O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
As preocupações são intensificadas pela proximidade com as eleições para a presidência nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano
Donald Trump sendo preso e resistindo aos policiais. O papa Francisco usando um sobretudo branco da moda. Até mesmo a Beyoncé no Brasil, comendo um churrasquinho na laje. O que essas imagens têm em comum? Nenhuma delas é real. Todas foram produzidas por meio de modelos de Inteligência Artificial (IA).
É verdade que as pessoas passaram a se divertir com essa nova tecnologia de criação de imagens falsas — até mesmo fazendo troça de como as mãos são pessimamente desenhadas. Mas uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial intitulada “Riscos Globais para 2024” não vê tanta graça assim nessas brincadeiras.
A publicação classificou que informações erradas ou imprecisas criadas com IA devem implicar em uma polarização social ainda maior sobre temas como mudanças climáticas, guerra e economia.
O relatório foi produzido em colaboração com o Zurich Insurance Group e entrevistou mais de 1.400 especialistas em risco globais, lideranças políticas e empresários em setembro de 2023.
As preocupações são intensificadas pela proximidade com as eleições para a presidência nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano. O atual presidente Joe Biden já afirmou que deve lançar sua campanha para garantir o segundo mandato.
Já do lado republicano, o favorito é Donald Trump, ex-presidente que vem sofrendo uma série de processos na Justiça e já está “inelegível” no Colorado.
Leia Também
“Uma ordem global instável, caracterizada por narrativas polarizadas e insegurança, o agravamento dos impactos das condições meteorológicas extremas e da incerteza econômica aceleram o risco de propagação da desinformação”, disse Saadia Zahidi, diretora-geral do Fórum.
Confira a seguir o ranking completo dos principais riscos identificados pelo relatório:
| Em até 2 anos | Em até 10 anos |
| Desinformação | Eventos climáticos extremos |
| Eventos climáticos extremos | Alterações estruturais nos sistemas terrestres |
| Polarização social | Perda de biodiversidade e colapso do ecossistema |
| Insegurança cibernética | Escassez de recursos nacionais |
| Conflito inter-estatal direcionado | Desinformação |
| Falta de oportunidades econômicas | Resultados adversos das tecnologias de IA |
| Inflação | Migração involuntária |
| Migração involuntária | Insegurança cibernética |
| Recessão econômica | Polarização social |
| Poluição | Poluição |
Assim, o relatório sugere que líderes globais — que se reunirão em Davos, na Suíça, na próxima semana — debatam os conflitos em curso na Europa e Oriente Médio.
Além dos EUA, a ilha de Taiwan, que vem enfrentando tensões com a China, também terá eleições neste ano, bem como Índia, Rússia, África do Sul e México.
A expectativa é de que metade da população adulta do mundo vá às urnas em 2024. E o principal temor é de que a IA eventualmente afete de alguma maneira os resultados das urnas.
“A IA é capaz de desenvolver modelos que podem influenciar um grande número de eleitores de uma forma que nunca vimos antes”, disse Carolina Klint, diretora comercial para a Europa da consultoria Marsh McLennan, em entrevista à CNBC. “Será muito importante observarmos como isso vai se desenrolar.”
*Com informações da CNBC
Após críticas à estrutura do acordo com a Direcional, companhia elimina minoritários e tenta destravar valor no Minha Casa, Minha Vida
Os CEOs das gigantes brasileiras de proteína participaram nesta terça-feira (7) de evento promovido pelo Bradesco BBI e fizeram um raio-x do setor
Banco rebaixou ação para neutra e cortou preço-alvo tanto das ações quanto dos ADRs; Suzano figurou entre as maiores quedas do Ibovespa nesta terça-feira (7)
Em evento nesta terça-feira (7), a diretoria da empresa detalhou como vem avançando em expansões, reforçando a aposta em experiência e usando a estratégia como escudo contra o impacto dos juros altos
Banco projeta Ebitda de US$ 4,08 bilhões no 1T26 e destaca avanço dos metais básicos nos resultados da companhia
Na disputa pela conveniência no e-commerce de medicamentos, o Mercado Livre estreia com preços mais baixos e navegação mais fluida, mas ainda perde em rapidez para rivais já consolidados como iFood, Rappi e Raia
“Apesar do bom desempenho operacional e avanços na Resia, a geração de fluxo de caixa fraca no Brasil deve pressionar a reação do mercado”, disse o banco BTG Pactual em relatório.
O JP Morgan elevou o preço-alvo após a empresa garantir contratos estratégicos; saiba por que o banco vê riscos menores e maior geração de caixa no horizonte
A notícia chega em um momento delicado para a companhia: ela tem caixa para apenas mais 15 dias e já vem adiando tratamentos de seus pacientes por falta de recursos
A eleição ocorreu em reunião realizada na segunda-feira (6), e o mandato valerá até a próxima Assembleia Geral, que ocorrerá em 16 de abril
Em carta ao mercado, Jorge Pinheiro anunciou sua saída do cargo de CEO e reconheceu que os resultados financeiros recentes ficaram abaixo do potencial da companhia
Agora restam apenas ritos formais de homologação pelos conselhos de administração. A expectativa é que a eficácia da incorporação de ações ocorra no dia 30 de abril.
Com o Brent em alta, o Itaú BBA revisou seus modelos para as petroleiras brasileiras; confira que esperar de Petrobras, Prio e PetroReconcavo após a atualização que elevou os preços-alvo do setor
Segundo cálculos do banco, pacote do governo pode adicionar até US$ 1,5 bilhão por trimestre ao caixa da estatal
A correta atualizou a tese da companhia para refletir os desenvolvimentos estratégicos recentes e os resultados divulgados
Banco destaca resiliência da Vale frente a outras mineradoras e projeta forte fluxo de caixa, mesmo com pressão de custos
A empresa diz que o contínuo ciclo de baixa da indústria petroquímica mantém os preços e os spreads pressionados, o que prejudica suas receitas. Por outro lado, as dívidas da empresa continuam crescendo como uma bola de neve
Antonio Carlos Garcia ocupava o cargo desde janeiro de 2020 e renunciou para assumir a posição na Azul, no lugar de Alexandre Wagner Malfitani
A operadora agora parcela em até 21 vezes as vendas de smartphones, acessórios e outros eletrônicos
As mudanças na estatal ocorrem por conta das eleições de outubro, já que quem for se candidatar precisa deixar os cargos no Executivo até hoje (4)