Site icon Seu Dinheiro

Eletrobras (ELET3) confirma que Lula não está para brincadeira e, desta vez, questiona poder de voto do Estado na companhia

Eletrobras

Eletrobras

A privatização da Eletrobras (ELET3) sequer completou um ano e, no que depender do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não haverá muitas outras comemorações para celebrar a data — ele já declarou que deseja reverter o processo. E, como se não bastasse, o governo agora questiona o próprio poder de voto que possui na companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Eletrobras confirmou que a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando esse ponto. O objetivo é que o governo tenha um poder de voto proporcional às ações que detém na empresa.

Hoje, a União é dona de 43% dos papéis ordinários, mas seu poder de voto é limitado a 10%, visando justamente maior equilíbrio nas decisões.

Em fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Eletrobras reforça que sua privatização ocorreu dentro da lei e que tomará as medidas necessárias para garantir a "manutenção de ambiente confiável para a realização de investimentos pela Eletrobras no país e a segurança jurídica de todos os seus acionistas e do mercado em geral."

O documento ainda afirma que a ação do governo "contraria as premissas legais e econômicas que embasaram as decisões de investimento do mercado — inclusive os milhares de trabalhadores titulares de contas do FGTS —, a partir de modelagem desenvolvida pela própria União."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM - Adeus, Serasa: “se eu deixar de pagar minhas dívidas por 5 anos, elas simplesmente somem e meu nome volta a ficar limpo?”

Descubra a resposta para este e outros problemas envolvendo dinheiro no novo episódio de A Dinheirista, que resolve suas aflições financeiras com bom humor:

No último fim de semana, Lula afirmou durante aparição pública em Londres que ainda não entrou com nenhuma medida contra a privatização da Eletrobras, mas que pretende fazer isso.

A reação das ações da Eletrobras (ELET3)

No pregão desta segunda-feira (8), ELET3 caía 2,68% às 10h50, cotado a R$ 33,05.

Exit mobile version