Site icon Seu Dinheiro

O cerco a Lula: base governista abre brecha e ala bolsonarista convoca quatro ministros para depor

Luiz Inácio Lula da Silva veste terno cinza escuro e camisa azul jeans. Ele encara Bolsonaro, que veste terno e grata cinza em montagem.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se concentra no arcabouço fiscal e coloca o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para costurar um acordo com parlamentares que contemple a ala política e o mercado financeiro, a oposição se articula no Congresso para dificultar a vida do petista — e de quem trabalha com ele.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma demonstração de falha da base governista, os deputados da oposição aprovaram com facilidade os pedidos de esclarecimentos aos ministros da Justiça, Flávio Dino; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Previdência, Carlos Lupi; e da Agricultura, Carlos Fávaro. 

A audiência da comissão, comandada por Bia Kicis (PL-DF), acontece em abril e a justificativa para a convocação toca em pautas caras ao bolsonarismo. 

Dino, por exemplo, deve esclarecer a ida ao Complexo da Maré, favela no Rio de Janeiro, local que, argumenta o autor de um dos três requerimentos apresentados na comissão, é "dominado por facção criminosa".

Já Fávaro terá que explicar as denúncias de invasões de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), enquanto Marina Silva prestar contas sobre a declaração de que 120 milhões de brasileiros passam fome e o recorde de desmatamento da Amazônia em fevereiro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lupi, por sua vez, explicará os descontos desautorizados na folha de pagamento dos aposentados em benefício de entidades sindicais. 

Lula: a polarização no controle das comissões

A oposição a Lula promete fazer muito mais barulho do que fez o PT no governo de Jair Bolsonaro — e devem seguir na estratégia de usar o colegiado para convocar ministros a prestar esclarecimentos. 

Para se ter uma ideia, deputados que fazem parte da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado  submeteram mais de 20 requerimentos para convocar Dino. 

Não é à toa que o PT e o PL polarizam a disputa pelo controle das 30 comissões temáticas da Câmara. 

Exit mobile version