Incertezas quanto à política monetária americana e o potencial de crescimento da China de um lado; guerras entre a Ucrânia e a Rússia e entre Israel e o Hamas do outro. E, como se não bastasse, eleições presidenciais nos Estados Unidos e ataques de rebeldes Houthis no Mar Vermelho.
O mundo sempre convive com desafios econômicos e geopolíticos, mas 2024 começou com vários eventos capazes de mexer fortemente com os mercados globais e, consequentemente, o seu bolso.
Como um dos grandes motores econômicos do mundo, a China se vê diante de uma fraqueza no seu crescimento e também no seu mercado de capitais; nos EUA, a corrida eleitoral tende a causar certa volatilidade nas bolsas, e as decisões do Federal Reserve ditam para onde vão os mercados globais.
Já as tensões na Ucrânia e no Oriente Médio têm a possibilidade de pesar sobre o preço do petróleo. A insegurança na região do Mar Vermelho, especificamente, podem aumentar os preços dos produtos por elevar o custo do frete, já que os navios tendem a evitar a região. Tudo isso, é claro, tem o potencial de bater na inflação e, como você já pode imaginar, nos juros.
Como se não bastasse tudo isso, China e EUA vivem uma época de tensões, inclusive em torno da questão de Taiwan, uma região extremamente importante para a produção de chips que abastecem a incensada indústria da inteligência artificial.
- ONDE INVESTIR: A bolsa ainda está barata e estas 13 ações são as favoritas dos analistas para investir em 2024. Baixe o guia do Seu Dinheiro
O impacto sobre os investimentos no exterior
Como investir num mundo como esse? Nesta semana, o podcast Touros e Ursos recebe Enzo Pacheco, analista da Empiricus especialista em investimentos no exterior, para comentar as tensões geopolíticas no mundo e indicar as ações internacionais que ele acredita estarem atrativas neste contexto.
Além de dar suas recomendações, Pacheco também escolheu seus touros e ursos da semana. Entre os destaques, recuperação judicial da Gol, o novo inferno astral da Boeing, os resultados da Netflix em 2023 e, é claro, Oscar. Para acompanhar o programa na íntegra, basta clicar aqui ou então no tocador abaixo: