O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Com quase 30 anos de carreira, o sócio fundador da Norte Asset, Gustavo Salomão, foi convidado ao episódio #61 do Market Makers

Apesar de não ser considerado um dos setores mais atraentes da bolsa, o segmento de serviços essenciais, que inclui empresas de saneamento e energia elétrica, como a Copel (CPLE6), passou a brilhar nos olhos desse gestor “trader” da Faria Lima. E muito por causa das perspectivas com as privatizações.
Com quase 30 anos de carreira e conhecido por uma gestão dinâmica de ativos, o sócio fundador e CIO da Norte Asset, Gustavo Salomão, foi convidado ao episódio #61 do Market Makers. Fundada em 2020, a gestora atualmente administra pouco mais de R$ 860 milhões em ativos.
Salomão diz que desenvolveu sua “alma de trader” quando atuou como tesoureiro do banco Credit Suisse — e, anos depois, fundou a gestora Norte para difundir sua visão dinâmica em relação a investimentos.
“O pior erro de um gestor é se levar muito a sério, porque você acredita demais na sua tese e acha que é melhor que o mercado inteiro”, conta, em entrevista ao Market Makers.
“O cara que se leva muito a sério demora muito para perceber o erro e mudar de opinião. O que eu tento fazer é prestar atenção em tudo que está acontecendo e tentar pegar dados de todos os lados.”
Mas voltemos às apostas em utilities. Para o CIO da Norte Asset, existe uma questão mais relevante para a tese de investimento que o valor. “Valuation é importante, mas não o mais. O que interessa é o que acontece na margem com a empresa”, afirmou Salomão, durante o podcast.
Leia Também
Na visão do gestor, além das questões macroeconômicas que influenciam o setor, o trabalho “micro” realizado na Eletrobras (ELET3) e na Copel após as desestatizações impulsionam o otimismo. Entre eles, as estratégias de cortes de custos, com programas de demissões voluntárias (PDVs), e os potenciais de retorno com dividendos (yield).
Confira a conversa na íntegra aqui:
Após Copel e Eletrobras, outras duas empresas chamam a atenção do gestor pela mesma razão, ou seja, a expectativa com a privatização: Sabesp (SBSP3) e Copasa (CSMG3).
Apesar de enxergar oportunidades em ambas as companhias, o gestor prefere a estatal de saneamento paulista. “A gente vê que o governador Tarcísio é muito enfático no processo [de privatização da Sabesp]”, destaca. “Por isso, acreditamos que a empresa vai ser privatizada em meados do ano que vem.”
Já a privatização da Copasa parece ter um caminho mais turbulento à frente, segundo Gustavo Salomão, da Norte. E tudo devido à dificuldade política do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Isso porque, apesar da intenção do governo mineiro, a proposta ainda precisa passar pela análise do Legislativo. E, para mudar a lei, é necessário que 60% dos deputados aprovem o projeto.
Além de tudo isso, os múltiplos também são levados em consideração: a Copasa é uma empresa menor em valor e liquidez, o que limita a posição da Norte Asset na ação, destaca o gestor.
Clique aqui para assistir ao episódio na íntegra:
REAÇÃO AO RESULTADO
Entra ou não entra?
O QUE QUASE NINGUÉM VIU?
VAI E VEM DOS SPREADS
HIPOCRISIA?
TROCA DE CEO
ENTREVISTA AO ESTADÃO
COMPRAR OU VENDER?
DO CAMPO AO BALANÇO
NÃO PARA NA LAVOURA
DESTAQUES DA BOLSA
COMPETIÇÃO ACIRRADA
Conteúdo BTG Pactual
VEJA ONDE APOSTAR
PASSO A PASSO
AUMENTO DE CAPITAL
PREPAREM O BOLSO
CISÃO OU CIZÂNIA?
ESCAPOU DO JUÍZO FINAL?
FUTURO INCERTO