para a universidade, estudando Direito na Universidade de Leeds. Após cursar pós-graduação na Universidade de Oxford, começou a trabalhar como advogado em 1987, assumindo casos de grande repercussão, como contra Shell, McDonald’s e os fechamentos de minas da ex-primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher.

O advogado também atuou como consultor de direitos humanos durante o histórico Acordo de Sexta-feira Santa da Irlanda do Norte, promovido pelo ex-primeiro-ministro trabalhista Tony Blair.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2008, um ano após se casar com Victoria, Starmer tornou-se diretor do Ministério Público, colocando-o à frente do Serviço de Promotoria Pública do Reino Unido.

Advogado foi nomeado cavaleiro em 2014

Starmer foi nomeado cavaleiro em 2014 por seus serviços à Justiça Criminal e foi eleito para o Parlamento no ano seguinte, servindo como ministro da Imigração e ministro do Brexit pela oposição.

Em 2020, ele foi nomeado líder trabalhista e instigou uma grande reformulação do partido após a renúncia de Jeremy Corbyn, que levou a facção a uma derrota recorde na eleição de 2019.

Em sua campanha eleitoral deste ano, Starmer apregoou uma “década de renovação nacional” para o país após o que o Partido Trabalhista descreveu como anos de cortes de gastos e queda nos padrões de vida sob o governo dos conservadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No manifesto eleitoral do partido, publicado no mês passado, Starmer delineou medidas de gastos para criar uma nova empresa de energia de propriedade pública, reduzir o tempo de espera no NHS, construir novas casas e renacionalizar os serviços ferroviários”, afirma o texto do site da CNBC.

Mas ele também se posicionou firmemente pró-negócios, mantendo sua ofensiva sobre eleitores tradicionalmente de direita com planos para “criação de riqueza” e um Fundo Nacional de Riqueza.

“O crescimento econômico e a justiça social devem andar de mãos dadas”, disse Starmer no evento de lançamento do manifesto.

Missões estabelecidas pelo partido

O Partido Trabalhista delineou cinco missões de longo prazo com objetivo de retornar ao poder: impulsionar o crescimento econômico, investir em energia verde, reformar o NHS, criar ruas mais seguras e entregar “oportunidades”. Para ajudar nessas metas, Starmer planeja uma reformulação radical dos ministérios do governo, disseram autoridades trabalhistas ao jornal Financial Times, segundo a CBNC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Starmer, que votou contra o Brexit em 2016, prometeu melhorar o acordo “malfeito” entre o Reino Unido e a UE, incluindo áreas como comércio, pesquisa e segurança. No entanto, insistiu que há pontos que não permitem à Grã-Bretanha se juntar novamente ao bloco.

Apesar de sua agenda de mudanças, Starmer é visto por muitos como uma figura do establishment, sem o carisma de outros políticos. Uma pesquisa da YouGov do início deste ano o classificou atrás de Nigel Farage, do Reform, em termos de popularidade pública — e sua classificação caiu ainda mais entre os eleitores mais jovens.

Os críticos também questionaram os valores centrais de Starmer — por exemplo, permanecer na equipe principal de Corbyn mesmo quando o líder do partido enfrentou acusações de antissemitismo dentro do Partido Trabalhista. Starmer posteriormente suspendeu Corbyn do partido.

Outros o acusaram de trair a esquerda ao cortejar líderes empresariais e abandonar promessas como a abolição das taxas universitárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, depois de alguns anos turbulentos para a política britânica — com três primeiros-ministros conservadores diferentes somente em 2022 — os apoiadores de Starmer o defendem como uma figura neutra para a estabilidade política.

*(Com informações das redes de TV CNBC e BBC)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PROTESTOS

Como a quebra do “Banco Master do Irã” ajudou a desencadear uma onda de protestos no país: por trás do rombo de 5 quatrilhões de riais

30 de janeiro de 2026 - 16:29

Uma combinação de colapso bancário, inflação fora de controle e isolamento internacional ajuda a explicar a onda de protestos no Irã

O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA

A escolha de Trump que mexe com o seu bolso: quem é Kevin Warsh e como a troca no comando do Fed afeta os seus investimentos

30 de janeiro de 2026 - 16:25

O Senado norte-americano ainda precisa validar a indicação, e o mercado dá os primeiros sinais sobre o futuro da credibilidade do banco central nos EUA; entenda o que pode acontecer com a bolsa, o dólar, o ouro e a renda fixa agora

CORRIDA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Chrome lança versão turbinada com IA para fazer as tarefas chatas do dia a dia, mas tem um problema

29 de janeiro de 2026 - 17:55

O Google anunciou a assistente de inteligência artificial que ficará integrada ao navegador Chrome. Ela é capaz de marcar médicos, enviar e-mails e até mesmo comprar coisas

SAÚDE PÚBLICA

Vírus Nipah aciona alarme em aeroportos de vizinhos da Índia para evitar disseminação de doença que mata até 75% dos pacientes

29 de janeiro de 2026 - 11:15

Surto de Nipah no leste da Índia leva países asiáticos a retomarem protocolos de triagem, quarentena e alerta sanitário

CULTURA SOB PRESSÃO

Do silêncio de Jennifer Lawrence ao boicote no Kennedy Center: artistas entram em rota de colisão com Trump

29 de janeiro de 2026 - 10:00

Enquanto Jennifer Lawrence defende o silêncio diante da polarização, artistas cancelam apresentações, protestam contra o ICE e entram em choque com a gestão cultural de Donald Trump

MENOS DRAMÁTICO, MAS AINDA TENSO

O Fed seguiu o roteiro e manteve os juros nos EUA. Para onde olhar agora para proteger seus investimentos? 

29 de janeiro de 2026 - 7:05

A decisão de política monetária desta quarta-feira (28) está longe de ser o clímax da temporada, que tem pela frente a substituição de Powell no comando do BC norte-americano

MANTEVE!

Juros param de cair nos EUA como esperado; confira os detalhes da primeira decisão do Fed de 2026

28 de janeiro de 2026 - 16:15

Mais uma vez, a decisão de não mexer na taxa não foi um consenso entre os membros do Fomc; Stephen Miran e Christopher Waller defenderam um corte de 25 pontos

O FIM ESTÁ PRÓXIMO?

Relógio do Juízo Final avança para 85 segundos da meia-noite: o que isso significa e por que o risco global aumentou

28 de janeiro de 2026 - 14:35

Indicador simbólico criado por cientistas aponta que riscos como guerra nuclear, mudanças climáticas e avanço da inteligência artificial levaram o mundo ao ponto mais crítico desde 1947

TODO CUIDADO É POUCO

Enxurrada de dólares esconde gargalos no Brasil e na América Latina. Fitch diz para onde o investidor deve olhar em ano de eleição 

28 de janeiro de 2026 - 14:31

As bolsas dos principais países da região acumulam ganhos de pelo menos 10% em janeiro, mas nem tudo que reluz é ouro e a agência de classificação de risco aponta prós e contras que podem determinar o futuro dos seus investimentos

TOUROS E URSOS #257

O primeiro ano do governo Trump foi surpreendente ou caótico? Veja o que esperar do ano dois

28 de janeiro de 2026 - 13:28

Matheus Spiess, analista da Empiricus, fala no podcast Touros e Ursos desta semana sobre a ruptura de Trump com o ambiente econômico e geopolítico das últimas décadas

PROJETO TRILIONÁRIO

Arábia Saudita cansou de queimar dinheiro com a Neom? Megacidade que seria do tamanho da Bélgica vai encolher

28 de janeiro de 2026 - 12:49

Pressionada por custos elevados, petróleo barato e déficit fiscal, Arábia Saudita redesenha o megaprojeto urbano lançado em 2017

EM BUSCA DO MUNDO

Corinthians x Gotham FC: onde assistir à semifinal do Mundial de Clubes feminino

28 de janeiro de 2026 - 6:57

Corinthians x Gotham FC nesta quarta-feira (28), às 9h30, pela semifinal do Mundial de Clubes feminino da Fifa

EM ALTA

Brasília puxa alta nas buscas por voos da China ao Brasil após isenção de visto

27 de janeiro de 2026 - 16:13

Pesquisas por voos para o Brasil cresceram de forma abrupta logo após a notícia; Pequim, Xangai, Guangzhou, Chengdu, Xiamen e Shenzhen estão entre as cidades de partida mais procuradas

SAÚDE PÚBLICA

Alta letalidade, zero vacina: por que o vírus Nipah volta a preocupar autoridades de saúde

27 de janeiro de 2026 - 12:47

Cinco casos confirmados e cerca de 100 pessoas em quarentena na Índia; especialistas reforçam que a doença é rara e altamente letal

DEU BOM!

Não tem para ninguém: Brasil é o país que mais vai se dar bem com o acordo Mercosul-UE — e aqui estão os motivos segundo a Moody’s  

26 de janeiro de 2026 - 17:21

Quando estiver valendo, o tratado criará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, ligando dois blocos e um mercado com mais de 700 milhões de pessoas

DIPLOMACIA EM EXTINÇÃO?

Como a China está usando dois pandas para mandar um recado ao Japão: a relação está tensa

26 de janeiro de 2026 - 16:20

Devolução dos pandas ao país de origem simboliza o agravamento das tensões diplomáticas, comerciais e de segurança entre Pequim e Tóquio, em meio a atritos sobre Taiwan, barreiras econômicas e gastos militares

NA PLANTAÇÃO DE MILHO

Fazendeiro escava o próprio quintal e encontra tesouro milionário em moedas de ouro

26 de janeiro de 2026 - 9:42

Descoberta revela moedas de ouro raríssimas da época da Guerra Civil Americana; conjunto é avaliado em milhões de dólares

TERRA OCA?

Existe um país embaixo de um dos melhores países do mundo — e quase ninguém percebeu

26 de janeiro de 2026 - 7:13

Túnel de Base do Gotardo encurta travessias alpinas, tira caminhões das estradas e virou um marco de planejamento de longo prazo

E DÁ-LHE TARIFA

Trump vs. Canadá: como um possível acordo com a China aumentou a tensão entre os países vizinhos

25 de janeiro de 2026 - 14:20

O presidente dos EUA acusa o primeiro-ministro Mark Carney de transformar o país vizinho em um “porto de entrada” para produtos chineses

MACRONZINHO TOP GUN

Efeito Macron: o estiloso par de óculos escuros que atraiu todos os olhares para o presidente francês

23 de janeiro de 2026 - 16:03

Um detalhe de estilo do presidente francês viralizou no Fórum Econômico Mundial e adicionou milhões de dólares ao valor de mercado de uma fabricante de óculos 

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar