O Ibovespa começou a semana estabelecendo novos recordes. Na segunda-feira, a bolsa brasileira renovou a máxima na hora do fechamento pela quarta das últimas seis sessões. Ela não conseguiu fechar acima dos 137 mil pontos, mas parece uma questão de tempo.
A busca por novos recordes parece depender de um olhar para dentro, não necessariamente introspectivo.
O catalisador da alta de ontem foi a Petrobras. A ação da petroleira avançou mais de 7%. E, quando uma das maiores empresas da bolsa sobe desse jeito, fica difícil segurar o índice. Os investidores repercutiram principalmente a melhora da recomendação do Morgan Stanley para a Petrobras.
Hoje, outra gigante da bolsa tem grande potencial para assumir o protagonismo. No fim da noite de ontem, a Vale anunciou seu novo CEO. Uma solução interna pôs fim à novela em torno do comando da mineradora.
Com Nova York à espera do balanço da Nvidia e do índice de inflação preferido do Fed, nenhum dos quais sairá hoje, os investidores devem seguir olhando para dentro hoje, em especial para o IPCA-15 de agosto.
A expectativa é de que a prévia da inflação oficial no Brasil mostre alguma desaceleração. Seja qual for o resultado, ele vai ajudar os investidores a calibrarem suas expectativas em relação à taxa de juros.
Isso em um momento no qual uma parte do mercado aposta em uma nova alta da Selic e o governo se prepara para escolher o sucessor de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central.
O que você precisa saber hoje
ACIMA DO TESOURO Powered by Empiricus
Mercado precifica alta da taxa Selic nas próximas reuniões do Copom e analista da Empiricus vê oportunidade de investir em títulos prefixados. Veja gratuitamente a seleção dos ativos mais atrativos agora.
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Um belo crescimento econômico mesmo em condições monetárias restritivas: haverá recessão nos Estados Unidos? Na avaliação do colunista Matheus Spiess, o cenário atual aponta para uma normalização econômica acompanhada em forma de uma desaceleração organizada, o que historicamente tende a ser favorável para ativos de risco.
SE O COPOM SUBIR OS JUROS...
Quem ganha e quem perde na bolsa se a Selic subir para 12%? O Santander fez as contas. Empresas que fazem parte do Ibovespa podem ter lucro 2,5% menor em 2025 caso os juros subam, de acordo com os analistas.
DECLARAÇÕES DO DIRETOR
Galípolo abre o jogo sobre divergências de membros do Banco Central e corte de juros nos EUA. Em evento, o diretor de Política Monetária ainda falou sobre autonomia do BC e importância dos dados para tomada de decisão do Copom em setembro.
NOVA RESOLUÇÃO
CVM publica regras para portabilidade de aplicações financeiras; entenda como vai funcionar o “Pix dos investimentos”. Resoluções entrarão em vigor em 2025 e possibilitam, por exemplo, transferir cotas de fundos de investimento de uma corretora para outra.
LOTERIAS
A Lotofácil parou, mas é por uma boa causa: o sorteio especial da independência vem aí — veja quanto os R$ 200 milhões do prêmio rendem por mês. Calculamos o rendimento mensal do prêmio em jogo na Lotofácil da Independência se você ganhar sozinho e investir em renda fixa.