🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

RESCISÃO ANTECIPADA E INADIMPLÊNCIA

Fundo imobiliário XP Log (XPLG11) é a nova ‘vítima’ da recuperação judicial do Dia, que quer devolver galpão e não pagou o aluguel ao FII

O Grupo já havia rescindido antecipadamente outro contrato de locação com o fundo, mas não pagou a parcela de verbas rescisórias deste mês

Supermercado Dia, locatário dos fundos imobiliários LVBI11 e XPLG11
Supermercado Dia - Imagem: Divulgação

A recuperação judicial do Grupo Dia fez mais uma vítima entre os fundos imobiliários da B3: após o VBI Logístico (LVBI11) avisar que tomou um calote seguido de um pedido de rescisão antecipada, agora foi a vez do XP Log (XPLG11) revelar que enfrenta a mesma situação com a rede espanhola de supermercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ontem (25), o Dia informou que irá devolver um centro de distribuição localizado em Americana, São Paulo.

Como o contrato de aluguel venceria apenas em março de 2030, o supermercado deverá pagar verbas rescisórias ao XPLG11. Os valores incluem uma indenização que corresponde à multiplicação do aluguel vigente pela quantidade de meses restantes até o dia 31 de dezembro deste ano.

Vale destacar que o Dia já havia devolvido antecipadamento outro imóvel do XP Log em Ribeirão Preto no final do ano passado. Na época, as partes combinaram que as verbas rescisórias seriam divididas em parcelas mensais a serem pagas até janeiro de 2025.

Dia está inadimplente com o XPLG11 em duas frentes

A companhia, no entanto, não pagou a parcela que venceu em março. Além disso, também está inadimplente quanto ao aluguel do CD de Americana. Os valores em abertos totalizam um impacto de R$ 0,04 por cota para o FII

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A gestora e a administradora contrataram assessores jurídicos para defesa dos direitos do fundo nos âmbitos extrajudicial e judicial do Dia, que trabalharão na execução das garantias locatícias, adotando os melhores esforços para minimizar os impactos visando à preservação dos níveis atuais de rendimentos", diz o comunicado enviado ao mercado.

Leia Também

MAIS INTERNACIONAL

B3 muda regra do Ibovespa e BDRs de brasileiras poderão entrar no índice já a partir da próxima edição

IÇANDO AS VELAS

Por que o Bank of America voltou a recomendar a compra de ações brasileiras na contramão de JP Morgan e Morgan Stanley

A gestora destaca ainda que, em sua visão, o imóvel a ser devolvido pelo supermercado apresenta "plenas condições para um reinserção no mercado e absorção por terceiros", visto que possui especificações técnicas de "elevado padrão".

O CD de Ribeirão Preto, que foi desocupado pelo Dia no final do ano passado, já está novamente locado para outro nome do setor alimentício, o Atacadão S.A. Os aluguéis mensais passarão a cair na conta do XPLG11 após o término do prazo de carência do contrato, em dezembro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Logo do Itaú (ITUB4) 7 de setembro de 2026 - 16:10
Construção civil 7 de setembro de 2026 - 12:17
dividendos ações proventos 5 de setembro de 2026 - 17:45
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde 5 de setembro de 2026 - 12:01

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

5 de setembro de 2026 - 12:01
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 4 de setembro de 2026 - 18:45
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar