Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VAI FICAR MAIS CARO

Mais taxas sobre as blusinhas? Alíquota do ICMS sobe de 17% para 20% em compras internacionais a partir de abril de 2025

A mudança visa ajustar a tributação sobre compras internacionais e equilibrar as condições entre produtos importados e nacionais no cenário do e-commerce

Taxação de varejistas internacionais como shein, shopee e aliexpress. taxas. comprinhas online. taxação das blusinhas.
Imagem: Divulgação / Montagem Seu Dinheiro

Se você é fã das compras na Shein, AliExpress ou Shopee, já pode preparar o bolso: os estados brasileiros decidiram elevar a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 17% para 20% em encomendas internacionais feitas pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança entrará em vigor no dia 1º de abril de 2025 e faz parte de uma estratégia do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) para proteger o comércio nacional da concorrência do

Junto ao ICMS, há a alíquota de 20% sobre o e-commerce estrangeiro, aprovada no início do ano.

Por que mais taxas?

O Comsefaz justificou a decisão dizendo que a alta demanda por compras online transfronteiriças, especialmente itens como roupas, eletrônicos e acessórios, está impactando a indústria nacional. 

O aumento da alíquota visa equilibrar as condições tributárias entre produtos importados e nacionais, estimulando o setor produtivo e promovendo a geração de empregos no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A crescente utilização de plataformas de comércio eletrônico impõe a necessidade de ajustes periódicos que protejam a competitividade do comércio interno e da indústria nacional”, afirmou o comunicado oficial do comitê.

Leia Também

O VALOR DA PACIÊNCIA

Greg Abel, sucessor de Warren Buffett, revela estratégia para dar continuidade ao lado do Oráculo de Omaha à frente da Berkshire Hathaway

ETERNA VIGILÂNCIA

Anvisa manda suspender a venda de mais dois suplementos alimentares, inclusive uma goma de creatina

Com a mudança, a carga tributária adicional deve ser repassada ao consumidor final pelas empresas responsáveis pelas remessas internacionais. Isso significa que o preço das famosas "blusinhas" da Shein, os eletrônicos do AliExpress e outros produtos podem ficar mais caros.

Nos casos onde a alíquota atual nos estados for inferior a 20%, será necessário buscar aprovação nas assembleias legislativas estaduais antes de implementar a nova taxa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo Wendy´s 24 de junho de 2026 - 15:46
Em primeiro plano, Flávio Serrano, economista-chefe do Banco BMG. Em segundo plano, Gabriel Galíopolo, presidente do Banco Central do Brasil. Em destaque, a frase: O problema de Galípolo 24 de junho de 2026 - 13:35
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Lanche Hawaiian Airlines 23 de junho de 2026 - 13:13
acordo de paz; estados unidos. irã 23 de junho de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar