🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DÁ O PLAY!

O longevo ‘fantasma’ do risco fiscal: o que esperar do pacote de corte de gastos do governo — e o que Lula deveria fazer

Para comentar o assunto, o podcast Touros e Ursos recebe Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e ex-diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado

Economista Felipe Salto quando era diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado (IFI)
Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, quando era diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado (IFI). Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

Se tem uma nuvem que parece sempre estar pairando sobre o horizonte de quem investe no Brasil é o risco fiscal, um verdadeiro "fantasma" que, de uma forma ou de outra, sempre assombra o mercado local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desta vez, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se vê diante do desafio de cumprir o arcabouço fiscal que ele mesmo aprovou, a fim de passar para os investidores a segurança de que o Brasil é sim, afinal, um bom pagador.

Essa imagem contribuiria, e muito, para uma queda na inflação e nos juros futuros brasileiros, apreciando o real e também nossos ativos de risco. Mas, ao menos até agora, a opção do governo de fazer o ajuste fiscal apenas pelo lado da receita/arrecadação tem deixado o mercado pessimista.

Agora, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta costurar em Brasília um pacote de cortes de gastos, para tentar debelar de vez o risco fiscal e trazer as contas públicas de volta para o eixo. Mas já se passaram algumas semanas desde que o assunto surgiu publicamente, e até agora, nada de anúncio.

O mercado anda bastante ansioso e também pessimista com o que vem por aí, temeroso de que o pacote venha abaixo do montante considerado necessário, cerca de R$ 50 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas esse pessimismo não pode estar exacerbado? O governo deve decepcionar ou realmente entendeu o tamanho do problema e vai conseguir finalmente endereçá-lo?

Leia Também

FITCH NO BRASIL 2026

CIO da Bradesco Asset vê piora até mesmo no investimento que é o ‘porto seguro’ dos investidores

INVESTIMENTO NO AGRO

Até 97% do CDI, isento de IR e com renda mensal: como funciona o Fiagro do BTG que pode captar até R$ 20 bilhões

A conta que não fecha: por que o risco fiscal assusta tanto

Para responder a essas perguntas e discutir sobre que tipo de ajuste afinal o país precisa, o podcast Touros e Ursos recebeu, nesta semana, o especialista em contas públicas Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos.

Com ampla experiência no setor público, Salto foi, anteriormente, secretário de Fazenda do Estado de São Paulo e diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado.

Durante o programa, ele deu sua avaliação sobre o arcabouço fiscal, elogiou o trabalho de Haddad e opinou sobre os tipos de cortes que o governo deveria fazer — e quais ele acredita de fato que o governo vai fazer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ter uma noção do que esperar do pacote de cortes de gastos e do risco fiscal, você pode acompanhar o programa na íntegra aqui e também no tocador abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quatro economistas do BTG Pactual estão sentados em cadeira de madeira. Todos eles vestem terno azul. A mediadora está de lilás. Ao fundo, um painel com o logo Macro Day do BTG Pactual. 31 de agosto de 2026 - 19:01
Bilionária mais jovem do brasil tem herança atrelada à WEG. 31 de agosto de 2026 - 13:05
geraldo alckmin no macro day 2026 31 de agosto de 2026 - 12:30
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um prédio, uma casa, moedas e uma ampulheta, representando o rendimento em aluguéis ou fundos imobiliários ao longo do tempo 31 de agosto de 2026 - 8:16
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 31 de agosto de 2026 - 5:06
Egas Moniz nobel 30 de agosto de 2026 - 10:03
bolsa família 30 de agosto de 2026 - 7:07
naval ravikant guru Vale do Silício 29 de agosto de 2026 - 15:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar