Bolsa caindo à espera do pacote fiscal que nunca chega? Vale a pena manter ações na carteira, mas não qualquer uma
As ações brasileiras estão negociando por múltiplos que não víamos há anos. Isso significa que elas estão baratas, e qualquer anúncio de corte de gastos minimamente satisfatório, que reduza um pouco os riscos, os juros e o dólar, deveria fazer a bolsa engatar um forte rali de fim de ano.
José disse que estava determinado a começar a fazer dieta na última terça-feira, mas lembrou-se que era véspera de feriado. E véspera de feriado infelizmente combina com burguinho e fritas de noite.
O jeito seria começar a dieta na quarta-feira, mas como no feriado sempre dá vontade de comer alguma coisa gostosa, o plano foi adiado mais uma vez.
“Bom, melhor deixar para começar na quinta, então”, pensou ele. Mas logo lembrou que quinta é o dia de happy hour da firma, e para a sua “tristeza”, teria que adiar o plano novamente.
A solução seria começar hoje, então. Mas convenhamos que é impossível começar uma dieta em plena sexta-feira, né?
Pois fique tranquilo José, porque logo a semana que vem chegará para você encontrar novas desculpas.
Mestre da procrastinação
Como você já percebeu, José é mestre quando o assunto é procrastinação, mas ele encontrou um páreo duro recentemente.
Leia Também
Mais uma semana está terminando sem qualquer anúncio de corte de gastos pelo governo, que preferiu deixar a decisão para depois do G20, depois de já ter adiado a decisão para depois das eleições…
O problema é que logo depois do G20 tivemos o dia da Consciência Negra, e não pega bem fazer um anúncio tão importante no feriado.
A solução seria deixar para a quinta-feira, mas na volta do feriado sempre dá uma moleza né? Sem contar que quinta-feira já é quase sexta, que por sua vez já é quase fim de semana. “Melhor deixar para a semana que vem”.
Tudo isso é, obviamente, uma brincadeira. Mas infelizmente não está tão distante do que temos testemunhado nos últimos meses.
Todas as desculpas possíveis têm sido utilizadas para o adiamento do início da “dieta de gastos”, e o mercado está cada vez mais cético com o assunto.
Aliás, o Morgan Stanley, um dos bancos de investimentos mais respeitados do mundo, rebaixou as ações brasileiras para underweight nesta semana, o que significa que ele espera um “desempenho abaixo da média”. O motivo (adivinhe) é o sufoco fiscal.
Bolsa está barata, mas não vai subir sozinha
As ações brasileiras estão negociando por múltiplos que não víamos há muitos e muitos anos, mesmo com resultados corporativos evoluindo bem nos dois últimos trimestres.
Isso significa que elas estão baratas, e qualquer anúncio de corte de gastos minimamente satisfatório, que reduza um pouco os riscos, os juros e o dólar, deveria fazer a bolsa engatar um forte rali de fim de ano.
Apenas como curiosidade, algumas semanas atrás o research do BTG disse que enxergava o Ibovespa acima de 150 mil pontos com uma redução dos riscos fiscais. Isso significaria uma alta de 18% para o índice da bolsa, e muito mais do que isso para as ações domésticas.
O problema é que com toda essa procrastinação já estamos chegando perto do Natal, e aí você já sabe, né? É capaz de ficar só para depois do Carnaval…
Enquanto o anúncio não acontece, eu gosto da ideia de ter algumas boas pagadoras de dividendos na carteira. Elas são sólidas o bastante para atravessar esse período de espera sem grandes sofrimentos, ao mesmo tempo que devem se aproveitar do rali de fim de ano caso, finalmente, tenhamos alguma novidade.
Se quiser conferir uma lista gratuita com 5 ótimas pagadoras de dividendos, deixo aqui o convite.
Um abraço e até a próxima semana,
Ruy
As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje
Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA
Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?
Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026
Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg
O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira
Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje
O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026
Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações
Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas
Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas
O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário
A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje
A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros
Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…
Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir
A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje
Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem
Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje
Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas
O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?
Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade
Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza
A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade
Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje
Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana
É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira
As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?
As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas
O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro
Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos
Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário
Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje
Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir
Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje
Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje
Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje
Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje