🔴 SEM JOGUINHOS, NEM APOSTAS: ESTA FERRAMENTA PODE GERAR GANHOS DE ATÉ R$ 3 MIL POR DIA – CONHEÇA

Dani Alvarenga
CALENDÁRIO DE CONCURSO

Concurso público do Inmetro ganha nova data; confira tudo o que você precisa saber sobre o processo seletivo

O cronograma do concurso público havia sido suspenso devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Além das datas, a distribuição de vagas também foi alterada

Dani Alvarenga
11 de junho de 2024
13:49 - atualizado às 12:38
mulher preenchendo gabarito de concursos públicos
Imagem: Pixabay/iStock

Os concurseiros que se preparam para o processo seletivo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) já podem organizar a agenda. O órgão definiu um novo calendário para o concurso público e a aplicação das provas vai ocorrer em 1º de setembro.

O cronograma dos exames havia sido suspenso após as enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul durante todo o mês de maio. Até então, a previsão era que o processo seletivo ocorreria em 12 de maio.

Apesar da alteração no calendário, os locais definidos anteriormente serão mantidos, inclusive para os candidatos que optaram por realizar as avaliações na cidade de Porto Alegre (RS).

Os inscritos devem acessar os locais das provas na Área do Candidato, por meio do site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca responsável pelo certame.

Alterações, vagas e salário do concurso público

O concurso público do Inmetro oferece 100 vagas para os cargos de analista executivo e pesquisador-tecnologista. No entanto, com a alteração do cronograma, o Inmetro também modificou o número de oportunidades para ampla concorrência do concurso

Até então, o Inmetro disponibilizava 30 vagas em ampla concorrência para a área de analista. Com a mudança, são 29 oportunidades. A vaga remanescente foi transferida para os aprovados autodeclarados pretos e pardos.

Já para o cargo de pesquisador, o órgão passou a oferecer 43 em vez das 44 anteriormente anunciadas. A vaga extra também foi  transferida para os aprovados pela categoria PP.

  • Você está satisfeito com a sua carreira? Baixe o guia especial gratuito do Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, para saber como você pode alcançar cargos mais altos e conseguir promoções melhores na sua área de atuação.

O Inmetro também disponibiliza 300 vagas para cadastro de reserva, divididas em 120 para os cargos de analista e 180 para pesquisador. Com salário inicial de R$ 8.700,31, ambas oportunidades exigem diploma de nível superior.

Provas e cronograma do Inmetro

Os candidatos do concurso público do Inmetro serão submetidos a provas objetivas e exames discursivos, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, também haverá avaliação de títulos e experiência profissional.

As provas objetivas serão compostas por 70 questões de múltipla escolha, distribuídas em 50 perguntas sobre conhecimentos gerais e 20 sobre habilidades específicas para cada cargo. 

Já a avaliação discursiva contará com uma redação de texto dissertativo.

As provas terão duração de 5 horas e serão aplicadas em seis capitais: Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Para os cargos de analista, os exames serão realizados no período da manhã, das 8 horas até 13 horas (horário de Brasília). 

Já para os candidatos que desejam concorrer à vaga de pesquisador, as provas acontecerão no turno da tarde, das 14 horas às 19 horas.

Confira as principais datas do concurso do Inmetro:

  • Aplicação das provas objetiva e discursiva: 1 de setembro
  • Publicação do resultado definitivo da prova objetiva: 1 de outubro
  • Prazo para interposição de recurso: de 2 de outubro a 3 de outubro
  • Publicação do resultado definitivo da prova objetiva: 23 de outubro

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar