🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
ATENÇÃO, INTERNAUTA

O Google pode excluir a sua conta ainda neste ano! Entenda os novos planos da gigante da tecnologia — e saiba como escapar da eliminação

A remoção de contas inativas por mais de dois anos está marcada para ter início apenas em dezembro deste ano

Camille Lima
Camille Lima
17 de maio de 2023
11:51 - atualizado às 10:30
Ícone do navegador Chrome, da Google
Imagem: Shutterstock

O Google fará uma verdadeira “caça às bruxas” das contas inativas. A partir de dezembro, a gigante da tecnologia pretende excluir todas as contas que não tiverem sido usadas ou conectadas nos últimos dois anos.

Até então, a política do Google era simplesmente remover os conteúdos de contas inativas, mas sem a exclusão dos perfis. 

Porém, na última terça-feira (16), a companhia decidiu apertar ainda mais o cerco tech contra os “usuários fantasmas” — e anunciou um plano de eliminação de todas as contas em desuso.

É importante destacar que a big tech não foi a única a intensificar o escrutínio. O dono do Twitter, Elon Musk, afirmou na semana passada que a rede social começaria a remover e arquivar contas que estivessem inativas por vários anos.

A exclusão de contas

O Google afirmou que não pretende fazer uma exclusão de contas do dia para a noite.

A remoção de contas está marcada para ter início apenas em dezembro deste ano.

Além disso, a empresa pretende enviar notificações ao longo dos próximos meses para alertar os usuários sobre o risco de exclusão do perfil.

Os avisos devem ser enviados para o endereço de e-mail da conta que estiver “em perigo” e para o e-mail de recuperação informado pelo usuário.

Além disso, a “limpeza” das contas será realizada em etapas, com início pelas exclusões em perfis que tiverem sido criados e nunca mais usados.

Vale destacar que a nova política de exclusão se aplica apenas a contas do Google pessoais e não a organizações, como escolas ou empresas.

  • Ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e exclusivo com o passo a passo para que você “se livre” logo dessa obrigação – e sem passar estresse. [BAIXE GRATUITAMENTE AQUI]

Por que o Google quer deletar as contas inativas

A medida para eliminar as contas fora de uso tem como objetivo proteger os usuários contra ameaças de segurança, de acordo com a empresa.

Isso porque, na visão do Google, “se uma conta não for usada por um longo período de tempo, é mais provável que seja comprometida”. 

A empresa explica que contas “esquecidas” normalmente utilizam senhas antigas ou reutilizadas que podem ter sido comprometidas, além de não ativarem recursos de segurança como a autenticação de dois fatores. 

“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis ​​e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa.”

E se a minha conta for excluída?

Caso sua Conta do Google seja deletada, todos os conteúdos armazenados nela podem estar em risco. Isso inclui o Google Workspace — que contempla plataformas como Gmail, Docs, Drive, Meet —, além do YouTube e Google Fotos.

Além disso, no caso do Gmail, se sua conta Google for eliminada, o e-mail não poderá mais ser acessado. Você também não poderá reutilizar seu nome de usuário do Gmail na hora de criar um novo endereço de e-mail.

Enquanto isso, se você estiver sem acessar aplicativos como o Google Fotos por pelo menos 2 anos ou não possuir espaço de armazenamento, a empresa poderá excluir as fotos e conteúdos ali guardados.

Como manter a conta do Google ativa

Vale destacar que há maneiras para garantir que a sua conta Google não seja eliminada por inatividade.

Um dos jeitos mais simples de realizar login nas aplicações ligadas ao Google pelo menos uma vez a cada 2 anos. Isso inclui a leitura de e-mails, assistir a um vídeo do YouTube ou realizar alguma pesquisa no Google.

Outros modos de manter sua conta livre da exclusão é possuir alguma assinatura vinculada ao seu usuário, como o Google One.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar