Site icon Seu Dinheiro

Americanas (AMER3): saiba quem são os membros do comitê independente que vai investigar o rombo bilionário

Lojas Americanas

Muitas dúvidas rondam a  inconsistência contábil de R$ 20 bilhões da Americanas (AMER3): como ninguém viu? E a governança da empresa? E o papel das consultorias? Para responder essas e outras perguntas, o Conselho de Administração da varejista criou um comitê independente, cujos membros foram apresentados nesta quinta-feira (12). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Otávio Yazbek, Vanessa Claro Lopes e Pedro farão parte desse comitê, que está encarregado de apurar as circunstâncias que ocasionaram o rombo bilionário da varejista. 

A data para o início das atividades do grupo que investigará o caso ainda não está definida, mas a Americanas informou que deve ocorrer o mais rápido possível. 

De acordo com a empresa, ao final dos trabalhos de apuração, o comitê vai apresentar as conclusões ao Conselho de Administração da Americanas para deliberação quanto às medidas necessárias.

O comitê independente da Americanas (AMER3)

Otávio Yazbek será coordenador e membro externo do comitê independente que vai apurar o buraco de R$ 20 bilhões na Americanas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele é sócio de Yazbek Advogados e já atuou, entre outras funções, como monitor independente de conformidade da Odebrecht, membro do Conselho de Autorregulação Bancária da Febraban e do Comitê de Ética da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).  

Vanessa Claro Lopes será conselheira independente e membro do comitê de auditoria da Americanas. 

Atualmente, ela também é coordenadora do Comitê de Auditoria da Tegma; membro do Conselho Fiscal da Cosan e da Comgás; membro do Comitê de Auditoria, Riscos e Ética da Embraer e membro independente do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Auditoria da Light. Já atuou como presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo S.A.

Pedro Melo será membro externo do comitê independente. Ele é diretor geral do Instituto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e membro do board de entidades como o Instituto

dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), a Câmara Americana de Comércio (Amcham)

e o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

Confira mais detalhes sobre os três membros do comitê que vai apurar as inconsistências contábeis na Americanas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ajuda bilionária

Enquanto o comitê independente vai apurar as causas do rombo, a Americanas vai precisar de uma capitalização bilionária para se manter de pé. 

“Ninguém definiu o valor, até porque o número não foi auditado. Mas sabemos que não será uma capitalização de milhões”, disse Sergio Rial, ex-CEO da companhia, em teleconferência mais cedo. 
Ele ressalta que apenas a capitalização por si só não resolverá todos os problemas da empresa. Confira os detalhes das declarações de Rial.

Exit mobile version