🔴 SAIBA PROGRAMAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O SEU TRABALHO COM A ‘FÁBRICA DE AGENTES DE IA’ – DESCUBRA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PRESIDENTE DO BC

A aposta de Campos Neto para os cortes nos juros dos Estados Unidos

O presidente do BC brasileiro afirmou nesta quinta-feira (6) que a expectativa para as taxas norte-americanas varia entre uma a duas quedas ainda neste ano.

Fotografia de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central
Roberto Campos Neto é o presidente do Banco Central brasileiro - Imagem: B3/Divulgação

Com a inflação global ainda elevada e sem indícios do Federal Reserve, ou Fed, o banco central dos Estados Unidos, sobre quando vai começar o afrouxamento monetário, as apostas sobre corte de juros nos EUA estão cada vez mais incertas. Mas Roberto Campos Neto tem um palpite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do BC brasileiro afirmou nesta quinta-feira (6) que a expectativa para as taxas norte-americanas varia entre uma a duas quedas ainda este ano.

Campos Neto, que deu a declaração durante o MKBR24, evento sobre mercado de capitais promovido por B3 e Anbima, disse também que há outros pontos de atenção na "agenda global dos mercados e BCs" afora os juros.

"Há um debate, por exemplo, sobre os efeitos do custo da rolagem das dívidas dos países desenvolvidos. O fiscal está mais no foco, o que também tem implicações para o Brasil", apontou.

Ao aprofundar no tema do risco provocado pelo comportamento das contas públicas, o economista defendeu a desindexação do Orçamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas Campos Neto confirmou que os riscos globais mais relevantes de fato ainda estão ligados à inflação e seus efeitos sobre a política monetária e "questões geopolíticas ainda não equacionadas".

Leia Também

O CRONOGRAMA DO RESGATE

O que acontece com o dinheiro de quem apostou nas bets após a proibição do governo

MIX DE SENTIMENTO

Ibovespa ainda pode subir quase 20%, mas investidores estão com pé atrás; Safra explica o motivo

Campos Neto acredita em interligação mundial de sistemas de pagamentos

Além das previsões para os juros, o presidente do Banco Central também uma aposta sobre outro tema hoje. Para ele, os sistemas de pagamento do mundo devem ser interligados mais rápido do que se imaginava.

Segundo as projeções do próprio economista, essa interligação "está avançando bastante rápido" e pode acontecer nos próximos quatro ou cinco anos.

É o caso do Pix, por exemplo. De acordo com RCN, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo BC está pronto para ser interligado a outros, como já vem acontecendo em relação aos países da América Latina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • As melhores recomendações da Empiricus na palma da sua mão: casa de análise liberou mais de 100 relatórios gratuitos; acesse aqui

O presidente do BC classificou o Pix como um "case de sucesso mundial", atraindo o interesse de outros bancos centrais no desenvolvimento da plataforma em seus países.

No evento, Campos Neto confirmou a entrega em novembro do serviço que permitirá o pagamento automático de contas recorrentes. E pontuou ainda que o BC segue trabalhando para que o Pix seja mais amigável ao usuário.

*Com informações da B3 e do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Máquina de milionários das loterias em manutenção. Lotofácil, Quina, Mega-Sena. 25 de setembro de 2026 - 6:48
Pilhas de moedas ao fundo com cesta cheia de alimentos na frente 25 de setembro de 2026 - 6:03
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil, está sentado, com um microfone e um copo de água sobre a mesa que está a sua frente 24 de setembro de 2026 - 17:30
Logo da Cogna (COGN3) 24 de setembro de 2026 - 16:45
24 de setembro de 2026 - 15:49
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde 24 de setembro de 2026 - 13:39
24 de setembro de 2026 - 10:57
Tela com informações sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) exibida em smartphone ao lado de uma cédula de R$ 100. 24 de setembro de 2026 - 5:05
Ganhadores comemoram prêmios da Lotofácil e da Dia de Sorte. 23 de setembro de 2026 - 6:41
Guerra comercial entre EUA e China. 22 de setembro de 2026 - 16:35
22 de setembro de 2026 - 11:28
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 22 de setembro de 2026 - 7:10
Dezenas de ganhadores comemoram prêmio da Lotofácil. 22 de setembro de 2026 - 6:38
Moeda de 1 real ao lado de outras moedas empilhadas 22 de setembro de 2026 - 6:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar