🔴 MONTE A SUA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS COM A AJUDA DE ESPECIALISTAS – CADASTRE-SE GRATUITAMENTE 

Bruna Martins
Bruna Martins
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e redatora dos portais Seu Dinheiro, Money Times e Empiricus. Já foi repórter do Metro Jornal SP e colaborou para Casa Vogue, além de ter experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Conteúdo Empiricus

Privatização da Sabesp: enquanto governador de SP envia proposta à Alesp, outra empresa de saneamento está ‘enchendo o bolso’ de alguns brasileiros

Veja como você também pode se beneficiar da iniciativa dessa outra grande companhia de saneamento

Bruna Martins
Bruna Martins
18 de outubro de 2023
14:00 - atualizado às 11:26
privatização da sabesp saneamento torneira
Imagem: Canva / Montagem: Bruna Martins

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, encaminhou o projeto de privatização da Sabesp, a companhia de saneamento básico do estado, à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (17). A expectativa do governador é de que a proposta seja votada pelos deputados ainda em 2023, antes do recesso de final de ano.

O Projeto de Lei prevê que a privatização ocorra por meio de follow-on, ou seja, uma oferta pública de ações. Enquanto isso, o governo de São Paulo vai reduzir sua participação na companhia para uma porcentagem entre 15% e 30%, mantendo direito a veto em decisões estratégicas (golden share).

A Sabesp é uma empresa de economia mista: uma porção dela pertence à iniciativa privada, enquanto a maior parte, atualmente, está sob responsabilidade do governo paulista.

A privatização da companhia foi uma das principais promessas de campanha de Tarcísio. A proposta é polêmica e, no começo deste mês de outubro, funcionários da Sabesp chegaram a fazer uma greve para tentar interromper o processo. 

Mas enquanto a possibilidade de privatização da maior estatal paulista divide opiniões, a verdade é que o investidor deveria estar com sua atenção voltada a uma outra companhia do setor de saneamento.

Explico melhor: a BRK Ambiental, uma das maiores empresas de saneamento básico e gestão de água e esgoto do Brasil, está colocando dinheiro no bolso de muitos brasileiros atentos às boas oportunidades do mercado financeiro. 

Renda fixa com retornos ‘gordos’

A BRK Ambiental é uma companhia privada que atua em mais de 100 cidades brasileiras e que, como uma das iniciativas para conseguir oferecer serviços essenciais de água e esgoto a 16 milhões de brasileiros, capta recursos do mercado por meio de um título de renda fixa “premium”

Em outras palavras, investidores interessados podem emprestar dinheiro à empresa que, em troca, paga um retorno atrelado à inflação e bastante atrativo – tão atrativo que ganhou esse apelido de “premium”.

O título disponibilizado pela BRK Ambiental tem um rendimento bruto de IPCA +9,02% ao ano. Considerando a estimativa mais recente do Boletim Focus para o IPCA de 2023 e o rendimento líquido IPCA +6,58%, isso significa que esse título pode pagar até 11,33% ao ano ao investidor. 

Tomando por base esse retorno durante toda a duração do título, que é de pouco mais de 7 anos, o valor seria suficiente para transformar um investimento inicial de R$ 2.000, por exemplo, em R$ 4.239. Veja só:

Fonte: iDinheiro

Ou seja: nesse cenário, seria possível mais do que dobrar o seu investimento inicial aplicando no título de renda fixa “premium” oferecido por essa empresa de saneamento – e deixando seu dinheiro aplicado por toda a duração do título. 

Para se ter ideia, esse retorno é bem maior do que o oferecido, atualmente, pelos títulos do Tesouro Direto atrelados ao IPCA:

Fonte: Tesouro Direto (17/10/2023)

Dá para perceber como o título de renda fixa da BRK Ambiental tem rendimento potencial bem maior que a média do mercado. Trata-se de um produto bastante atrativo para quem topa encarar riscos maiores (já que esse não é um título emitido pelo próprio governo, como os do Tesouro IPCA+) em busca de retornos muito mais “gordos”.

E ainda cabe ressaltar, aqui, uma outra importante vantagem desse título de renda fixa “premium”: a isenção de Imposto de Renda. Dessa forma, o investidor não precisa se preocupar com a “mordida do Leão” sobre os rendimentos obtidos a partir da aplicação.

VEJA COMO INVESTIR NESSE E EM + 4 TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’

Comece a investir na renda fixa ‘premium’

Esse título emitido pela BRK Ambiental é apenas um dos que fazem parte da renda fixa “premium” – categoria de produtos capaz de gerar rendimentos significativos, em prazos de tempo relativamente curtos e o melhor: sem precisar abandonar a segurança da renda fixa. 

Se você quer saber como investir nesse título e em outros que fazem parte desse grupo, fique tranquilo. A Empiricus Research, principal casa de análise financeira independente do país, divulga mensalmente as principais oportunidades disponíveis para investimento dentro da renda fixa “premium”. 

Agora em outubro, por exemplo, um outro título indicado na lista da Empiricus Research tem rendimento estimado ainda maior que o de BRK Ambiental: IPCA +10% ao ano. Dê só uma olhada na seleção:

Fonte: Empiricus Research

Para conhecer essas oportunidades da renda fixa “premium” você não paga nada. Basta acessar o link ao final desta reportagem, informar os seus dados de contato e, em poucos minutos, o relatório da Empiricus Research com informações detalhadas sobre cada um dos títulos estará disponível no seu e-mail gratuitamente.

[GRATUITO] QUERO CONHECER OS TÍTULOS DA RENDA FIXA ‘PREMIUM’

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar