Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Semana conta com dados de inflação no Brasil, Estados Unidos e mais; veja o que esperar dos próximos dias 

No panorama externo, os olhos se voltam para os Estados Unidos, onde Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve, prestará testemunho na terça-feira

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
8 de julho de 2024
6:38 - atualizado às 19:29
focus ipca inflação renda fixa
Imagem: Canva / Montagem: Bruna Martins

A agenda econômica de julho ganha tração depois de uma primeira semana de escassez de indicadores e eventos. A semana que se inicia será marcada por indicadores importantes de inflação e da atividade econômica no Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina e em outras economias do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os investidores também vão repercutir o resultado do segundo turno das eleições legislativas na França.

No Brasil, o destaque fica com a divulgação do IPCA de junho, na quarta-feira (10), às 9h. O índice, que mede a inflação oficial do país, dará um panorama mais claro sobre a trajetória dos preços locais.

Além disso, o IPCA trará também expectativas em relação à trajetória de juros, tendo em vista que a mais recente edição do Boletim Focus mostrou uma deterioração das projeções para as taxas e para o IPCA em 2024.

Vale destacar que, na semana passada, o dólar chegou a tocar o patamar de R$ 5,70, com rumores de que se tratava de um ataque especulativo contra o real — ainda que isso dividisse opiniões dos analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja o que esperar das próximas semanas: 

Leia Também

Cenário doméstico: além da inflação

Outros indicadores relevantes para a economia brasileira incluem o IGP-DI (Mensal) de junho e o Boletim Focus, ambos na segunda-feira (8), às 8h e 8h25, respectivamente.

As vendas no varejo em maio serão divulgadas na quinta-feira (11) e o crescimento do setor de serviços em maio será conhecido na sexta-feira (12), fechando a semana.

Cenário internacional: domínio da inflação

No panorama externo, os olhos se voltam para os Estados Unidos, onde Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve, prestará testemunho na terça-feira (9), às 11h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O discurso de Powell poderá sinalizar os próximos passos do Banco Central norte-americano no combate à inflação por meio de sua política monetária contracionista.

Além disso, o país também divulgará seu índice de inflação, o índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de junho, na quinta-feira (11). Ainda que não seja o PCE, o preferido do Fed para balizar a decisão de juros, o indicador tem fortes reverberações no cenário global.

Por último, a China, segunda maior economia do mundo, também publica seus índices de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) terça-feira, após o fechamento dos mercados.

Veja a agenda dos próximos dias. Todos os horários são de Brasília:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segunda-feira (8)

HoraPaísEvento
(Domingo) 19h30ChinaReservas cambiais em junho
8hBrasilIGP-DI (Mensal) (Jun)
8h25BrasilBoletim Focus
Fonte: Investing.com

Terça-feira (9)

HoraPaísEvento
O dia todoArgentinaFeriado - Dia da Independência
08h00Zona do EuroEncontro do Eurogrupo
10h15Estados UnidosDiscurso de Michael S. Barr, vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve
11h00Estados UnidosDepoimento de Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve
14h30Estados UnidosDiscurso de Michelle W. Bowman, Membro do Fomc, o Copom americano
17h30Estados UnidosEstoques de petróleo bruto semanal da API
22h30ChinaÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de junho
22h30ChinaÍndice de preços ao produtor (PPI, em inglês) de junho
Fonte: Investing.com

Quarta-feira (10)

HoraPaísEvento
08h00Estados UnidosRelatório mensal da Opep
09h00BrasilIPCA de junho
15h30Estados UnidosDiscurso de Michelle W. Bowman, Membro do Fomc, o Copom americano
Fonte: Investing.com

Quinta-feira (11)

HoraPaísEvento
03h00Reino UnidoBalança comercial em maio
05h00ChinaNovos Empréstimos
05h00ChinaCrescimento dos Empréstimos (Anual)
05h00ChinaFinanciamento Social Total Chinês
07h00Zona do EuroEncontro do Eurogrupo
09h00BrasilVendas no varejo em maio
09h30Estados UnidosPedidos contínuos por auxílio-desemprego
09h30Estados UnidosÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de junho
Fonte: Investing.com

Sexta-feira (12)

HoraPaísEvento
07h00BrasilCrescimento do setor de serviços em maio
07h00Zona do EuroEncontro do Eurogrupo
09h30Estados UnidosÍndice de preços ao produtor (PPI, em inglês) de junho
11h00Estados UnidosConfiança do Consumidor Michigan - Leitura Final (Jul)
16hArgentinaÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) de junho
(Sábado) 20h15ChinaBalança Comercial (Jun)
Fonte: Investing.com

*Este texto contou com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O INIMIGO AGORA É O MESMO

‘Taxa das blusinhas’ pode cair e acende alerta no varejo: Lojas Renner (LREN3), C&A (CEAB3) e Riachuelo (RIAA3) estão preparadas?

31 de março de 2026 - 18:35

Para o BTG Pactual, revisão das tarifas pode reacender a pressão competitiva de plataformas estrangeiras, colocando varejistas brasileiros sob novo teste em meio a juros altos e consumo enfraquecido

OPORTUNIDADE SEGUE NA MESA

Vale (VALE3) tropeça e ação cai 6,8% em março, mas mineradora está longe do fim da linha com dividendos extraodinários à frente

31 de março de 2026 - 18:14

Na leitura do mercado, o movimento de queda dos papéis nos últimos 30 dias tem menos a ver com as tensões geopolíticas e mais com fatores específicos

CHEGOU A HORA DE BRILHAR?

Bresco Logística (BRCO11) recua abaixo do valor patrimonial, e analistas veem oportunidade; entenda o que esperar do ativo e do mercado de FIIs daqui para frente

31 de março de 2026 - 16:31

Com os principais segmentos dos FIIs já em ciclo de recuperação, há agora uma fase de expansão potencial, e o BRCO11 é o preferido para brilhar

VISÃO DE ESPECIALISTA

Elétricas, petróleo e construtoras: onde se escondem as oportunidades na bolsa, segundo gestores

31 de março de 2026 - 15:32

Apesar das incertezas sobre a demanda no longo prazo, gestor avalia que o risco de preços muito baixos da commodity diminuiu e que setor do petróleo tem potencial de alta

O QUE FAZER COM AS AÇÕES

Maior alta do Ibovespa: Natura (NATU3) salta mais de 10% com “selo” de gigante global e outro acordo de acionistas. Hora de comprar?

31 de março de 2026 - 14:31

Ações da Natura (NATU3) lideram os ganhos do Ibovespa após anúncio de nova estrutura de governança e sinalização de investimento relevante da Advent, que pode redefinir o valuation e sustentar o interesse pelo papel.

ALÉM DOS GRINGOS

Virada de jogo? Brasil se destaca entre emergentes e investidor local volta à B3, diz Itaú BBA

30 de março de 2026 - 18:04

Segundo o banco de investimentos, o cenário macro mais favorável coloca o Brasil em evidência

VIRADA DE CARTEIRA

Brasileiros perdem interesse na renda fixa e ações ganham espaço aos poucos — mesmo com a guerra aumentando os riscos, diz XP

30 de março de 2026 - 15:42

Levantamento com assessores indica que apetite por risco permanece inalterado, com o sentimento pelo Ibovespa deteriorando na margem

EFEITO BRENT

Guerra, petróleo em alta e novos poços: a combinação que colocou a Brava (BRAV3) no topo da bolsa nesta segunda

30 de março de 2026 - 13:18

Companhia inicia campanha de perfuração e aproveita cenário externo turbulento para ganhar tração no Ibovespa

MERCADOS HOJE

Ibovespa e dólar avançam com mercado dividido sobre a guerra e Galípolo “ganhando tempo”; veja os destaques de hoje

30 de março de 2026 - 11:55

Os mercados começaram a semana sob tensão geopolítica, com guerra no Oriente Médio elevando o preço do petróleo e dividindo investidores, enquanto falas de Galípolo reforçam cautela do BC

FOME DE AQUISIÇÃO

O ‘pacman dos FIIs’ está de volta: GGRC11 fecha compra milionária de galpões; confira os detalhes da operação

30 de março de 2026 - 10:42

De acordo com o FII, a operação, que ainda depende do cumprimento de condições precedentes, com expectativa de fechamento até o fim de abril

QUEM EMAGRE E QUEM GANHA PESO

Fenômeno das canetas emagrecedoras: o “clique” de R$ 50 bilhões que está chacoalhando a bolsa brasileira

28 de março de 2026 - 17:15

Itaú BBA fez uma lista de ações que ganham e que perdem com a popularização do medicamento; confira o ranking

ANOTE NA AGENDA

Depois de sobreviver à guerra e acumular 3% de alta, Ibovespa dá de cara com dados de emprego na semana

28 de março de 2026 - 12:35

Do Caged ao Payroll, a semana será de temperaturas elevadas para a economia global; saiba como os indicadores e as tensões no Oriente Médio mexem com o seu bolso

COMMODITIES, CARRY E ELEIÇÃO

Real barato e petróleo no radar: por que o Bank of America aposta no Brasil contra o México

28 de março de 2026 - 11:32

Com o petróleo em alta e um carry trade atrativo, o BofA Securities aposta na moeda brasileira; confira os alvos da operação e como o cenário eleitoral pode ditar o ritmo do câmbio

O PRÊMIO DE CADA SHOPPING

Multiplan (MULT3), Iguatemi (IGTI11) ou Allos (ALOS3)? Bradesco BBI diz qual é a ‘favorita’ em receita, escala e consistência

27 de março de 2026 - 18:15

Analistas se debruçaram sobre as diferenças das ações de shoppings e afirmam que a qualidade dos portfólios justifica o patamar de preços de cada papel

FII EXPERIENCE 2026

‘O jogo dos FIIs mudou completamente’: Luiz Augusto, sócio fundador da TRX, conta a estratégia da gestora para crescer na nova fase do mercado

27 de março de 2026 - 14:12

O setor caminha para uma redução no número de fundos imobiliários e um foco em veículos maiores, mais robustos e líquidos

DINHEIRO NA CONTA

Renda extra vai pingar: B3 (B3SA3) pagará R$ 372,5 milhões em juros sobre capital próprio — até quando investir para ter direito?

27 de março de 2026 - 13:11

Data máxima para investir nas ações da B3 e ter direito ao pagamento se aproxima; confira o valor por ação e o calendário para a renda extra cair na conta

VEJA DETALHES DO BALANÇO

Azul (AZUL53) tem prejuízo 330% maior em 2025 e projeta ‘voo eficiente’ para este ano

27 de março de 2026 - 12:57

Companhia reporta lucro de R$ 125 milhões no ano passado após prejuízo bilionário em 2024, enquanto resultado ajustado aponta perda de R$ 4,3 bilhões; veja os números

FII EXPERIENCE 2026

FIIs de shopping centers estão com os dias contados? Gestores dizem que não — e a reforma tributária é um dos motivos

26 de março de 2026 - 19:58

Durante evento FII Experience, gestores dizem que o mercado ainda não percebeu os valores patrimoniais desses ativos, que seguem descontados na bolsa

QUEM LEVA ESSA?

Na mira do dinheiro gringo: Goldman elege o Brasil entre emergentes e revela as ações para lucrar

26 de março de 2026 - 18:15

Apesar da fuga de US$ 44 bilhões dos emergentes, país atrai capital e pode se beneficiar quando o cenário virar; veja onde investir, segundo o banco

IMERSÃO MONEY TIMES

“Para quem estava com medo da bolha em IA, agora é hora de entrar”: tensão global derruba ações e abre ponto de entrada

26 de março de 2026 - 16:00

Em painel do evento Imersão Money Times, especialistas apontaram que a correção recente no mercado de IA abriu espaço para novos investimentos; veja como se expor

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia