O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Títulos de dívidas da União unem segurança equiparável a do Tesouro Direto com rendimentos acima do CDI; saiba o que são os precatórios e como investir
Os precatórios têm chamado cada vez mais a atenção dos investidores que buscam opções rentáveis e seguras. E não é para menos: esse tipo de investimento pode oferecer rendimentos acima do CDI, com a garantia de ser lastreado nas dívidas da União.
Com isso, os precatórios se tornaram uma excelente alternativa para quem deseja diversificar sua carteira de investimentos e obter ganhos consistentes a longo prazo.
Mas, afinal, você sabe o que são precatórios e como eles funcionam na prática?
Se você ainda não conhece essa modalidade de investimento, não se preocupe. A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre precatórios, desde seu conceito até as vantagens de investir.
Os precatórios são títulos emitidos pelo poder público, como forma de pagamento de dívidas reconhecidas pela justiça. Ou seja, quando o Estado perde uma ação judicial e é condenado a pagar uma quantia em dinheiro, esse valor pode ser pago por meio de um precatório.
Assim, o precatório nada mais é que um instrumento legal que serve para garantir que a dívida seja cumprida. Trata-se do reconhecimento da dívida, e não do pagamento em si. Quando a dívida é de fato reconhecida, então o governo deve cumprir com o pagamento.
No Brasil, os precatórios são emitidos pelas diversas esferas do poder público, como a União, Estados e municípios.
No caso das dívidas da União, a responsabilidade e garantia pode ser equiparada ao grau de risco do Tesouro Direto, considerado o investimento mais seguro do país.
Esses títulos têm características específicas, como prazos de vencimento e valores que podem ser negociados por diferentes instituições financeiras.
Além disso, os lucros dos precatórios são isentos de Imposto de Renda em até R$ 35 mil e, acima disso, a alíquota é de 15%, igual à mais baixa possível nos instrumentos de renda fixa.
Investir em precatórios pode trazer diversas vantagens para o seu portfólio de investimentos. A principal delas é a possibilidade de obter rentabilidades acima do CDI.
Para você ter uma ideia, já houve precatórios que entregaram um rendimento de 384% do CDI em 5 meses, o mesmo que 19,98% no período.
A título de comparação, nesse mesmo intervalo de tempo, o Ibovespa (principal índice da bolsa brasileira) rendeu 1,2% e o Bitcoin, a principal criptomoeda do mundo, rendeu 8,9%.
Outro ponto positivo é a possibilidade de comprar precatórios com descontos consideráveis em relação ao seu valor nominal, o que aumenta o potencial de lucro.
E, se você pensa que esse investimento não é seguro, está muito enganado. Os precatórios são considerados bastante seguros, pois são lastreados nas dívidas do Estado, o que significa que o risco de inadimplência é baixo.
Vale lembrar, também, que esses títulos têm um tratamento especial na Constituição Federal e em outras leis, o que garante maior segurança jurídica para o investidor.
Como se não bastasse tudo isso, uma outra particularidade dos precatórios é o fato deles “mesclarem” as vantagens da renda fixa e variável.
Como investimentos de renda fixa, eles oferecem rentabilidade previsível, definida no momento da aquisição. Além disso, a maioria deles tem prazo de vencimento definido – o que permite ao investidor planejar melhor seus investimentos.
Por outro lado, também apresentam características de renda variável, já que o preço pode variar de acordo com as condições do mercado.
Em alguns casos, é possível adquirir precatórios com descontos consideráveis em relação ao valor nominal – o que aumenta o potencial de lucro.
Como você viu, investir em precatórios é uma excelente maneira de diversificar sua carteira e obter rentabilidades acima de outros investimentos do mercado, combinando segurança e potencial de lucro.
Com a garantia do Estado e a possibilidade de adquirir títulos com descontos em relação ao valor nominal, os precatórios se destacam como uma opção atraente para quem busca investimentos de qualidade.
Além, é claro, de rentabilidades acima do convencional em se tratando de renda fixa.
Vale ressaltar, porém, que assim como outros investimentos, os precatórios também possuem riscos, sendo necessário avaliá-los com cautela antes de investir.
Por isso, recomendamos que você conte com o apoio de uma instituição renomada e especializada nesse tipo de investimento.
A Empiricus Investimentos, por exemplo, está prestes a lançar no mercado o seu “Super Título Público”, um precatório que pode proporcionar benefícios como:
E a boa notícia é que você pode participar gratuitamente do lançamento desta oferta, que acontecerá a partir do dia 8 de maio.
Se você quiser aproveitar a próxima oferta de precatórios, acesse o link abaixo e inscreva-se para receber informações sobre o lançamento com prioridade.
Não se preocupe, pois a inscrição é 100% gratuita:
"Os direitos creditórios de que trata o material publicitário são ativos de risco, que não possuem a garantia do Fundo Garantidor de Créditos, e nem se equiparam a valores mobiliários ou produtos bancários. Leia atentamente os termos de risco e a lâmina do produto, antes de investir."