Site icon Seu Dinheiro

A guerra 365 dias depois: os sinais de que Putin planejava a invasão à Ucrânia, mas o Ocidente fingiu não ver

Putin acelera relógio do fim do mundo ameaça de guerra nuclear com guerra na Ucrânia

Presidente russo, Vladimir Putin

Já se passaram 365 dias desde que as forças russas chegaram à Ucrânia e, até agora, não há sinais reais de uma saída para a guerra — nenhum dos lados parece preparado para uma vitória direta, e o progresso na mesa de negociações neste momento é improvável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, nem o presidente russo, Vladimir Putin, nem o ucraniano, Volodymyr Zelensky, mostram sinais de que podem recuar e abandonar um dos maiores conflitos militares desde o final da Segunda Guerra Mundial. 

Para os civis que estão no meio do fogo cruzado, isso significa que o derramamento de sangue e o sofrimento provocados pela guerra não têm fim próximo.

Os sinais da invasão

Sentindo-se encurralado, Putin alertou que poderia realizar uma “operação militar especial” na Ucrânia para defender o que chamou de soberania russa — mas o Ocidente entendeu o aviso da guerra como blefe.

Só que os sinais da Rússia vinham sendo emitidos muito antes daquele 24 de fevereiro de 2022. Desde pelo menos 2001, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) vem acelerando sua expansão em direção às fronteiras da Rússia, mas foi em 2014 que as hostilidades ganharam outra escala, com a anexação russa da Crimeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora diversos sejam os motivos para a invasão, o mais relevante deles é a influência da Otan no Leste Europeu — tendo como gatilho o pedido da Ucrânia para se tornar membro permanente da aliança. 

Para Putin, a Ucrânia na Otan significa a presença da aliança militar do ocidente em fronteiras russas, o que inclui o temor de nuclearização do território ucraniano.

Fonte: BBC

Os eventos do primeiro ano da guerra

Os sinais foram ignorados e Putin invadiu a Ucrânia. O primeiro ano da invasão está sendo marcado por alguns eventos importantes, tanto para um lado como para o outro. 

Na Ucrânia e em outros países, a data foi lembrada com momentos de silêncio, vigílias à luz de velas e protestos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os eventos recentes que marcaram o dia:

Exit mobile version