Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A FATURA CRESCEU

CVM volta a multar ex-executivos da Oi (OIBR3) por irregularidades na fusão com Portugal Telecom

A xerife do mercado de capitais analisou hoje eventuais irregularidades relacionadas à estrutura de controle e à implementação de operação societária após a transação, ocorrida em 2014

Logotipo da Oi (OIBR3)
Oi (OIBR3) - Imagem: Shutterstock

O ex-presidente da Oi (OIBR3), Zeinal Bava, e outros ex-executivos da companhia voltaram a ser multados em R$ 3,7 milhões pela Comisssão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quarta-feira (31) após uma nova rodada de julgamentos de processos envolvendo a fusão com a Portugal Telecom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A xerife do mercado de capitais analisou hoje eventuais irregularidades relacionadas à estrutura de controle e à implementação de operação societária após a transação, ocorrida em 2014.

Para o diretor relator da CVM, Alexandre Rangel, Bava e outros executivos — incluindo os conselheiros Luís Melo, Fernando Portella e Shakhaf Wine e o diretor financeiro Bayard Gontijo — falharam na verificação e acompanhamento de aplicações financeiras mantidas pela Portugal Telecom e em alertar a Oi sobre os riscos envolvidos nas aplicações.

Vale destacar que companhia estrangeira detinha dívidas bilionárias que só foram reveladas após a conclusão do negócio. Parte do passivo era devido pelo grupo Espírito Santo, controlador da Portugal Telecom. O conglomerado entrou em falência após a operação e empurrou as dívidas para o balanço da Oi.

  • Não dê dinheiro à Receita Federal à toa: você pode estar deixando de receber uma boa restituição do Imposto de Renda por algum equívoco na hora da declaração. Clique aqui e baixe GRATUITAMENTE um guia completo para não errar em nada na hora de acertar as contas com o Leão.

Ex-executivos da Oi (OIBR3) também foram multados por bônus irregular

Ontem a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) também julgou Zeinal Bava e outros ex-executivos da Oi por terem recebido um bônus milionários na época do negócio com a Portugal Telecom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O colegiado da xerife do mercado de capitais considerou que os pagamentos extras, efetuados sem a aprovação do conselho de administração ou dos acionistas da Oi, foram irregulares e aplicou mais de R$ 200 milhões em multas ao envolvidos.

Leia Também

RESILÊNCIA SEM DINHEIRO FÁCIL

Os desafios estruturais e os oásis de lucro dos setores de telecomunicação e saúde decifrados pela Moody’s

CLIMA DE COPA DO MUNDO

Camisa da Seleção Brasileira esgota e reforça aposta da XP no Grupo SBF (SBFG3), dono da Centauro e da Nike no Brasil

Bava, que, ainda segundo o jornal, foi o responsável por liberar os bônus para si mesmo e para outros três executivos, é quem pagará a maior soma nesse caso: R$ 169,5 milhões. A cifra multiplica em 2,5 vezes e corrige pela inflação o depósito recebido por ele na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sanepar (SAPR4), conhecida por pagar dividendos 25 de junho de 2026 - 17:10
Mina da Vale em Ouro Preto (MG) 25 de junho de 2026 - 15:29
GTA 6, Take-Two, Rockstar Games 25 de junho de 2026 - 12:28
Pedágio em rodovia da Motiva 25 de junho de 2026 - 12:00
Logo do BTG Pactual sobre um fundo azul representando gráficos de ações 24 de junho de 2026 - 20:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar