🔴 AÇÃO QUE JÁ DISPAROU 1.200% E AINDA ESTÁ BARATA – VEJA QUAL

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo Empiricus

5 dicas fundamentais para quem busca um novo emprego ou quer crescer em sua carreira em 2023

Conheça as principais habilidades e estratégias que você precisa desenvolver para progredir na carreira e melhorar seu salário em 2023

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
15 de janeiro de 2023
10:00 - atualizado às 15:46
novo emprego carreira
Imagem: Adobe Stock

A virada de ano é sinônimo de renovação. Para muitos, pode ser a motivação que faltava para correr atrás de um novo sonho ou fazer uma mudança em sua vida. Entre tantos objetivos, um deles pode estar atrelado à sua profissão e, consequentemente, ao seu salário.

A busca por um novo emprego ou por um avanço na própria carreira é natural e se tornou ainda mais forte após os anos mais intensos de pandemia. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma LinkedIn em dezembro de 2021, cerca de 49% dos brasileiros pensavam em mudar de emprego em 2022. 

Os principais motivos para isso são a busca por melhores salários e por oportunidades de desenvolvimento, além de um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional.

Porém, tanto para mudar de carreira como para crescer em sua área de atuação, é preciso estar atualizado com o que o mercado de trabalho está buscando.

Se você deseja explorar novos ares ou alcançar um novo degrau na carreira, existem muitas oportunidades que pagam bons salários sem necessariamente exigir muita experiência ou uma formação de ponta. Contudo, é preciso se preparar.

Para explicar melhor, falamos com o diretor de RH do grupo Empiricus, Thiago Veras, que separou as cinco principais dicas para aqueles que buscam trocar ou melhorar de emprego em 2023. 

Se você tem interesse por áreas como Economia, Finanças, Mercado Financeiro, Comunicação, Publicidade e Marketing, vou apresentar algumas oportunidades ainda mais especiais.

1. Quem não é visto não é lembrado

Com passagem pela Universal Studios, Mercedes Benz e Natura, o atual head da área de Gente e Gestão da Empiricus (título dedicado à área de RH da casa de análise), Thiago Veras, tem experiência nas mais diversas áreas do mercado. 

Sabendo disso, seu primeiro conselho diz respeito à visibilidade no local de trabalho, ou no novo setor que deseja se inserir. Com o aumento das funções de home office, o ditado “quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão verdadeiro. 

Como anda o seu currículo e seu perfil no LinkedIn? Ter essas páginas atualizadas é de grande importância, principalmente agora com a velocidade que as informações correm.

Caso um amigo ou um conhecido se lembre de você e resolva te indicar para uma vaga, você precisará enviar o seu currículo e até um portfólio. Com esses documentos prontos com antecedência, você não perde tempo e já fica com eles engatilhados para compartilhar.

Melhor ainda, você pode ser um dos beneficiados na busca do LinkedIn, por um recrutador buscando exatamente o que você oferece. Neste caso, quanto mais bem esclarecido for o seu perfil, maior a sua chance de ser encontrado.

“A oportunidade chega, mas ela não espera. Em suma, tenha o seu perfil e portfólio de experiências sempre atualizados. Isso já te coloca na frente de muita gente.” aconselha Veras. 

Outra forma de “sair na frente” é buscar formas de turbinar seu currículo. Uma opção para isso é buscar cursos de especialização e, dependendo da sua área, os cursos de Master in Business Administration (MBA) podem ter diversas vertentes e são encontrados em instituições de referência no país.

A Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), por exemplo, já é uma instituição consolidada e respeitada em termos acadêmicos. A faculdade soma mais de 75 anos, com nota máxima no MEC e estruturas física e digital únicas no país. 

Essa profissionalização também pode ser oferecida em parcerias com empresas do setor privado que são notáveis em seu segmento. É o caso da Empiricus Research, que é reconhecida como uma das maiores casas de análise do país, com destaque para a área de investimentos e finanças, com seus relatórios e cursos. Além disso, a marca também se destaca com campanhas de marketing inovadoras de grande repercussão.

2. Prepare-se para as entrevistas

O segundo conselho de Veras é para o momento das entrevistas de emprego. As conversas com um potencial empregador ou recrutador jamais serão triviais. Preparar-se previamente para o papo trará fluidez para a conversa. 

Além disso, não esqueça de resumir seus projetos de maior relevância, de forma concisa e objetiva. Caso não tenha experiência de trabalho ainda, procure exemplos em outras dimensões da sua vida – escola, casa, trabalho voluntário, etc. Isso também traz bastante concretude para as competências que você já desenvolveu.

Por fim, separe um tempo para pesquisar sobre a organização e o seu provável gestor. Dessa forma, você pode usar parte do tempo da entrevista para aprofundar em questões que ficaram sem resposta em sua investigação prévia, além de demonstrar conhecimento e interesse pela empresa.  

3. Mantenha uma rede de contatos, o famigerado networking

Ter contatos nunca foi tão importante. 

Thiago Veras aponta que é de suma importância para quem quer se posicionar bem no mercado, “investir nas relações com pessoas que podem ser pontes para aquilo que você deseja como emprego ou experiência profissional.” A construção e gestão da rede de contatos, também chamado de networking, é uma maneira de estar sempre conectado a outros profissionais e fazer seu nome ser conhecido em seu meio de trabalho. 

Uma maneira de ampliar sua lista de conexões é através de um MBA. Estudando com pessoas da sua área, você pode desenvolver uma rede de nomes que têm interesses parecidos e também podem lhe ajudar ao longo de sua carreira. 

CHANCE DE GANHAR ATÉ R$ 37 MIL: CONHEÇA O MELHOR MBA DE MERCADO FINANCEIRO

Além disso, este tipo de pós-graduação, focada em negócios e executivos, costuma ser o ambiente mais fértil possível para a criação de contatos profissionais valiosos.

Porém, Veras ressalta como se deve ter cuidado com a artificialidade no contato e na manutenção da conexão. O mais importante é estabelecer relações genuinamente verdadeiras com as pessoas, mostrar-se interessado pelo que elas têm a falar e ser honesto também sobre os seus interesses profissionais, quando for este o motivo do contato.

AMPLIE AGORA SUAS CONEXÕES NA ÁREA DE MARKETING

4. Soft skills e inteligência emocional são diferenciais de profissionais bem sucedidos

Identificar soft skills e desenvolver a inteligência emocional estão entre os tópicos mais quentes para aqueles que estão em busca de desenvolvimento pessoal e profissional. Ambos os aspectos têm sido grandes diferenciais dos profissionais mais bem sucedidos em suas funções e profissões. 

“Existe uma busca pelas organizações de humanizarem os espaços de trabalho, um imperativo dos tempos atuais, puxado principalmente por uma demanda latente entre os millennials e a geração Z,” explica Veras. 

Estas gerações começaram a questionar os contornos e os limites do trabalho, incluindo as relações construídas nesse espaço. Um chefe, por exemplo, não é mais apenas uma pessoa que dá ordens e está no comando. Ele também absorveu o papel de mentor. 

Em paralelo, as relações com pares e colegas de trabalho deixaram de ter somente o aspecto de interface de trabalho e passaram a ser fonte de colaboração e aprendizagem.

Nessa nova perspectiva, surge uma nova demanda para os profissionais: aprender como lidar com as próprias emoções no ambiente laboral e como usufruir de soft skills ligadas à capacidade de se relacionar melhor - comunicação, colaboração, protagonismo, liderança, entre outros.

Para ajudar os profissionais a identificar essas habilidades e fazer um bom uso, tanto de soft skills, como de sua inteligência emocional, os MBAs oferecidos pela Empiricus em parceria com a FAAP, tanto em Finanças como em Marketing Digital, contam com um módulo focado precisamente nesses dois pontos. Essa etapa foi desenhada pelo próprio Veras e sua equipe de Gente e Gestão. 

QUERO ASSISTIR ÀS AULAS INAUGURAIS DO MBA DE FINANÇAS

QUERO ASSISTIR ÀS AULAS INAUGURAIS DO MBA DE MARKETING

5. Buscar qualificação/formação

Um dos termos mais pesquisados na atualidade, quando falamos de qualificação, é o lifelong learning. Já ouviu falar?

Em tradução livre, significa "aprendizado ao longo da vida", e representa a mudança de paradigma atual sobre o processo de aprendizagem. No passado, concluir a faculdade e um curso de pós-graduação era praticamente um sinônimo de missão cumprida. Atualmente, contudo, essa visão já não condiz com a realidade. 

Os profissionais vêm percebendo o valor do aprendizado contínuo e a importância de estarem sempre preparados para um mundo mais volátil e dinâmico. Para isso, existe uma grande busca para se capacitar de forma constante, por meio de cursos e instituições reconhecidas por sua expertise na área. 

O principal diferencial observado entre aqueles que buscam uma formação para crescer no meio privado é o viés prático do curso e se os professores têm experiência no mercado de trabalho. “E isso, os cursos de MBA da Empiricus sintetizam de maneira completa,” afirma Veras. 

É pensando nesse contexto atual que a Empiricus, junto com a FAAP, abriu as inscrições para duas opções de qualificações: o MBA em Finanças e o MBA em Marketing Digital

Comece o ano com uma nova formação: assista às aulas gratuitas do MBA da Empiricus com a FAAP

Para você que resolveu começar o ano procurando um novo emprego ou que deseja crescer na sua carreira atual, sua busca pode ser muito mais fácil se seguir uma formação diferenciada e com a qualidade acima da média.

O mercado de trabalho está se abrindo cada vez mais para receber novos e melhores profissionais. Por isso mesmo, as pessoas capacitadas deverão encontrar boas oportunidades.  

Como mencionei anteriormente no texto, a Empiricus em parceria com a FAAP está lançando dois cursos de MBA, destinados a nichos distintos: Mercado Financeiro e Marketing Digital. As vagas são limitadas, e por isso, antes de tomar a sua decisão, você poderá assistir a quatro aulas inaugurais gratuitas dos cursos.  

Os cursos dão direito à certificado de participação e são formações voltadas para aqueles profissionais que buscam protagonismo na carreira. 

Com as aulas, você poderá conhecer um pouco mais sobre a rotina e as funções de profissionais nas duas áreas. Os cursos são ministrados por especialistas do mercado, com experiências reais e diárias, para que você tenha conhecimento teórico e prático. Dessa forma, você pode conferir como se identifica com a carreira, além de se planejar financeiramente e em relação ao tempo para se dedicar à formação.

As aulas dos MBAs terão a possibilidade de serem híbridas, divididas entre o on-line e presencial. Assim, o aluno consegue aproveitar o conforto de casa e, pessoalmente, aproveitar a vivência com pessoas novas da mesma área, estabelecendo um forte networking.

A estrutura inteira da faculdade também ficará à disposição, com direito a frequentar os espaços do campus como biblioteca, salas de estudos e academia. Mais: o aluno ainda recebe uma carteira de estudante – que dá direito a vários descontos.

Não perca a chance de crescer profissionalmente e adicionar um elemento de destaque no seu currículo. Um MBA pode ser o elemento que falta para você se destacar no mercado de trabalho e atingir posições mais altas. 

Para que as dúvidas não te impeçam de deixar passar essa oportunidade, clicando no botão abaixo, você consegue desbloquear as quatro aulas inaugurais dos cursos de maneira gratuita e conferir se é isso mesmo que você está buscando:

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Nvidia (NVDC34) não é a única ‘jóia’ do mercado de IA: analista indica outra ação gringa do setor tech para investir agora

24 de maio de 2024 - 8:00

Veja o nome da ‘concorrente’ de Nvidia que tem potencial de disparar na Bolsa com o crescimento da inteligência artificial

Conteúdo Empiricus

A Selic vai ‘estacionar’ em 10%? Veja setor da bolsa que pode se beneficiar da manutenção da taxa de juros nos dois dígitos

23 de maio de 2024 - 12:00

Para este setor da economia, a projeção de uma Selic de dois dígitos em 2024 ainda pode ser uma boa notícia

conteúdo empiricus

FIIs de crédito são a solução para cenário macro desafiador, diz analista; veja qual fundo imobiliário ele recomenda

23 de maio de 2024 - 10:00

Pedro Niklaus, analista da Empiricus Research, indica um FII de crédito imobiliário que é boa opção para comprar agora; dividendos podem chegar a até 10,6%

Conteúdo Empiricus

Quanto mais paciência você tiver, mais será recompensado’: lista de criptomoedas pode multiplicar investimento em até 400x

23 de maio de 2024 - 8:00

Entenda o contexto atual do mercado e saiba como ter acesso à lista de moedas, ainda desconhecidas, para buscar até R$ 2 milhões com R$ 5 mil

Conteúdo Empiricus

ETF de Ethereum vem aí? Aprovação na SEC pode impulsionar uma lista de criptomoedas a subirem até 39.900%

22 de maio de 2024 - 18:00

Segundo especialista, ativos menores têm o potencial de multiplicar em até 400x com otimismo do mercado de criptomoedas

Conteúdo Empiricus

“Não entenderam nada”: trader rebate críticas sobre método usado para buscar lucros médios de R$ 2 mil por dia

22 de maio de 2024 - 16:00

Por meio de um vídeo de esclarecimento, André Machado afirma que haters fazem muito barulho, mas são minoria

Conteúdo Empiricus

Conheça a história que mudou o mercado de criptomoedas e as novas oportunidades para investir no 14º Bitcoin Pizza Day

22 de maio de 2024 - 15:58

Primeira transação real envolvendo criptomoedas completa 14 anos; hoje, com o mercado mais consolidado do que nunca, veja quais são as moedas com maior potencial de valorização

Conteúdo Empiricus

Não é ChatGPT 4o: conheça o sistema inteligente que pode gerar média de até R$ 2.000 por dia na internet

22 de maio de 2024 - 13:52

Sistema criado por empresário brasileiro utiliza oportunidades no mercado financeiro pra poder gerar R$ 2.000 por dia, em média

Conteúdo Empiricus

Ação dos boletos mais importantes dos brasileiros já disparou 1.200% e está barata, segundo analista: ‘é uma das melhores empresas do setor’

22 de maio de 2024 - 12:00

Empresa atua no segmento de água e energia, entregou bons resultados no 1º trimestre de 2024 e é uma das favoritas da Empiricus para investir agora

Conteúdo Empiricus

Governo Lula ‘planta gastos para colher inflação’: arcabouço fiscal do Brasil já tem data de validade e analista prega cautela a investidores

22 de maio de 2024 - 10:00

Segundo consultoria, âncora brasileira é inconsistente e sua queda, projetada para 2026, “é certa”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar