A segunda metade do ano começou e os mercados já estão se preparando para a temporada de balanços do segundo trimestre de 2024. Porém, antes das análises dos resultados das principais empresas do País e do resto do mundo, os paulistas vão ganhar um descanso.
O dia 9 de julho é marcado pela Revolução Constitucionalista de 1932. Desde 1997, a data é considerada feriado no estado de São Paulo.
O movimento de 32 foi um levante armado contra o Governo Provisório de Getúlio Vargas, que havia assumido o poder por meio de um golpe de Estado dois anos antes.
Os participantes da Revolução Constitucionalista de 1932 também defendiam uma nova Constituição para o Brasil. Apesar das tropas terem sido derrotadas, uma nova Carta Magna foi promulgada em 1934.
- EM BREVE: Vamos liberar nossa nova edição do guia “Onde Investir no 2º semestre”; cadastre-se aqui para receber em primeira mão
Neste ano, o feriado estadual cairá nesta terça-feira (9). Por isso, esta segunda-feira (8) é considerada ponto facultativo.
Devido à folga, o funcionamento dos principais serviços será alterado no estado. No entanto, por não ser um feriado nacional, algumas atividades seguem normalmente.
Para você conseguir aproveitar e recarregar as energias para o resto do semestre sem se preocupar com o que vai funcionar no feriado, o Seu Dinheiro foi atrás do que abre e fecha nesta terça-feira (9).
Para a tropa dos investidores: a B3 vai funcionar no feriado?
Os investidores terão apenas o fim de semana para recarregar as baterias. Isso porque as operações da bolsa brasileira ocorrerão normalmente, seguindo com a regra da B3 de manter o funcionamento em feriados municipais e estaduais.
Portanto, as negociações dos mercados de renda variável, renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados, assim como o de empréstimo de ativos, ocorrerão normalmente na terça-feira (9).
Além disso, o registro de operações de títulos do agronegócio e a negociação de investimentos em Tesouro Direto manterão o funcionamento habitual. A operação dos sistemas e canais de atendimento no segmento Cetip UFIN também serão mantidos.
No caso da Câmara de Câmbio da B3, a contratação, compensação, movimentação de garantias ou liquidação seguirão normalmente durante o feriado de 9 de julho.
Na boca do caixa: os bancos durante o feriado
As agências bancárias vão celebrar a batalha. Nas terras paulistas, os bancos permanecerão fechados durante o feriado de 9 de julho, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Dessa forma, não haverá atendimento ao público nesta terça-feira (9). No entanto, o autoatendimento continuará disponível, assim como os canais digitais, como caixas eletrônicos.
Os carnês e contas de consumo, como de água e luz, vencidos no feriado poderão ser pagos no próximo dia útil sem qualquer acréscimo.
- 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente.
Funcionamento dos Correios
Os Correios no estado de São Paulo vão seguir o exemplo das agências bancárias. As unidades não terão atendimento no feriado paulista. Vale ressaltar que a parada ocorre apenas onde o feriado é reconhecido.
Já a Central de Atendimento ao Cliente (CAC) do Correios continuará disponível de forma automatizada. As atividades serão retomadas na quarta-feira (10), com o horário usual de funcionamento.
9 de julho: as atividades do transporte público em São Paulo
Com expectativas de diminuição da demanda no estado durante o feriado, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na oferta de viagens na terça-feira.
Nos dias que antecedem o feriado, a operação dos serviços será realizada como já ocorre em dias comuns. No dia 9 de julho, as linhas de trens e metrôs vão funcionar de maneira semelhante a de um domingo.
De acordo com a secretaria, a operação será monitorada ininterruptamente e as equipes estarão preparadas para disponibilizar mais trens, conforme a demanda.
O funcionamento dos ônibus também ocorre de forma semelhante. Durante esta segunda-feira (8), as linhas obedecem às tabelas de dias úteis. As exceções são as linhas que terão horário diferenciado.
Os paulistas devem consultar a lista de serviços, que pode ser acessada no site e nas redes sociais da EMTU desde o dia 6 de julho.
Já no feriado da Revolução Constitucionalista, 9 de julho, a programação dos ônibus será equivalente a de domingos e feriados.