Site icon Seu Dinheiro

Mais uma luz se apagou? Entenda o que a intimação da Aneel significa para a Light (LIGT3)

Carros de serviço com adesivos da Light (LIGT3)

Carros de serviço com adesivos da Light (LIGT3).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu nesta quarta-feira (5) um termo de intimação à Light (LIGT3) após avaliar o plano de resultados da distribuidora — mais uma luz teria se apagado para a companhia em recuperação judicial?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Aneel, o material apresentado "não continha ações para assegurar, de forma inequívoca, melhoria de desempenho que garantisse a recuperação da sustentabilidade econômico-financeira da concessão".

Plano de resultados é um plano de ações que uma empresa de energia deve apresentar quando precisa melhorar as condições financeiras ou de operação.

Agora, a Light tem 15 dias para informar se apresentará plano de recuperação das condições econômico-financeiras ou plano de transferência de controle societário.

Ambos devem assegurar a sustentabilidade econômico-financeira da concessão, com cronograma das ações a serem tomadas, que serão analisadas pela Aneel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E agora, Light? 

O processo na Aneel agrava a situação do grupo Light, que enfrenta um processo de recuperação judicial — pedido foi feito via a holding Light SA, já que é proibido por lei concessionárias de serviços de energia solicitem a proteção judicial. 

A holding solicitou ao juiz a extensão do stay period — prazo de suspensão de ações e execuções contra empresas em recuperação judicial — para as controladas Light Sesa (distribuição) e Light Energia (geração). 

Vale lembrar que a maior parte das dívidas do grupo Light está concentrada na distribuidora. 

Além disso, ainda este mês a empresa deve apresentar uma proposta de reestruturação financeira no âmbito do processo judicial, cujos termos serão discutidos com credores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda tem luz acesa

Apesar de a intimação colocar a Light em uma situação difícil, a distribuidora não está totalmente no escuro: a Aneel também informou hoje que a companhia segue honrando com suas obrigações. 

“A Light segue adimplente com suas obrigações intrassetoriais, sem suspensão ou postergação de pagamentos, o que inclui contratos da distribuidora com geradoras, transmissoras e o pagamento dos encargos setoriais”, diz a Aneel em comunicado. 

A agência informa ainda que também estão preservadas integralmente as obrigações com fornecedores de serviços, equipamentos, mão de obra e funcionários.

A inadimplência poderia levar a Aneel a decretar a intervenção na Light — a agência já chegou a ser questionada sobre isso quando o grupo entrou com pedido de recuperação judicial, em maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM - POR QUE A ALTA DE 10% DO IBOVESPA PODE SER SÓ O COMEÇO E QUAIS SÃO AS 10 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA

*Com informações do Estadão Conteúdo

Exit mobile version