A retaliação da China: veja quem vai ‘pagar a conta’ pela taxação de carros elétricos chineses na União Europeia
Exportadores de um determinado bem de consumo terão que fazer depósitos de segurança para a alfândega chinesa, como parte de medida antidumping

Xi Jinping não vai "deixar barato" para a União Europeia. Depois de aprovar a taxação de carros elétricos importados da China, agora o bloco vai pagar a conta através dos seus exportadores de conhaque. O governo chinês anunciou que vai cobrar depósitos de segurança das empresas que vendem o bem de consumo, a partir desta sexta-feira (11).
Estes depósitos são uma forma de assegurar que as empresas vão cumprir as leis e regulamentos chineses – incluindo o pagamento de possíveis tarifas antidumping.
No anúncio, as autoridades escreveram que "a relevante indústria chinesa de conhaque tem sido substancialmente prejudicada e ameaçada".
A medida é lida como uma retaliação, já que, em agosto, as autoridades alfandegárias chinesas já tinham decidido não impor medidas antidumping sobre os exportadores de conhaque da União Europeia, mesmo concluindo que eles estavam vendendo a bebida no país com uma margem de até 39%.
- Vale lembrar que o antidumping é uma medida protecionista adotada pelo governo para proteger a indústria doméstica contra produtos importados que são vendidos a preços mais baixos do que os produzidos localmente.
Um porta-voz do Ministério de Comércio afirmou, na sexta-feira (04), que a China estava "severamente insatisfeita" com a decisão da União Europeia, alegando que as tarifas são “injustas e irracionais”.
Relembre os outros capítulos dessa história
A partir do próximo mês e durante os próximos anos, as montadoras chinesas vão ter que pagar impostos pesados para poderem vender carros elétricos (EVs) na União Europeia. Depois de um longo processo e de votos divididos, a Comissão Europeia aprovou a nova tributação.
Leia Também
O Brasil no olho do furacão: o efeito do super El Niño em cada país da América Latina — e como afeta seus investimentos
Com isto, as fabricantes de carros da China terão que pagar impostos de até 45%, aumentando significativamente seus custos para estarem no mercado europeu de veículos elétricos.
- A Tesla, de Elon Musk, que tem parte de sua produção sediada no país asiático, terá uma das menores taxas: 7,8%.
No total, foram 10 votos a favor, cinco votos contra e 12 abstenções, segundo informações apuradas pela Reuters. A Alemanha, maior economia do grupo e país-sede de empresas como Mercedes-Benz, BMW, Audi e Volkswagen, votou contra a taxação.
Apesar da aprovação dos impostos, a Comissão Europeia disse estar aberta a conversar com o governo chinês para chegar em uma solução alternativa para baixar os preços.
* Com informações de CNBC.
BALANÇOU O MERCADO
O tremor que fez os títulos de dívida de 30 anos dos EUA romper recordes em décadas em chegar a 5,44%
24 de setembro de 2026 - 15:03CAOS AÉREO
Falha em GPS cancela 80 voos da Azul, afeta mais de 8 mil passageiros e provoca novos transtornos. As demais companhias operam normalmente?
23 de setembro de 2026 - 19:30ROLOU QUÍMICA?
O que você precisa saber sobre o discurso de Lula na ONU — e o que Trump disse também
22 de setembro de 2026 - 13:37O MELHOR ESTÁ POR VIR?
A maré virou para Mark Zuckerberg — Meta sobe quase 15% e analista diz: “agora a empresa tem uma história para contar”
21 de setembro de 2026 - 19:05EFEITO CASCATA
A realidade dos juros em 5% nos EUA: saiba o que acontece com sua carteira se a taxa disparar por lá
20 de setembro de 2026 - 16:45TODO MUNDO QUER SABER
O encontro Trump-Xi vai sair? O que o mercado espera da cúpula — e para onde você deveria estar olhando também
20 de setembro de 2026 - 10:03LONGE NO MAPA, PERTO DO BOLSO
Juros no maior nível em 31 anos: por que o aperto no Japão importa para você
18 de setembro de 2026 - 18:00TEMPO REI
Warren Buffett deixa presidência do conselho da Berkshire: “o tempo sempre vence”; saiba quem assume
18 de setembro de 2026 - 11:50CONTRA A INFLAÇÃO
Fed eleva juros pela 1ª vez em 3 anos — e isso mexe diretamente com seus investimentos
16 de setembro de 2026 - 15:01TEM MÚSCULO
Bolsa americana aguenta juros mais altos; UBS GWM diz onde investir nesse cenário
15 de setembro de 2026 - 18:014X3
Enquanto Brasil debate a escala 6×1, esse país propõe jornada de 32 horas semanais impulsionada pela IA
15 de setembro de 2026 - 15:00PARA OS GATEIROS
País europeu oferece moradia e alimentação gratuitas para quem cuidar de gatos; mas tem um porém
14 de setembro de 2026 - 17:17DEU BOM DIA PARA A IA HOJE?
A IA vai dominar a humanidade: Sam Altman e Elon Musk se juntam ao rival da Anthropic em novo alerta; ações da Nvidia despencam
14 de setembro de 2026 - 14:10IA NO CONTROLE
“IA pode assumir controle da internet em até 12 meses”, alerta CEO da Anthropic
12 de setembro de 2026 - 15:18APONTA ESTUDO
País de escala continental, natureza exótica e praias paradisíacas é o melhor lugar do mundo para sobreviver a uma catástrofe global — e não é o Brasil
11 de setembro de 2026 - 10:30O ROTEIRO DO CHOQUE
Recessão à vista? Fitch diz o que acontece com a economia mundial se a inteligência artificial virar a vilã dos mercados
9 de setembro de 2026 - 19:01Conteúdo Empiricus
De olho em temas como Oriente Médio, petróleo e decisão de juros nos EUA, Empiricus traz recomendações de BDRs para setembro
9 de setembro de 2026 - 12:59VIRADA NO JOGO
Investidor estrangeiro volta para a bolsa brasileira, mas não compra qualquer coisa; veja o que está no radar do gringo
9 de setembro de 2026 - 12:41MUDANÇA NA ÁREA
Mapa-múndi vai mudar? Novo modelo é aprovado pela ONU e propõe uma nova representação dos continentes
8 de setembro de 2026 - 14:57FOI SEM QUERER