O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
IPCA saiu de deflação de 0,02% em agosto para uma inflação de 0,44% em setembro, ligeiramente abaixo das projeções dos analistas
A inflação medida pelo IPCA de setembro proporcionou uma boa e uma má notícia para Roberto Campos Neto em suas últimas semanas como presidente do Banco Central (BC).
Os participantes do mercado conseguiram antecipar quase com precisão o resultado da inflação oficial, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IPCA saiu de uma deflação de 0,02% em agosto para uma inflação de 0,44% em setembro. A mediana das estimativas dos analistas consultados pelo Broadcast era de +0,45%.
O maior peso veio da energia elétrica residencial. O item saiu de -2,77% em agosto para +5,36% depois da instituição da bandeira vermelha sobre a tarifa de eletricidade.
A boa notícia é que o resultado fechado do mês confirmou o cenário antecipado pelo IPCA-15.
“A despeito das pressões dos itens mais voláteis, vemos uma dinâmica inflacionária ainda benigna, com os núcleos e os serviços bem comportados, sem indicar reaceleração”, afirma André Valério, economista sênior do Inter.
Leia Também
O IPCA acumulado no período acelerou de +4,24% em agosto para +4,42% em setembro.
Embora o resultado também tenha ficado ligeiramente abaixo da estimativa de alta de 4,44%, o índice de preços encontra-se muito próximo do chamado teto da meta de inflação.
A meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para 2024 é de 3%. No entanto, existe uma margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos.
Para fins de prestação de contas do Banco Central, é aceitável que o IPCA acumulado de 2024 fique entre 1,5% e 4,5% ao ano.
O IPCA de setembro vem à tona apenas um dia depois de o Senado ter aprovado a indicação de Gabriel Galípolo para suceder Roberto Campos Neto à frente do BC.
Levando em conta as projeções da AZ Quest, é provável que um dos primeiros atos de Galípolo à frente do BC seja escrever uma carta endereçada ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e à ministra do Planejamento, Simone Tebet, para explicar uma inflação acima do teto da meta.
Embora tenha considerado positivo o resultado de setembro, Lucas Barbosa, economista da AZ Quest, estima que a pressão dos preços dos alimentos no decorrer dos próximos meses faça com que o IPCA acumulado de 2024 termine em 4,6%.
A expectativa é de que Galípolo assuma o BC em 1º janeiro de 2025.
MacBook Neo no “precinho” poderá ser comprado no site oficial da Apple a partir desta quarta-feira (11)
Para diretor, disputa tributária envolvendo créditos de ICMS pode pressionar tarifas nos próximos anos; entenda
Também fazem parte da lista de bilionários os irmãos Batista e membros da família Salles
Outro ponto que chama atenção no top 10 dos bilionários é o domínio do setor de tecnologia entre os mais ricos do planeta.
Cerca de uma em cada quatro pessoas físicas e jurídicas brasileiras têm direto para resgatar dinheiro esquecido nos bancos
Se as estimativas estiverem corretas, o custo do preenchimento do álbum da Copa de 2026 vai passar de R$ 1.000 — isso sem nenhuma figurinha repetida.
Enquanto parte dos usuários das canetas emagrecedoras buscam perder peso, eles engordam as vendas da Lindt, afirma empresa
Com o Fuleco agora aposentado, mais de 95% da obra da Linha 17-Ouro já está concluída, segundo o Metrô
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na segunda-feira (9). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Em contrapartida, os prêmios em jogos aumentaram.
Bets alegam que a Kalshi e a Polymarket não têm sede nem autorização para atuar no Brasil e pressionam para suas atividades sejam suspensas.
O iPhone 17e já pode ser adquirido e está sendo produzido no interior de São Paulo
Projeto de transporte hidroviário deverá conectar represas da zona sul de São Paulo aos rios Pinheiros e Tietê
A Dupla de Páscoa abre o calendário de sorteios especiais das loterias da Caixa, que conta também com a Quina de São João, a Lotofácil da Independência e a Mega da Virada.
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a Quina e a Dupla Sena são as loterias da Caixa com os maiores prêmios em jogo na noite desta segunda-feira (9); confira os valores em disputa.
O atraso da Receita Federal bombou no Seu Dinheiro na última semana, junto com bancos grandes e pequenos
Camaçari, Rio de Janeiro e Osasco tem novos milionários da Lotofácil; Mega-Sena e Quina acumulam prêmios maiores
Jeff Bezos não gosta de apresentações e valoriza a opinião dos funcionários, mesmo os mais juniores
Ranking reúne as ações mais citadas por bancos e corretoras nas carteiras recomendadas do mês
Ouro sobre nesta sexta-feira (6), mas fecha semana no vermelho; entenda o que mexeu com o metal
O melhor símbolo de status para um milionário é uma conta bancária robusta, segundo Brian David Crane