O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A agenda da semana conta ainda com a decisão de política monetária na zona do euro, relatório mensal da Opep e CPI nos EUA
Com a proximidade das festas do final do ano, a agenda dos investidores começa a ficar mais esvaziada, mas dados de peso ainda serão divulgados nesta semana e decisões de política monetária ainda serão tomadas.
No Brasil, a semana começa com a divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central (BC) logo na segunda-feira (9).
No dia seguinte, os investidores acompanham a publicação do IPCA de novembro, que indica a inflação oficial no país.
Os mercados internacionais também contarão com um evento econômico importante. Isso porque a China divulgará a balança comercial ainda no início do dia.
Mas o ponto alto da semana para o investidor brasileiro acontece na quarta-feira (11), quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anuncia a última decisão sobre os juros do ano — e também a última reunião sob a batuta de Roberto Campos Neto.
Após uma reação negativa ao pacote fiscal anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o mercado passou a projetar que o BC aumentará a Selic com mais intensidade.
Leia Também
No exterior, o destaque fica por conta do relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
Já na quinta-feira (12), a Zona do Euro entra no radar dos investidores. Isso porque será divulgado o Produto Interno Bruto (PIB) de outubro por lá. Além disso, o Banco Central Europeu (BCE) também decidirá sobre a taxa básica de juros da região.
A semana se encerra com o Brasil novamente sob os holofotes, com a divulgação do IBC-Br de outubro. O índice é considerado uma prévia do PIB do país.
A agenda econômica dos mercados financeiros não vai parar por aí. Para você não se perder em meio aos diversos dados que serão divulgados ao longo desta semana, o Seu Dinheiro preparou uma lista dos principais eventos dos próximos dias.
Segunda-feira (9):
| Horário | País | Indicador |
|---|---|---|
| 08h25 | Brasil | Boletim Focus |
Terça-feira (10):
| Horário | País | Indicador |
|---|---|---|
| 00h00 | China | Balança Comercial |
| 09h00 | Brasil | IPCA anual e mensal |
Quarta-feira (11):
| Horário | País | Indicador |
|---|---|---|
| 07h00 | Estados Unidos | Relatório Mensal da Opep |
| 09h00 | Brasil | Crescimento do Setor de Serviços em outubro |
| 10h30 | Estados Unidos | Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de novembro |
| 14h30 | Brasil | Fluxo Cambial Estrangeiro |
| 16h00 | Estados Unidos | Balanço orçamentário de novembro |
| 18h30 | Brasil | Decisão do Copom sobre taxa de juros Selic |
Quinta-feira (12):
| Horário | País | Indicador |
|---|---|---|
| 04h00 | Reino Unido | PIB de outubro |
| 04h00 | Reino Unido | Balança Comercial de outubro |
| 09h00 | Brasil | Vendas no Varejo de outubro |
| 10h15 | Zona do Euro | Decisão da taxa de juros para dezembro |
| 10h30 | Estados Unidos | Índice de Preços ao Produtor (IPP, na sigla em inglês) de novembro |
Sexta-feira (13):
| Horário | País | Indicador |
|---|---|---|
| 01h30 | Japão | Produção Industrial de outubro |
| 04h00 | Reino Unido | Produção Industrial de outubro |
| 07h00 | Zona do Euro | Produção Industrial de outubro |
| 08h00 | Brasil | IGP-10 - Índice de Inflação de dezembro |
| 09h00 | Brasil | IBC-Br de outubro |
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer
Mais conectado, mais desconfiado e com menos paciência: o brasileiro digital não perdoa erro, demora ou taxa surpresa
O montante, anunciado em março deste ano, será direcionado a empresas consideradas estratégicas ou afetadas por choques externos
Depois de acumular pela 2ª vez na semana, prêmio da Lotofácil cresce, mas nem faz cócegas nas estimativas para os próximos sorteios da Quina, da Timemania e da Mega-Sena, que também ocorrem hoje (16)
Romi (ROMI3), Usiminas (USIM5) e Assaí (ASAI3) dão o pontapé na temporada, e Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, conta o que esperar dos resultados do primeiro trimestre
Pagamento do Bolsa Família segue calendário por NIS, garante valor mínimo de R$ 600 e pode incluir adicionais