🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
BEM NA FITA

Aprovação a Lula aumenta, mas eleitores de Bolsonaro se recusam a ‘fazer o L’ — confira os destaques da pesquisa Genial/Quaest

Aprovação a Lula atinge 60% na pesquisa Genial/Quaest de agosto; número foi puxado por percepção de melhora da economia

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
16 de agosto de 2023
10:19 - atualizado às 10:23
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A aprovação ao trabalho de Luiz Inácio Lula da Silva em seu terceiro mandato como presidente melhorou em agosto e acompanhou a alta da avaliação positiva do governo.

No entanto, apesar da melhora de Lula em redutos bolsonaristas, os eleitores de Jair Bolsonaro não se renderam ao novo presidente.

Estas são as principais conclusões da mais recente edição da pesquisa Genial/Quaest.

A aprovação ao trabalho do presidente chegou ao nível mais alto desde a posse.

Ela passou de 56% no levantamento de junho para 60% em agosto. Em abril, a aprovação ao trabalho de Lula estava em 51%.

Enquanto isso, a desaprovação ao trabalho de Lula caiu de 40% em junho para 35% em agosto. Já os que não sabem ou não responderam passaram a 5% em agosto, de 4% em junho.

É a economia…

Em 1992, o consultor democrata James Carville assegurou seu lugar na história das frases de efeito ao soltar um “é a economia, estúpido” durante a campanha que levou Bill Clinton a obrigar George H. Bush a chamar o caminho de mudanças e deixar a Casa Branca sem sentir o gostinho da reeleição.

Pois é o andamento da economia no que vai de 2023 que está ajudando Lula, segundo a pesquisa Genial/Quaest.

Para 34% dos entrevistados em agosto, a economia melhorou nos últimos 12 meses — de 32% em junho. Já o porcentual de quem acha que a economia piorou caiu de 26% para 23% no mesmo intervalo.

Ao mesmo tempo, 39% acham que está tudo igual, contra 38% em junho. Três por cento não sabem ou não responderam, ante 4% antes.

Em relação à perspectiva para os próximos meses, 59% acreditam que a situação econômica vai continuar melhor, de 56% em junho.

Em contrapartida, o número de entrevistados de acordo com os quais a economia vai piorar caiu de 25% para 22%. Para 16%, a economia ficará do mesmo jeito, ante 15% em junho.

  • [ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE] Veja as principais recomendações de ações, criptomoedas, fundos imobiliários, BDRs, títulos de renda fixa e investimentos em dólar e ouro, segundo especialistas consultados pelo Seu Dinheiro. Clique aqui para acessar o guia gratuito.

Aprovação a Lula aumenta no Sul e no Sudeste

Outro fator a influenciar o aumento da aprovação ao trabalho de Lula foi o crescimento do índice nas regiões Sul e Sudeste.

No Sul, onde Lula perdeu as eleições de 2022, a aprovação ao trabalho do presidente subiu 11 pontos porcentuais entre junho e agosto, passando de 48% para 59%. A avaliação negativa caiu na mesma proporção, passando de 49% para 38%.

Na região Sudeste, a aprovação subiu de 51% para 55% e a desaprovação caiu de 42% para 39% no mesmo intervalo.

No Nordeste, onde Lula ganhou do então presidente Jair Bolsonaro em todos os Estados, a aprovação ao trabalho do presidente oscilou de 71% para 72%, enquanto a desaprovação baixou de 28% para 25%.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, a aprovação caiu de 56% para 52% e a desaprovação recuou de 42% para 39%.

Avaliação de Lula também melhora entre evangélicos

Pela primeira vez na série histórica da Genial/Quaest, o trabalho de Lula teve a desaprovação superada pela aprovação entre os eleitores evangélicos.

A aprovação a Lula subiu de 44% para 50% enquanto a desaprovação caiu de 51% para 46%.

Entre os católicos, a aprovação ao presidente oscilou em alta, de 61% para 63%, e a desaprovação em baixa, de 34% para 32%.

A DINHEIRISTA — Pensão alimentícia: valor estabelecido é injusto! O que preciso para provar isso na justiça?

Eleitores de Bolsonaro não se rendem a Lula

Como era de se esperar, Lula tem aprovação maior entre seu próprio eleitorado e menor entre os eleitores de Bolsonaro.

Entre quem declarou voto no petista nas eleições de 2022, a aprovação ao trabalho de Lula é de 93%, contra 90% da pesquisa anterior, e a reprovação é de 5% ante 7%.

Já entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a aprovação a Lula até melhorou, mas ainda é amplamente superada pela reprovação.

A aprovação subiu de 22% em junho para 25% em agosto e a reprovação caiu de 76% para 70% no mesmo intervalo.

Chama a atenção, entretanto, a melhora da avaliação entre esses eleitores — batizados pelo diretor da Quaest, Felipe Nunes, de “Lulanaro” — em relação a abril, quando Lula era aprovado por apenas 14% e reprovado por 81% dos bolsonaristas.

Problemas do Brasil

A pesquisa Genial/Quaest também sondou a opinião dos entrevistados sobre quais seriam os maiores problemas do Brasil.

Para 31%, o principal problema do Brasil é a economia. Segundo 21%, são as questões sociais. Já 12% dizem que é a saúde/pandemia e 10%, a violência. A corrupção é apontada por 8% como o problema principal enquanto 6% responderam educação.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, com 2.029 entrevistas presenciais com brasileiros maiores de 16 anos em todos os Estados do País. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Compartilhe

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

NAS CASAS LEGISLATIVAS

Comissão do Senado dá sinal verde para projeto de lei que recria seguro obrigatório DPVAT e libera R$ 15 bilhões de crédito

7 de maio de 2024 - 14:49

“A recriação do DPVAT, agora SPVAT, não tem nenhum condão do ponto de vista do governo de fazer caixa”, disse o senador Jaques Wagner durante a votação

VOCÊ ESTÁ COM TUDO EM ORDEM?

Eleitor tem dois dias para regularizar título para as eleições municipais de 2024; confira como consultar e resolver as pendências

6 de maio de 2024 - 14:10

Eleitores com biometria cadastrada podem realizar regularização por meio do site do TSE; no Rio Grande do Sul, prazo para resolução de pendências foi estendido

'Crise na democracia'

Deputados dos EUA reorganizam audiência para discutir suposta ‘crise’ no Brasil por decisões da Justiça no combate às fake news nas redes sociais

1 de maio de 2024 - 14:45

Audiência pública convocada por republicanos tem apoio de políticos bolsonaristas e convidou ativista que chamou o ministro Alexandre de Moraes de “ditador”

PREFEITURA DE SP

Começou hoje: paulistanos já podem aderir ao parcelamento de dívidas com descontos de 95%; veja como renegociar seus débitos

29 de abril de 2024 - 17:46

Inicialmente, os contribuintes poderão aderir ao programa em três faixas de descontos diferentes, de acordo com o número de parcelas mensais selecionadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar