Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
SAINDO DA HIBERNAÇÃO

A pressão de Lula deu certo? Petrobras (PETR4) aprova retomada de fábrica de fertilizantes — veja o que estava em jogo para a volta da unidade

A aprovação já era dada como certa pelo mercado e a previsão é que a operação seja reiniciada no segundo semestre de 2025

Fachada da sede da Petrobras (PETR3; PETR4)
Fachada da sede da Petrobras (PETR3; PETR4) - Imagem: Agência Petrobras

A diretoria da Petrobras (PETR4) deu luz verde nesta quinta-feira (6) ao retorno das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa) — subsidiária integral da petroleira que está hibernada desde 2020. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aprovação já era dada como certa pelo mercado, mas a importância não pode ser ignorada, já que marca a volta dos investimentos da Petrobras em fertilizantes — uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Vale lembrar que a cobrança por celeridade nesse tipo de projeto fez parte da lista de insatisfações de alas do governo que queriam tirar Jean Paul Prates do comando da estatal. Ele acabou sendo demitido por Lula no mês passado

"Diante da revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da Petrobras, conforme plano Estratégico 2024-2028", diz a Petrobras.

A previsão é que a operação seja reiniciada no segundo semestre de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Uma recomendação de investimento por dia é tudo que você precisa para começar a construir o seu patrimônio. E é justamente isso que o analista Matheus Spiess quer enviar no seu e-mail. Clique aqui para saber como receber.

Bolsonaro queria vender a unidade

A planta, localizada no Paraná, está hibernando desde 2020 e o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha planos de vender a companhia. 

Leia Também

LARGOU O CARRINHO

Pão de Açúcar (PCAR3) amarga prejuízo bilionário no 1T26, mas o mercado está de olho em outro ingrediente

BALANÇO

Nubank frustra expectativas com alta de 41% do lucro líquido e rentabilidade de 29% no 1T26; ações tombam até 10% em NY

Quando suspendeu as atividades da Araucária Nitrogenados, a Petrobras alegou que a companhia dava prejuízos e que os resultados indicavam a falta de sustentabilidade do negócio. A Ansa foi adquirida pela estatal em 2013. 

Com o fechamento da unidade, cerca de 1.000 empregados foram demitidos — 400 diretos e 600 indiretos. 

Mas o projeto de reabrir a fábrica foi retomado com a contratação de estudos de viabilidade técnica e financeira que passaram pela análise da atual diretoria executiva e pelo Conselho de Administração da Petrobras. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais sobre a subsidiária da Petrobras

O Brasil está entre os cinco maiores consumidores de fertilizantes do mundo e importa 85% do que utiliza.

A unidade da Petrobras tem capacidade de produção de 720 mil toneladas por ano de ureia e 475 mil toneladas por ano de amônia, usadas na produção de fertilizantes, além de 450 mil m³ por ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32).

O resíduo asfáltico é a matéria-prima para a fabricação e é obtido via Refinaria Getúlio Vargas, a Repar, unidade da estatal também localizada na cidade de Araucária, no Paraná.

A aprovação de hoje

Segunda a Petrobras, serão iniciados os procedimentos necessários à retomada da fábrica, incluindo a publicação dos editais para contratação de serviços de manutenção e de materiais críticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a decisão, a estatal autoriza também que a Ansa celebre acordo e efetue a contratação dos antigos empregados, condicionada à homologação do acordo pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
14 de maio de 2026 - 12:11
Lançamento da Azzas 2154 na B3 13 de maio de 2026 - 15:50
petrobras petr4 dividendos ações 13 de maio de 2026 - 15:01
Alexandre Birman (à esquerda) e Roberto Jatahy, principais acionistas e gestores da Azzas 2154 12 de maio de 2026 - 16:00
Magda Chambriard em primeiro plano com painel branco atrás, com os dizeres Petrobras 12 de maio de 2026 - 15:39
12 de maio de 2026 - 12:56
12 de maio de 2026 - 11:37
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia