O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A prévia da inflação para o mês de agosto registrou alta de 0,28%, mas será que isso é o suficiente para um novo ciclo de alta da Selic?
Na última sexta-feira (25), foram divulgados os dados da prévia da inflação de agosto. Depois de dois meses seguidos de queda, o IPCA-15 voltou a acelerar e apresentou um aumento de 0,28%.
De acordo com o analista da Empiricus Research Matheus Spiess, o número veio acima das expectativas, que eram de 0,16%.
E o que mais chamou a atenção do mercado, segundo o analista, foi a distribuição dos dados. Sete das nove categorias avaliadas registraram alta, com destaque para o preço dos combustíveis.
Esses números não foram muito bem recebidos pelos investidores, o que acabou resultando em uma queda de mais de 1% no Ibovespa no último pregão da semana passada.
O resultado da prévia da inflação pode assustar muitos investidores. Afinal, com a desaceleração da inflação em junho e julho e o corte da Selic no início de agosto, a expectativa era de que a economia brasileira entrasse em um novo ciclo.
Mas agora, diante dos números apresentados pelo IPCA-15, a questão que fica é:
Para Matheus Spiess, o movimento de aceleração da inflação já era esperado no segundo semestre.
Ainda assim, ele aponta que a alta indicada na prévia da inflação não deve ser motivo para que a Selic volte a subir. De acordo com Spiess, o IPCA-15 é uma amostra de curto prazo e o Banco Central costuma ser mais cauteloso com esse tipo de dado.
A visão do presidente do Banco Central corrobora a leitura do analista da Empiricus Research.
Em um evento organizado pela Warren Rena, Campos Neto avaliou que os dados não foram tão ruins assim. O presidente do BC ainda disse que a trajetória do IPCA-15 “indica mais ou menos” o que a autoridade monetária espera da inflação.
Por outro lado, Matheus Spiess aponta que, a aceleração da inflação em agosto “esvazia a chance de cortes de 0,75 p.p. em 2023.”.
Acontece que, em outros ciclos de afrouxamento monetário, o corte de juros costumava ser maior que as expectativas de analistas.
Entretanto, para que a queda da Selic volte a acelerar, a autoridade monetária dependerá dos dados econômicos.
Nesse sentido, o analista aponta que muitos investidores “corrigiram suas expectativas”. Isto é, com a possibilidade de uma queda de juros mais lenta, muitos acabaram desfazendo suas posições na bolsa.
Entretanto, pensando em investimentos, Spiess aponta que é preciso se distanciar de dados de curto prazo.
Na visão do analista, ainda existe muito espaço para a Bolsa subir com o fechamento da curva de juros. Para a próxima reunião do Copom, a estimativa é de um corte de 0,50 p.p.
Contudo, no curto prazo, a bolsa ainda vai sofrer pressões, pois faltam gatilhos positivos, explica.
Por esse motivo, ele aponta que, se o próprio Banco Central tem cautela ao reagir a dados de curto prazo como o IPCA-15, o investidor também deveria ser menos reativo a eles.
Para Matheus Spiess, apesar do cenário ainda difícil, a Bolsa pode decolar nos próximos 12 meses. E alguns setores tendem a entregar retornos maiores que outros.
O analista explica que empresas cíclicas domésticas, mais sensíveis a variações de juros, tendem a ter um maior potencial de valorização com a retomada da bolsa. Contudo, por estarem mais vulneráveis aos ciclos de juros, neste primeiro momento elas sofrem mais.
Assim, o investidor mais impaciente e que, a qualquer sinal de queda foge da bolsa, pode acabar perdendo algumas das maiores altas em um provável bull market.
Atualmente, a casa aposta em uma carteira de 10 ações que pode valorizar 90% ou mais, segundo Rodolfo Amstalden, que é o analista responsável por este portfólio. Só no primeiro semestre de 2023, esse portfólio entregou uma rentabilidade de 62%.
Entretanto, o ciclo de queda da Selic pode beneficiar ainda mais essas ações. Por esse motivo, a Empiricus Research decidiu criar a Sociedade Microcap. Trata-se de um pequeno grupo de investidores que terá acesso à carteira com as 10 ações.
Como expliquei anteriormente, essas ações podem ser mais impactadas num primeiro momento. Por isso, essa carteira é recomendada apenas para os investidores que estão dispostos a enfrentar uma turbulência inicial em busca de lucros acima da média.
Se este é o seu perfil, você pode se cadastrar agora mesmo na lista de interessados para saber mais informações da Sociedade Microcap.
Você não paga para se cadastrar e receber mais detalhes sobre como fazer parte da Sociedade. Basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções: