🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo Empiricus

5 dicas fundamentais para quem busca um novo emprego ou quer crescer em sua carreira em 2023

Conheça as principais habilidades e estratégias que você precisa desenvolver para progredir na carreira e melhorar seu salário em 2023

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
15 de janeiro de 2023
10:00 - atualizado às 15:46
novo emprego carreira
Imagem: Adobe Stock

A virada de ano é sinônimo de renovação. Para muitos, pode ser a motivação que faltava para correr atrás de um novo sonho ou fazer uma mudança em sua vida. Entre tantos objetivos, um deles pode estar atrelado à sua profissão e, consequentemente, ao seu salário.

A busca por um novo emprego ou por um avanço na própria carreira é natural e se tornou ainda mais forte após os anos mais intensos de pandemia. De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma LinkedIn em dezembro de 2021, cerca de 49% dos brasileiros pensavam em mudar de emprego em 2022. 

Os principais motivos para isso são a busca por melhores salários e por oportunidades de desenvolvimento, além de um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional.

Porém, tanto para mudar de carreira como para crescer em sua área de atuação, é preciso estar atualizado com o que o mercado de trabalho está buscando.

Se você deseja explorar novos ares ou alcançar um novo degrau na carreira, existem muitas oportunidades que pagam bons salários sem necessariamente exigir muita experiência ou uma formação de ponta. Contudo, é preciso se preparar.

Para explicar melhor, falamos com o diretor de RH do grupo Empiricus, Thiago Veras, que separou as cinco principais dicas para aqueles que buscam trocar ou melhorar de emprego em 2023. 

Se você tem interesse por áreas como Economia, Finanças, Mercado Financeiro, Comunicação, Publicidade e Marketing, vou apresentar algumas oportunidades ainda mais especiais.

1. Quem não é visto não é lembrado

Com passagem pela Universal Studios, Mercedes Benz e Natura, o atual head da área de Gente e Gestão da Empiricus (título dedicado à área de RH da casa de análise), Thiago Veras, tem experiência nas mais diversas áreas do mercado. 

Sabendo disso, seu primeiro conselho diz respeito à visibilidade no local de trabalho, ou no novo setor que deseja se inserir. Com o aumento das funções de home office, o ditado “quem não é visto não é lembrado” nunca foi tão verdadeiro. 

Como anda o seu currículo e seu perfil no LinkedIn? Ter essas páginas atualizadas é de grande importância, principalmente agora com a velocidade que as informações correm.

Caso um amigo ou um conhecido se lembre de você e resolva te indicar para uma vaga, você precisará enviar o seu currículo e até um portfólio. Com esses documentos prontos com antecedência, você não perde tempo e já fica com eles engatilhados para compartilhar.

Melhor ainda, você pode ser um dos beneficiados na busca do LinkedIn, por um recrutador buscando exatamente o que você oferece. Neste caso, quanto mais bem esclarecido for o seu perfil, maior a sua chance de ser encontrado.

“A oportunidade chega, mas ela não espera. Em suma, tenha o seu perfil e portfólio de experiências sempre atualizados. Isso já te coloca na frente de muita gente.” aconselha Veras. 

Outra forma de “sair na frente” é buscar formas de turbinar seu currículo. Uma opção para isso é buscar cursos de especialização e, dependendo da sua área, os cursos de Master in Business Administration (MBA) podem ter diversas vertentes e são encontrados em instituições de referência no país.

A Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), por exemplo, já é uma instituição consolidada e respeitada em termos acadêmicos. A faculdade soma mais de 75 anos, com nota máxima no MEC e estruturas física e digital únicas no país. 

Essa profissionalização também pode ser oferecida em parcerias com empresas do setor privado que são notáveis em seu segmento. É o caso da Empiricus Research, que é reconhecida como uma das maiores casas de análise do país, com destaque para a área de investimentos e finanças, com seus relatórios e cursos. Além disso, a marca também se destaca com campanhas de marketing inovadoras de grande repercussão.

2. Prepare-se para as entrevistas

O segundo conselho de Veras é para o momento das entrevistas de emprego. As conversas com um potencial empregador ou recrutador jamais serão triviais. Preparar-se previamente para o papo trará fluidez para a conversa. 

Além disso, não esqueça de resumir seus projetos de maior relevância, de forma concisa e objetiva. Caso não tenha experiência de trabalho ainda, procure exemplos em outras dimensões da sua vida – escola, casa, trabalho voluntário, etc. Isso também traz bastante concretude para as competências que você já desenvolveu.

Por fim, separe um tempo para pesquisar sobre a organização e o seu provável gestor. Dessa forma, você pode usar parte do tempo da entrevista para aprofundar em questões que ficaram sem resposta em sua investigação prévia, além de demonstrar conhecimento e interesse pela empresa.  

3. Mantenha uma rede de contatos, o famigerado networking

Ter contatos nunca foi tão importante. 

Thiago Veras aponta que é de suma importância para quem quer se posicionar bem no mercado, “investir nas relações com pessoas que podem ser pontes para aquilo que você deseja como emprego ou experiência profissional.” A construção e gestão da rede de contatos, também chamado de networking, é uma maneira de estar sempre conectado a outros profissionais e fazer seu nome ser conhecido em seu meio de trabalho. 

Uma maneira de ampliar sua lista de conexões é através de um MBA. Estudando com pessoas da sua área, você pode desenvolver uma rede de nomes que têm interesses parecidos e também podem lhe ajudar ao longo de sua carreira. 

CHANCE DE GANHAR ATÉ R$ 37 MIL: CONHEÇA O MELHOR MBA DE MERCADO FINANCEIRO

Além disso, este tipo de pós-graduação, focada em negócios e executivos, costuma ser o ambiente mais fértil possível para a criação de contatos profissionais valiosos.

Porém, Veras ressalta como se deve ter cuidado com a artificialidade no contato e na manutenção da conexão. O mais importante é estabelecer relações genuinamente verdadeiras com as pessoas, mostrar-se interessado pelo que elas têm a falar e ser honesto também sobre os seus interesses profissionais, quando for este o motivo do contato.

AMPLIE AGORA SUAS CONEXÕES NA ÁREA DE MARKETING

4. Soft skills e inteligência emocional são diferenciais de profissionais bem sucedidos

Identificar soft skills e desenvolver a inteligência emocional estão entre os tópicos mais quentes para aqueles que estão em busca de desenvolvimento pessoal e profissional. Ambos os aspectos têm sido grandes diferenciais dos profissionais mais bem sucedidos em suas funções e profissões. 

“Existe uma busca pelas organizações de humanizarem os espaços de trabalho, um imperativo dos tempos atuais, puxado principalmente por uma demanda latente entre os millennials e a geração Z,” explica Veras. 

Estas gerações começaram a questionar os contornos e os limites do trabalho, incluindo as relações construídas nesse espaço. Um chefe, por exemplo, não é mais apenas uma pessoa que dá ordens e está no comando. Ele também absorveu o papel de mentor. 

Em paralelo, as relações com pares e colegas de trabalho deixaram de ter somente o aspecto de interface de trabalho e passaram a ser fonte de colaboração e aprendizagem.

Nessa nova perspectiva, surge uma nova demanda para os profissionais: aprender como lidar com as próprias emoções no ambiente laboral e como usufruir de soft skills ligadas à capacidade de se relacionar melhor - comunicação, colaboração, protagonismo, liderança, entre outros.

Para ajudar os profissionais a identificar essas habilidades e fazer um bom uso, tanto de soft skills, como de sua inteligência emocional, os MBAs oferecidos pela Empiricus em parceria com a FAAP, tanto em Finanças como em Marketing Digital, contam com um módulo focado precisamente nesses dois pontos. Essa etapa foi desenhada pelo próprio Veras e sua equipe de Gente e Gestão. 

QUERO ASSISTIR ÀS AULAS INAUGURAIS DO MBA DE FINANÇAS

QUERO ASSISTIR ÀS AULAS INAUGURAIS DO MBA DE MARKETING

5. Buscar qualificação/formação

Um dos termos mais pesquisados na atualidade, quando falamos de qualificação, é o lifelong learning. Já ouviu falar?

Em tradução livre, significa "aprendizado ao longo da vida", e representa a mudança de paradigma atual sobre o processo de aprendizagem. No passado, concluir a faculdade e um curso de pós-graduação era praticamente um sinônimo de missão cumprida. Atualmente, contudo, essa visão já não condiz com a realidade. 

Os profissionais vêm percebendo o valor do aprendizado contínuo e a importância de estarem sempre preparados para um mundo mais volátil e dinâmico. Para isso, existe uma grande busca para se capacitar de forma constante, por meio de cursos e instituições reconhecidas por sua expertise na área. 

O principal diferencial observado entre aqueles que buscam uma formação para crescer no meio privado é o viés prático do curso e se os professores têm experiência no mercado de trabalho. “E isso, os cursos de MBA da Empiricus sintetizam de maneira completa,” afirma Veras. 

É pensando nesse contexto atual que a Empiricus, junto com a FAAP, abriu as inscrições para duas opções de qualificações: o MBA em Finanças e o MBA em Marketing Digital

Comece o ano com uma nova formação: assista às aulas gratuitas do MBA da Empiricus com a FAAP

Para você que resolveu começar o ano procurando um novo emprego ou que deseja crescer na sua carreira atual, sua busca pode ser muito mais fácil se seguir uma formação diferenciada e com a qualidade acima da média.

O mercado de trabalho está se abrindo cada vez mais para receber novos e melhores profissionais. Por isso mesmo, as pessoas capacitadas deverão encontrar boas oportunidades.  

Como mencionei anteriormente no texto, a Empiricus em parceria com a FAAP está lançando dois cursos de MBA, destinados a nichos distintos: Mercado Financeiro e Marketing Digital. As vagas são limitadas, e por isso, antes de tomar a sua decisão, você poderá assistir a quatro aulas inaugurais gratuitas dos cursos.  

Os cursos dão direito à certificado de participação e são formações voltadas para aqueles profissionais que buscam protagonismo na carreira. 

Com as aulas, você poderá conhecer um pouco mais sobre a rotina e as funções de profissionais nas duas áreas. Os cursos são ministrados por especialistas do mercado, com experiências reais e diárias, para que você tenha conhecimento teórico e prático. Dessa forma, você pode conferir como se identifica com a carreira, além de se planejar financeiramente e em relação ao tempo para se dedicar à formação.

As aulas dos MBAs terão a possibilidade de serem híbridas, divididas entre o on-line e presencial. Assim, o aluno consegue aproveitar o conforto de casa e, pessoalmente, aproveitar a vivência com pessoas novas da mesma área, estabelecendo um forte networking.

A estrutura inteira da faculdade também ficará à disposição, com direito a frequentar os espaços do campus como biblioteca, salas de estudos e academia. Mais: o aluno ainda recebe uma carteira de estudante – que dá direito a vários descontos.

Não perca a chance de crescer profissionalmente e adicionar um elemento de destaque no seu currículo. Um MBA pode ser o elemento que falta para você se destacar no mercado de trabalho e atingir posições mais altas. 

Para que as dúvidas não te impeçam de deixar passar essa oportunidade, clicando no botão abaixo, você consegue desbloquear as quatro aulas inaugurais dos cursos de maneira gratuita e conferir se é isso mesmo que você está buscando:

Compartilhe

Conteúdo Empiricus

Aposentadoria de R$ 6 mil por mês: veja quanto investir para receber esse salário no futuro

24 de abril de 2024 - 16:00

Em função dos juros compostos, tempo de planejamento pode ser mais importante do que tamanho dos aportes em si

Conteúdo Empiricus

Para onde vai a Selic? Faltando duas semanas para o Copom, a opinião do mercado está dividida; veja como investir

24 de abril de 2024 - 14:00

No dia 9 de maio, dois analistas vão revelar a melhor estratégia para as carteiras em uma edição especial do programa Giro do Mercado; veja como participar gratuitamente

conteúdo empiricus

‘O minério de ferro vai cair e ninguém está falando disso’, diz gestor – como fica a Vale (VALE3) nessa história?

24 de abril de 2024 - 13:32

Opiniões acerca do futuro da economia da China e o impacto disso nos preços do minério de ferro e para a Vale divergem entre analistas; veja o que fazer com a ação

Conteúdo Empiricus

Analista vai enviar análise completa do balanço da Vale (VALE3) e sua recomendação para a ação; receba gratuitamente

24 de abril de 2024 - 12:11

Saiba o que esperar do balanço da Vale e como receber uma análise completa depois que os números forem divulgados

Conteúdo Empiricus

‘É a melhor saída para quem quer menos impostos’; conheça o investimento que vem ganhando o coração dos brasileiros neste ano

24 de abril de 2024 - 10:00

Só no 1º tri de 2024, previdência privada recebeu mais de R$ 11 bilhões; veja tudo que é preciso saber antes de investir nesse tipo de ativo

Conteúdo Empiricus

Economista brasileiro encontra 11 fontes de renda que podem gerar até R$ 2.000 mensais no futuro; entenda

24 de abril de 2024 - 8:00

Seguindo esse plano, você pode receber sua primeira renda extra nos primeiros trinta dias; assista ao tutorial gratuito aqui

Conteúdo Empiricus

‘Chance rara’ para viver de renda: esta ação é destaque entre 11 fontes de renda passiva

23 de abril de 2024 - 18:00

Estratégia da Empiricus para ter salário extra sem trabalhar a mais por isso conta com ativos tradicionais e alternativos

Conteúdo Empiricus

Temporada de balanços do 1T24: especialistas vão disponibilizar análises gratuitas dos resultados; acesse

23 de abril de 2024 - 16:53

Analistas da Empiricus Research vão analisar mais de 50 balanços ao longo da temporada de resultados; saiba como ter acesso gratuito

conteúdo empiricus

INSS ou ‘Isso Nunca Será Suficiente’? Veja como ter uma aposentadoria tranquila sem depender só do benefício do governo

23 de abril de 2024 - 16:00

Estudo feito em 2022 mostrou que, dos mais de 36 milhões beneficiários, apenas 0,002% receberam o valor do teto do INSS, de R$ R$ 7.786,02

conteúdo empiricus

Andrea Almeida: De executiva a ex-CFO da Petrobras; Conheça a mente por trás de uma das mulheres mais poderosas do mundo

23 de abril de 2024 - 12:00

Para Andrea Marques de Almeida, ex-CFO da Petrobras (PETR4) e executiva no mercado, conectar-se com a equipe em que lidera, é uma função importante

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar