Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
INVASÃO DE SEGURANÇA

Putin está de olho? Microsoft sofre ataque hacker — e diz que governo da Rússia pode estar por trás disso

Para a big tech, o novo ataque de hackers supostamente patrocinados pelo Estado russo liga um alerta para outras empresas de tecnologia

Imagem da fachada de um prédio da Microsoft, com o logo da companhia em primeiro plano
Imagem da fachada de um prédio da Microsoft - Imagem: Divulgação

A Microsoft anunciou na última sexta-feira (19) que sofreu um ataque hacker que roubou informações da equipe de liderança sênior e de outros funcionários — e acredita que o governo da Rússia pode estar por trás disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acesso dos hackers teria começado no fim de novembro de 2023, mas a companhia só veio a descobrir neste mês. A gigante da tecnologia detectou na semana passada que os atacantes extraíram informações de parte de contas de e-mail de funcionários. 

Essas contas incluíam membros da sua equipa de liderança sênior e funcionários das suas equipes jurídicas e de segurança cibernética, segundo uma análise preliminar.

“A equipe de segurança da Microsoft detectou um ataque estatal aos nossos sistemas corporativos em 12 de janeiro de 2024 e ativou imediatamente nosso processo de resposta para investigar, interromper atividades maliciosas, mitigar o ataque e negar acesso adicional ao ator da ameaça”, revelou a gigante do software, em documento regulatório na tarde de sexta-feira.

Para a big tech, os hackers supostamente patrocinados pelo Estado russo foram identificados como Midnight Blizzard, também conhecido como Nobelium, o grupo responsável pela violação da SolarWinds em 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ataque hacker à Microsoft

A Microsoft conseguiu remover o acesso do invasor às contas de e-mail em 13 de janeiro e ainda está avaliando o impacto do incidente.

Leia Também

BALANÇO

BTG Pactual (BPAC11) lucra R$ 5,1 bilhões no 2T26 e mantém ROE acima do Itaú; qual é o segredo?

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Como o Goldman Sachs virou alvo de investigação no caso da OPA da Oncoclínicas (ONCO3)

A companhia disse que não determinou se o incidente poderá afetar a sua situação financeira ou os resultados das suas operações, mas que não houve um impacto material nas operações até agora.

Segundo a Microsoft, a invasão não foi resultado de uma vulnerabilidade em produtos ou serviços da companhia. Os hackers teriam ganhado uma posição inicial usando o “ataque de spray de senha” — a tentativa de acessar um grande número de contas usando senhas comumente conhecidas.

Além disso, a empresa destaca que não há evidências de que os invasores tivessem acesso a ambientes de clientes, sistemas de produção, código-fonte ou sistemas de IA, disse a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na realidade, de acordo com a investigação preliminar, os invasores pareciam estar buscando informações relacionadas à própria Midnight Blizzard — em um movimento parecido à ação do Nobelium há quatro anos.

Na época, o mesmo grupo utilizou software adulterado fabricado pela SolarWinds para se infiltrar nas agências dos EUA e passou a monitorar como o governo dos EUA respondia aos seus ataques.

“Este ataque destaca o risco contínuo representado para todas as organizações por agentes de ameaças estatais com bons recursos, como a Midnight Blizzard”, escreveu a Microsoft.

O FBI informou à CNN que está “ciente do incidente e trabalhando diligentemente com os parceiros federais para fornecer assistência”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de CNN e Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
7 de agosto de 2026 - 12:24
Pessoa segurando celular com logo da Porto (PSSA3). 7 de agosto de 2026 - 11:54
JBS (JBSS3) 7 de agosto de 2026 - 9:58
Um homem de barba e polo azul aparece no centro da imagem, ladeado por logotipos de Hapvida, Anima, Natura e Azzas 2154. Na parte inferior da imagem, a frase: Juro alto não explica tudo 6 de agosto de 2026 - 18:52
Agência do Banco Bradesco (BBDC4) | Dividendos 6 de agosto de 2026 - 12:06
O CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha. 6 de agosto de 2026 - 10:56
Foto do aplicativo do ChatGPT na tela do celular 5 de agosto de 2026 - 15:16

PUBLICIDADE DIGITAL

Em busca de receita, OpenAI inclui anúncios no ChatGPT

5 de agosto de 2026 - 15:16
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar