🔴 MELHORES MOMENTOS DO MACRO SUMMIT BRASIL 2024 – ASSISTA AQUI

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo empiricus

Invasão de radicais bolsonaristas ao Congresso é ruído ou sinal para o Ibovespa? Veja quais são as orientações para o investidor brasileiro, de acordo com analista

Após os atos de vandalismo por bolsonaristas radicais nas sedes dos Três Poderes, analista diz quais são suas perspectivas para a bolsa nos próximos dias e dá orientações sobre onde investir o seu dinheiro

Leticia Camargo
Leticia Camargo
9 de janeiro de 2023
11:45 - atualizado às 11:47
invasão ao congresso ibovespa
Imagem: Reprodução redes sociais

O mercado financeiro não amanheceu contente nesta segunda-feira. A invasão de manifestantes bolsonaristas nas sedes do Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto, em Brasília, no último domingo (8), trouxe dúvidas sobre a governabilidade do país e mais incertezas para o investidor.

Como resultado, o Ibovespa futuro abriu em queda de mais 1,3%, aos 109 mil pontos. No momento em que escrevo essa reportagem, o principal índice da bolsa brasileira opera em queda leve, de 0,75%.

Agora, existem diferentes visões entre analistas sobre o grau de impacto que o evento pode causar no Ibovespa. De um lado, há quem acredite que o episódio de vandalismo tende a ser apenas um ruído de curto prazo para os ativos brasileiros.

De outro, há aqueles que veem o ataque de bolsonaristas radicais como um sinal para o início de uma crise no governo brasileiro, que pode afetar os preços dos ativos domésticos e o Ibovespa como um todo no médio a longo prazo.

Para que fique claro, não é meu trabalho tomar partido sobre os últimos acontecimentos em Brasília. Tampouco me interessa se você é um eleitor de Lula ou de Bolsonaro…

Mas existe um fato: as sedes dos Três Poderes foram alvos de vandalismo e isso chamou a atenção em âmbito nacional e internacional. Os principais veículos de comunicação do mundo deram a notícia e repercutiram negativamente o ocorrido…

É por isso que eu estou aqui: para te informar sobre como esse evento pode mexer com os seus investimentos nos próximos dias - e quais direcionamentos tomar a partir disso.

Sinal ou ruído no Ibovespa?

A principal pergunta do mercado após o ocorrido é se isso será apenas um ruído ou um sinal para o Ibovespa. É claro que não existe uma resposta definitiva, já que não é possível prever o futuro, mas alguns analistas já expressaram suas expectativas para os próximos dias.

Para Felipe Miranda, CEO e estrategista-chefe da Empiricus Research, por exemplo, a invasão em Brasília traz, novamente, o risco institucional e a tensão nas esferas de poder. Mas, neste momento, ela simboliza muito mais um ruído do que um sinal:

Isso implica uma mudança de tendência ou reação muito profunda? Neste momento, não me parece o caso. Tem muito mais ruído, é muito mais imagético do que propriamente uma alteração das condições de lucro das empresas e ou de solvência do país. Num primeiro momento, o mercado deve reagir desfavoravelmente, mas não mudou o país. É muito mais barulho do que qualquer outra coisa. É claro que depende dos desdobramentos a partir de agora”, explica o analista.

Porém, apesar de acreditar que a reação negativa do mercado seja passageira, Felipe alerta que tudo vai depender de como o governo vai reagir a partir de agora. Para o analista, há duas posturas possíveis:

  1. Uma postura conciliadora: “o governo tem a chance de punir com o rigor da lei os envolvidos diretos, mas não entrar numa “caça às bruxas” generalizada. Se tivermos um discurso de apaziguamento, de que o governo será para todos, isso poderia ser inclusive uma oportunidade para o Brasil”;
  2. ‘Nós contra eles’: “se o governo adotar uma postura de chamar todos de fascistas, genocidas e adotar um discurso de “nós contra eles”, mantendo os primeiros sinais do governo de um radicalismo à esquerda, isso será muito ruim. Esperamos que não vá para esse caminho”.

Em resumo, o Ibovespa deve ter um dia negativo, ou pelo menos pior do que os mercados pares, que hoje devem subir com a alta do petróleo e Wall Street. No entanto, ao longo do dia e no decorrer da semana, as coisas podem ser acomodadas.

“É claro que, se o tom continuar beligerante, pode ser pior e até escalar para risco de golpe… Mas não é isso que está no radar neste momento, às 8h desta segunda-feira”, destaca Felipe.

Então, o que fazer enquanto as coisas não se definem?

Por enquanto, o que cabe a você, investidor, é se informar e estar ciente de tudo o que está em jogo para os seus investimentos em 2023. 

Nesse sentido, Felipe Miranda escreveu um relatório com uma análise macro, no qual ele diz o que espera para o mercado em 2023 e onde ele recomenda investir a partir disso.

Dadas as incertezas políticas e econômicas do novo governo, o analista se ateve em recomendar ativos resilientes e que não estão sob risco de interferências por parte de Lula. 

GRATUITO: UMA ANÁLISE MACROECONÔMICA E ONDE INVESTIR EM 2023, SEGUNDO FELIPE MIRANDA

Gratuito: veja orientações sobre o que fazer com o seu dinheiro em 2023

Feitas todas as considerações acima, Felipe Miranda analisou o cenário político e econômico brasileiro e divulgou em um relatório recente quais são as suas expectativas para o ano de 2023.

É quase um manual de sobrevivência para o investidor.

No relatório, também há 25 ativos recomendados pelo analista para investir este ano. Eles foram separados em 5 classes, com 5 sugestões cada. Ao todo, são:

  • 5 ações boas pagadoras de dividendos;
  • 5 fundos imobiliários baratos e em um bom ponto de entrada;
  • 5 BDRs (ações de empresas estrangeiras que você pode comprar no Brasil e em reais);
  • 5 títulos de crédito privado (títulos de renda fixa emitidos por grandes empresas);
  • 5 fundos de investimento com estratégias variadas, de multimercados à reserva de emergência.

Com essas recomendações, você consegue montar uma carteira diversificada e com ativos mais resilientes a riscos políticos e econômicos para começar 2023.

Geralmente, apenas os assinantes da carteira recomendada de Felipe, que leva o nome de “Palavra do Estrategista”, teriam acesso a esse relatório.

Mas, graças a uma cortesia da Empiricus Investimentos, corretora do mesmo grupo, você pode ler o relatório e ver as recomendações sem ser assinante e de graça.

Para você ter uma ideia, desde que foi criada, em setembro de 2015, até 1º de janeiro de 2023, a carteira em questão teve 353,8% de rentabilidade. Isto é, mais que quadruplicou o dinheiro de quem seguiu à risca as recomendações do analista.

Agora, você pode ter acesso a um dos relatórios dessa carteira sem desembolsar um centavo sequer. Basta clicar no botão abaixo e seguir o passo a passo para liberar seu acesso:

GRATUITO: UMA ANÁLISE MACROECONÔMICA E ONDE INVESTIR EM 2023, SEGUNDO FELIPE MIRANDA

Importante: ao liberar seu acesso, você terá a oportunidade de acessar não apenas o relatório de Felipe Miranda, como mais de 40 relatórios disponibilizados como cortesia pela Empiricus Investimentos. 

Diante das incertezas políticas e econômicas no Brasil, ter acesso a recomendações de analistas renomados do mercado faz diferença. Por isso, aconselho que você se cadastre e esteja pronto para receber novas orientações.

Você não gasta nada em nenhuma parte desse processo, mas pode lucrar muito com todas as informações que vai receber.

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Criptomoeda comunista? Lote de ativo do Vietnã que pode disparar 39.900% vai ser distribuído a partir de segunda-feira; garanta suas unidades

14 de abril de 2024 - 16:00

Criptomoeda desenvolvida no país asiático já disparou 1.200% e faz parte de carteira com potencial milionário

Conteúdo Empiricus

Ação do varejo já subiu 296% em um ano; tem espaço para mais? Analista prefere outra varejista de moda; veja

14 de abril de 2024 - 8:00

Enquanto esse papel dispara na bolsa, analista da Empiricus recomenda outra varejista de moda em ótimo ponto de entrada

Conteúdo Empiricus

‘Banho de água fria’ dos juros americanos é oportunidade escondida? Analista detecta possibilidade de lucro em meio ao pessimismo dos mercados

13 de abril de 2024 - 16:00

Dados do CPI vieram acima do esperado, mas uma classe de ativos é capaz de entregar lucro mesmo assim

Conteúdo Empiricus

Cyrela (CYRE3) mostra – mais uma vez – capacidade de ‘tirar leite de pedra’ no 1T24; ação é uma boa para dividendos?

13 de abril de 2024 - 12:00

Incorporadora divulgou sua prévia do 1T24 e, de novo, surpreendeu positivamente; analista destaca robustez dos resultados da companhia mesmo em ‘cenários pouco convidativos para o setor’

Conteúdo Empiricus

Pré-halving do Bitcoin faz 1.500 milionários por dia – e a sua chance de se tornar um deles está nessa lista de criptomoedas baratas e desconhecidas

13 de abril de 2024 - 10:00

Há menos de 10 dias do halving, o especialista Valter Rebelo lança lista com 5 criptomoedas promissoras

Conteúdo Empiricus

Não é 3Tentos (TTEN3): outra ação do agro é a favorita deste analista e pode pagar dividendos ‘gordos’

13 de abril de 2024 - 8:00

Esta ação do agro é considerada a melhor do setor para buscar dividendos atraentes – papel já subiu mais de 7% em 2024 e analista defende que pode ser só o início

Conteúdo Empiricus

Volta aos escritórios beneficia FII de lajes corporativas que pode gerar retorno de até 24,2%; conheça

12 de abril de 2024 - 16:00

Com portfólio ‘premium’, fundo imobiliário tem ativos nas principais praças de SP e RJ, onde é grande a demanda por escritórios

Conteúdo Empiricus

Até R$ 11 mil por mês de renda extra? Brasileiro revela robô de day trade capaz de gerar esses valores

12 de abril de 2024 - 12:00

O trader Leo Nonato saiu de boia-fria a trader que lucra mais de R$ 11 mil por mês, e agora ele quer te ajudar a buscar o mesmo; entenda

Conteúdo Empiricus

Cosan (CSAN3) cai 18% no ano – para analista da Empiricus, a queda significa oportunidade; entenda

12 de abril de 2024 - 10:00

Larissa Quaresma acredita que 4 pilares podem acionar valorização das ações e gerar lucros ao investidor

conteúdo empiricus

Obrigado, Javier Milei? Simpatia do presidente da Argentina pelo Bitcoin pode contribuir para potencial explosão de 5 criptomoedas

12 de abril de 2024 - 8:00

Apoio institucional é um dos suportes que pode alavancar Bitcoin no sistema financeiro; ao subir, ele pode arrastar junto criptomoedas que podem gerar R$ 1 milhão

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies