🔴 META: ATÉ R$ 3.000 POR DIA COM 2 OPERAÇÕES – CONHEÇA O INDICADOR X

Dani Alvarenga
ATENÇÃO, ESTUDANTE!

Inscrições para o Enem terminam hoje; confira o calendário do maior vestibular do país

A data limite para a inscrição no Enem só não vai valer para os estudantes do Rio Grande do Sul. O prazo para solicitação de atendimento especializado ou tratamento por nome social também termina nesta sexta-feira (7).

Dani Alvarenga
7 de junho de 2024
12:00 - atualizado às 10:38
Pessoa resolve questões do Enem
Enem - Imagem: Shutterstock

Os estudantes que sonham em entrar na faculdade têm até hoje para se inscrever no maior vestibular do país. O prazo para cadastrar a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina nesta sexta-feira (7), às 23h59 (horário de Brasília).

A data só não vai valer para os alunos do Rio Grande do Sul. Devido às enchentes na região, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá divulgar um novo calendário para a realização do exame no estado.

Apesar das condições especiais e do novo cronograma para o Rio Grande do Sul, os estudantes gaúchos podem se inscrever no período regular também, segundo o Inep.

Vale lembrar que a solicitação de atendimento especializado ou tratamento por nome social também só poderá ser feita até esta sexta-feira (7).

A inscrição deve ser feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br. 

No momento do cadastro, o candidato deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira, entre inglês ou espanhol.

Para participar do Enem, os estudantes devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85. Os moradores do Rio Grande do Sul terão direito à isenção.

Para os alunos não isentos, o pagamento poderá ser feito até o dia 12 de junho, por meio de PIX, cartão de crédito, débito, conta corrente ou poupança e por boleto.

O cronograma do Enem 2024

O Enem 2024 será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O vestibular é composto por duas avaliações, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

No primeiro dia, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. O exame terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Já no segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A avaliação terá 5 horas de duração.

Veja o calendário das principais datas do vestibular:

  • Inscrições: até 07 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 12 de junho
  • Tratamento pelo nome social: até 7 de junho
  • Solicitação para atendimento especializado: até 7 de junho
  • Aplicação das provas: 3 de novembro e 10 de novembro
  • Solicitação de reaplicação das provas: 15 de novembro, às 11h
  • Reaplicação das provas: 10 de dezembro e 11 de dezembro
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro
  • Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025

Treineiros

Além dos estudantes que desejam ingressar na universidade, os chamados “treineiros” também podem participar do Enem

A categoria inclui estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. 

A participação de treineiros serve somente para autoavaliação de conhecimentos. Dessa forma, as notas individuais destes candidatos não poderão ser usadas para acesso ao ensino superior.

Os resultados das provas dos treineiros do Enem serão publicados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Onde usar a nota do Enem?

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. 

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

Além disso, as notas também são aceitas em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar