Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FICOU NO ESCURO?

Presidente da Enel Brasil deixa companhia após apagões no país; veja quem deve assumir a chefia da empresa de energia 

O grupo italiano indicou Antonio Scala, que trabalha na empresa de energia há quase duas décadas, como substituto ao cargo

Logo da Enel
Logo da Enel - Imagem: Divulgação

Com nuvens tempestuosas se aproximando mais uma vez de São Paulo, uma luz acaba de se apagar na Enel Brasil. A companhia anunciou na tarde desta quinta-feira (23) a troca do comando da empresa. O presidente Nicola Cotugno vai deixar o grupo italiano após cinco anos na chefia da companhia de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com comunicado à imprensa, Cotugno deixará a companhia para se aposentar. A saída do executivo foi definida no mês passado em reuniões de Conselho das distribuidoras e da Enel Brasil. 

O executivo concordou em adiar a saída até 22 de novembro "para apoiar o processo de substituição e as recentes contingências" ligadas aos eventos climáticos e apagões na região Sudeste, especialmente em São Paulo e Minas Gerais.

Vale lembrar que a cidade de São Paulo ficou sem luz no início deste mês e parte dos clientes da Enel voltaram a ficar no escuro no feriado da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro.

Veja também:

Quem será o novo presidente da Enel Brasil?

A companhia indicou Antonio Scala, que trabalha na empresa há quase duas décadas, como substituto ao cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, até que a nomeação de Scala seja concluída, o presidente do conselho de administração da Enel, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina.

Leia Também

NOVO PROGRAMA PARA CARRO NOVO

Incentivo para carro 0 km: motoristas de app ganham R$ 30 bilhões do governo e empresa da bolsa entra em estado de alerta

APÓS RESULTADOS FRACOS

Grupo Mateus (GMAT3) passando o facão: 6 mil funcionários foram demitidos. Veja o que está por trás dos cortes

A trajetória de Scala na Enel começou em 2009, quando o executivo ingressou como responsável de gestão de risco para gerenciamento de energia na Itália. 

Scala também trabalhou como responsável de desenvolvimento industrial e de serviços de energia para o mercado residencial italiano. Anos depois, passou a liderar a área de planejamento e controle de global trading e liderou a Enel Green Power na América do Sul.

*A matéria foi atualizada às 17h23 para incluir a informação de que o executivo não pediu demissão, mas sim irá se aposentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cabo de guerra pelos dividendos e investimentos da Petrobras 19 de maio de 2026 - 19:56
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 19 de maio de 2026 - 19:15
álbum da copa copa do mundo 2026 19 de maio de 2026 - 17:49
Felipe Thut, diretor do Bradesco BBI. 19 de maio de 2026 - 17:02
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 19 de maio de 2026 - 10:46
Imagem criada por IA traz um gráfico de ações em azul ao fundo, o logo da Usiminas ao centro e bobinas de aço na parte inferior da imagem 18 de maio de 2026 - 19:28
Copasa 18 de maio de 2026 - 12:40
legacy investimentos talles machado 18 de maio de 2026 - 8:00
vendas varejo varejistas 17 de maio de 2026 - 17:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia