🔴 BYD COM ATÉ 50% DE DESCONTO? CONHEÇA A ESTRATÉGIA

Leticia Camargo
Leticia Camargo
Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Já passou por agência de marketing digital, onde trabalhou com estratégias de SEO e marketing de conteúdo.
conteúdo empiricus

‘A hora é de colocar um monte de ações para dentro da carteira’, diz analista – entenda a oportunidade que se abriu na bolsa brasileira

Analista cita quatro ações que estão em uma boa oportunidade de compra agora – uma delas está com 60% de desconto em relação à sua média histórica dos últimos 2 anos

Leticia Camargo
Leticia Camargo
11 de outubro de 2023
10:00 - atualizado às 13:12
bolsa brasileira ações ibovespa investimentos weg wege3 eletrobras elet6 itau itub4
Imagem: Shutterstock

Não é segredo para ninguém que a bolsa brasileira não está em seu melhor momento. Depois de emplacar sua máxima do ano em julho, aos 123 mil pontos, o Ibovespa agora opera em queda livre, aos 115 mil pontos.

E, se tivéssemos de apontar um culpado, ele seria o cenário macroeconômico. Um movimento de alta dos juros muito intenso lá fora, principalmente nos Estados Unidos, fez com que os ativos de risco do mundo tivessem uma forte desvalorização.

É claro, o Brasil não ficou de fora dessa história. Mas a boa notícia é que essa queda está abrindo uma oportunidade significativa para os investidores agora.

Você já ouviu falar nesse ditado do mercado financeiro: “compre ao som de canhões e venda ao som de violinos”? 

A frase célebre é atribuída ao financista londrino Nathan Rothschild e sugere que os momentos mais difíceis do mercado geralmente trazem uma boa hora para comprar ações.

Ou seja, a tendência é que, quanto pior o mercado, melhores são as oportunidades de lucro. E se isso for verdade, os investidores deveriam dar ouvidos ao que diz João Piccioni, analista da Empiricus Research.

Para ele, embora o cenário não seja otimista, ele pode servir para que o investidor de renda variável aproveitar as "barganhas" que o mercado está oferecendo. Ou seja, ações de empresas muito boas, com qualidade e vantagens competitivas, que ficaram baratas demais. Assim, o investidor que aguentar passar pela tempestade e se posicionar agora, pode ser muito beneficiado lá na frente.

“Agora é o momento do investidor acumular boas ações. Quando olhamos para a bolsa, há várias líderes de mercado que estão baratas e me parece que é hora de colocar um monte de ações para dentro da carteira” - João Piccioni, analista da Empiricus Research

Esse é um trecho da entrevista concedida pelo analista ao programa Onde Investir, do mês de outubro. Veja na íntegra:

Na visão do analista, as ações caíram bastante, devolvendo muito o valor que vimos no mês de julho, o que abriu espaço para adquiri-las pagando menos do que realmente valem. 

É claro que comprá-las agora não significa ver um retorno imediato. Segundo Piccioni, “temos que pensar em um horizonte mais alongado de tempo e aproveitar para comprar barato. Empresas boas, de qualidade, com estratégias competitivas bem definidas, podem ter um bom resultado nos próximos 6 a 12 meses”.

Portanto, se você é um investidor que gosta de renda variável e está disposto a comprar barganhas esperando pelo upside que elas podem ter lá na frente, sugiro que continue lendo esta reportagem.

A seguir, apresento algumas das oportunidades que João Piccioni está enxergando na bolsa.

4 ações que estão baratas agora e valem o seu dinheiro

Então, se está na hora de comprar boas ações, Piccioni fez a lição de casa e foi em busca das melhores oportunidades da bolsa. Para ele, algumas empresas mais ligadas ao ciclo doméstico foram muito penalizadas este ano e podem surpreender nos próximos meses.

Um exemplo é o Grupo SBF (SBFG3). Na visão do analista, esse é um caso de empresa que sofreu com a alta dos juros, teve problemas com o grande estoque acumulado, mas está conseguindo contornar as adversidades e pode trazer um belo resultado no 4º trimestre.

Atualmente, a companhia negocia a 6 vezes os seus lucros projetados para 2024, um desconto superior a 60% em relação a sua média histórica dos últimos 2 anos. Além disso, em relação aos seus pares, ela é a ação do varejo de moda mais barata hoje.

Outra empresa que brilha os olhos do analista é a Hapvida (HAPV3), que atua no setor médico-hospitalar. Ela também passou por um ano extremamente difícil, segundo o analista, devido à sinistralidade, que “explodiu” com o nível de utilização dos planos.

Porém, Piccioni acredita que a companhia está em um ponto de inflexão e o preço atual ainda não reflete esse cenário. “As ações estão bem abaixo da sua máxima histórica (R$ 18,51), atingida em janeiro de 2021, e mesmo com a recuperação mais forte desde as mínimas, ainda caem -7% ao ano. Bom ponto de entrada”, afirma.

Além disso, ele cita mais duas ações do setor imobiliário, que avalia que podem trazer prévias operacionais muito boas no final do mês. São elas Cyrela (CYRE3) e Direcional (DIRR3).

São ações que estão muito baratas, que se beneficiam de uma eventual compressão na curva de juros e que, além de tudo, têm perspectiva de um bom pagamento de dividendos. “No caso da Direcional, o dividend yield poderia chegar até 12% com a distribuição da sua reserva de lucros”, afirma Piccioni.

Na visão do analista, esses quatro casos têm um potencial bastante interessante para o mês de outubro. Mas, vale destacar que eles são um recorte de uma carteira maior, que conta com as 10 melhores ações para investir no mês.

Essa carteira foi elaborada pelos analistas da Empiricus Research e é possível acessá-la de graça, apenas fazendo o seu cadastro no botão abaixo:

GRATUITO: CONHEÇA AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM OUTUBRO

Há outros 6 papéis de empresas em uma boa oportunidade de compra; conheça de graça

Todos os meses, os analistas da Empiricus Research “garimpam” a bolsa brasileira em busca das melhores oportunidades com ações e divulgam essa carteira como cortesia. Ou seja, qualquer pessoa interessada pode conhecê-la.

A carteira do mês de outubro já está disponível para acesso de todos investidores. Portanto, para consultar, basta clicar no botão abaixo e preencher os seus dados. É tudo 100% gratuito.

Além disso, você também pode conhecer outros 6 papéis de empresas que estão baratos e em uma boa oportunidade de compra.

Na carteira, os analistas também disponibilizam as alocações sugeridas, com os pesos ideais para balancear a carteira, em busca de maximizar os lucros ao mesmo tempo em que minimiza os riscos de cada operação.

Ao se cadastrar, você ainda receberá atualizações dessa carteira todos os meses. Ou seja, você não perde nada por liberar seu acesso gratuito, mas pode ganhar muito com todas as informações que irá encontrar:

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

PETR4: Após fritura de Prates, ‘há risco de menor distribuição de dividendos pela frente’

15 de maio de 2024 - 16:05

Demissão de CEO e mudança nas prioridades da estatal podem prejudicar acionista

conteúdo empiricus

‘Prima’ da LCI e LCA, Alckmin anuncia a LCD – mas outros títulos já disponíveis no mercado pagam até IPCA +7,1% e estão fora do radar

15 de maio de 2024 - 14:00

Enquanto o mercado tenta buscar alternativas para títulos como as LCIs e LCAs, é possível ganhar até IPCA + 7,1% com títulos da renda fixa “turbinada”; entenda

Conteúdo Empiricus

Renda fixa: ‘Selic’ de 40% de Milei mostra armadilha de olhar apenas para o juro nominal

15 de maio de 2024 - 12:20

País vizinho reduz sua taxa básica de juros, mas número ainda é alto

Conteúdo Empiricus

Gerdau (GGBR4) ‘caiu nas graças’ do mercado? BTG Pactual e Itaú BBA recomendam a compra das ações da companhia; veja

15 de maio de 2024 - 12:00

Para os “bancões” a melhora operacional da companhia, bem como seu valuation atraente são alguns dos fatores por trás da recomendação

Conteúdo Empiricus

Profetizou? Horas antes da demissão do CEO da Petrobras (PETR4), analista disse: ‘eu fico torcendo para aparecer uma notícia negativa’, hora de comprar a ação? 

15 de maio de 2024 - 11:01

Mesmo com números ruins no 1T24, as ações da Petrobras (PETR4) negociavam próximas ao valor justo. Mas será que a saída de CEO pode abrir espaço para novas entradas?

Conteúdo Empiricus

‘Conselheiro dos ricaços’ revela bastidores das principais gestoras do país – veja como elas estão investindo

15 de maio de 2024 - 10:00

Bruno Mérola realizou um estudo com empresas que possuem bilhões de reais sob custódia e, nesta quarta-feira, vai mostrar as principais estratégias de alocação que descobriu com isso

Conteúdo Empiricus

Volkswagen T-Cross é a SUV campeã de vendas de abril; veja como comprar esse e outros carros com até 50% de desconto

14 de maio de 2024 - 18:00

Empresário especializado no mercado de automóveis explica como aplicar estratégia para poder pagar até metade do valor da tabela Fipe

Conteúdo Empiricus

Fundos multimercado: apenas 15 superaram o CDI no 1T24; saiba qual a perspectiva dos gestores para este momento

14 de maio de 2024 - 14:00

Participe da transmissão especial do Giro do Mercado e descubra como os gestores de fundos multimercado estão montando suas carteiras

Conteúdo Empiricus

Banco de investimentos ‘joga na série A dos bancões’ e supera rentabilidade de Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) no 1T24; veja

14 de maio de 2024 - 12:00

Confira a análise do resultado desse banco no primeiro trimestre de 2024, segundo Empiricus Research

Conteúdo Empiricus

Banco Central dividido? Por 5 a 4, Copom corta a Selic em 25 pontos e deixa em aberto os próximos passos; entenda como se posicionar agora

14 de maio de 2024 - 10:00

Apesar da desaceleração no ciclo de flexibilização monetária, o corte de 25p.p. abre oportunidade para buscar lucros por dois caminhos, apontam especialistas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar