Site icon Seu Dinheiro

A B3 vai abrir no feriado de 1º de maio? Confira o funcionamento da bolsa, dos bancos, Correios e transportes públicos no Dia do Trabalho

calendário, feriado, dia do trabalho; semana de 4 dias úteis

A agenda desta semana promete altas temperaturas – e não é apenas pela onda de calor que atinge o Brasil. O calendário corporativo nos próximos dias será agitado, com a divulgação de balanços do 1T24 e do relatório de desemprego dos EUA, o payroll, que vai indicar os próximos caminhos dos juros na maior economia do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os eventos da semana vão exigir fôlego dos investidores, e o feriado nesta quarta-feira (1) será um respiro bem-vindo. No início de maio, é comemorado o Dia do Trabalho em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Como todo feriado nacional, o Dia do Trabalho irá afetar o funcionamento dos principais serviços no país. Para você conseguir aproveitar e recarregar as energias para acompanhar os eventos do resto da semana, o Seu Dinheiro foi atrás do que abre e fecha nesta quarta-feira (1).

A B3 vai trabalhar no feriado?

Os investidores vão poder pendurar a gravata e descansar durante o Dia do Trabalho. A bolsa brasileira não vai operar no feriado de 1º de maio.

Segundo o calendário da B3, ficarão paralisadas as transações dos segmentos de renda variável, renda fixa privada, ETF de renda fixa e de derivativos listados, assim como do mercado de empréstimo de ativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A bolsa de valores brasileira também não fará registro de operações de títulos do agronegócio. O mesmo vale para o mercado de câmbio pronto na Câmara de Câmbio B3, no qual também não haverá negociação.

A contratação, compensação e liquidação de operações e movimentação de garantias na Câmara B3 também estarão paralisadas durante o feriado. Assim como as movimentações na Central Depositária de Renda Variável da B3.

Os segmentos Cetip UTVM, Cetip UFIN e do Tesouro Direto também não vão realizar registros, negociações, movimentações nem liquidações durante o feriado do Dia do Trabalho.

Os bancos vão abrir no Dia do Trabalho?

Os bancários vão acompanhar a B3 e também estarão de folga nesta quarta-feira (1). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público durante o feriado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, as compensações bancárias, incluindo TED, também não serão efetivadas no período. No entanto, o Pix, que funciona 24 horas em todos os dias, poderá ser realizado normalmente.

A Febraban indica os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativos, como alternativas para pagamento de contas e realização de transferências durante o feriado.

Vale lembrar que os boletos de carnês e contas de consumo — como água, energia e telefone — com data de vencimento para o Dia do Trabalho poderão ser pagos sem acréscimo na quinta-feira (2), o dia útil seguinte ao feriado.

Os Correios durante feriado do Dia do Trabalho

Os funcionários das agências dos Correios também estarão curtindo a folga no Dia do Trabalho. Dessa forma, não haverá atendimento ao público durante o feriado nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) dos Correios continuará disponível de forma automatizada. Todas as atividades serão retomadas na quinta-feira (2), com o horário usual de funcionamento.

Transportes públicos em São Paulo

Quem planeja aproveitar o feriado para passear por São Paulo vai precisar ficar atento ao funcionamento dos transportes públicos, que será alterado em decorrência do Dia do Trabalho

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), as cinco linhas da CPTM vão circular com intervalos maiores de, aproximadamente, 35 minutos, como já ocorre em feriados.

Já as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô também terão programação de feriado durante a quarta-feira (1).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para os ônibus da EMTU, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, a programação será semelhante à que ocorre aos domingos.

Exit mobile version