🔴 SAIBA PROGRAMAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O SEU TRABALHO COM A ‘FÁBRICA DE AGENTES DE IA’ – DESCUBRA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

FICOU NO ESCURO?

Presidente da Enel Brasil deixa companhia após apagões no país; veja quem deve assumir a chefia da empresa de energia 

O grupo italiano indicou Antonio Scala, que trabalha na empresa de energia há quase duas décadas, como substituto ao cargo

Logo da Enel
Logo da Enel - Imagem: Divulgação

Com nuvens tempestuosas se aproximando mais uma vez de São Paulo, uma luz acaba de se apagar na Enel Brasil. A companhia anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a troca do comando da empresa. O presidente Nicola Cotugno vai deixar o grupo italiano após cinco anos na chefia da companhia de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com comunicado à imprensa, Cotugno deixará a companhia para se aposentar. A saída do executivo foi definida no mês passado em reuniões de Conselho das distribuidoras e da Enel Brasil. 

O executivo concordou em adiar a saída até 22 de novembro "para apoiar o processo de substituição e as recentes contingências" ligadas aos eventos climáticos e apagões na região Sudeste, especialmente em São Paulo e Minas Gerais.

Vale lembrar que a cidade de São Paulo ficou sem luz no início deste mês e parte dos clientes da Enel voltaram a ficar no escuro no feriado da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro.

Veja também:

Quem será o novo presidente da Enel Brasil?

A companhia indicou Antonio Scala, que trabalha na empresa há quase duas décadas, como substituto ao cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, até que a nomeação de Scala seja concluída, o presidente do conselho de administração da Enel, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina.

Leia Também

AGORA É SÓ SUBIR

Hapvida (HAPV3) chegou ao fundo do poço e pode ter até R$ 30,8 bilhões em benefício — mas ela ainda precisa fazer isso para se recuperar, diz UBS

ESTRATÉGIA

Carrefour vende 21 lojas de bairro a gigante do varejo, que estreia em São Paulo com nova bandeira; saiba qual

A trajetória de Scala na Enel começou em 2009, quando o executivo ingressou como responsável de gestão de risco para gerenciamento de energia na Itália. 

Scala também trabalhou como responsável de desenvolvimento industrial e de serviços de energia para o mercado residencial italiano. Anos depois, passou a liderar a área de planejamento e controle de global trading e liderou a Enel Green Power na América do Sul.

*A matéria foi atualizada às 17h23 para incluir a informação de que o executivo não pediu demissão, mas sim irá se aposentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
24 de setembro de 2026 - 12:32
24 de setembro de 2026 - 9:02
Petrobras com fundo de dinheiro pegando fogo 23 de setembro de 2026 - 14:25
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 23 de setembro de 2026 - 12:33
Fachada verde da agência Localiza, com o logo e nome da empresa 22 de setembro de 2026 - 19:27
Fachada de agência do banco Santander Brasil (SANB11). 22 de setembro de 2026 - 14:16
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 21 de setembro de 2026 - 19:37

DE A PARA B

Entre JBS e J&F: o xadrez financeiro dos irmãos Batista na B3

21 de setembro de 2026 - 19:37
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 21 de setembro de 2026 - 19:13
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 21 de setembro de 2026 - 15:57
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 21 de setembro de 2026 - 14:04
21 de setembro de 2026 - 11:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar