🔴 FÁBRICA DE AGENTES DE IA: TENHA ACESSO AOS MESMOS AGENTES AUTÔNOMOS USADOS NA EMPIRICUS – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

MARKET MAKERS #44

Nascer no Brasil é destino, mas investir no Brasil é opção — e você não deveria fazer isso, diz gestor com mais de 40 anos de mercado

No episódio #44, Roberto Vinháes, fundador das gestoras Investidor Profissional e Nextep, explica por que o Brasil não deve participar da disputa da inteligência artificial

Arte mostrando um homem segurando um cartão com uma bandeira do Brasil; no primeiro plano, um gráfico em queda, simbolizando o mau desempenho da bolsa e dos ativos brasileiros nos mercados internacionais, como o EWZ
Imagem: Shutterstock

A nova estrela dos noticiários, o ChatGPT ocupa os principais holofotes da atualidade — e cada vez mais, surgem novas opções de inteligência artificial (IA) no mercado para competirem na corrida tecnológica. E isso diz muito sobre por que manter 100% dos investimentos no Brasil é uma má opção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação é de um veterano do mercado financeiro. Para Roberto Vinháes, fundador das gestoras Investidor Profissional e Nextep, o Brasil não deve ser vencedor na disputa pela nova inteligência artificial.

Porém, segundo Roberto Vinháes, fundador das gestoras Investidor Profissional e Nextep, o Brasil não deve ser vencedor na disputa pela nova inteligência artificial.

No episódio #44 do Market Makers, o economista revelou por que não acredita que as terras tupiniquins se tornem uma potência da IA.

“Eu não vejo a chance de um ChatGPT no Brasil. Você não tem a cultura de gestão de crescimento. O Brasil não tem uma cultura e nem um ambiente propício que viabilizam acontecerem essas coisas.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Graduado em Engenharia pela PUC-Rio, Vinháes iniciou sua carreira em 1980, quando “tudo ainda era mato” e o mercado de capitais brasileiro era um “faroeste”.

Leia Também

ASSEMBLEIA VIRTUAL

Greve na Caixa: funcionários votam proposta do banco para o fim da paralisação; conheça a decisão

DEZENAS DE GANHADORES

Lotofácil 3785 premia aposta simples e bolão com 35 participantes; Mega-Sena promete R$ 32 milhões

Ouça o episódio completo aqui:

Brasil contra o exterior

Na visão de  Roberto Vinhaés, o mundo passou por uma forte revolução na informação que impacta muito a economia — e o Brasil ficou de fora das mudanças.

“A minha previsão para o Brasil é que [o país] continue atrasado pelos próximos 100 anos”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, para o gestor, o futuro da economia está na aplicação da tecnologia nas indústrias, com destaque para o segmento de saúde. 

Em conversa com os apresentadores Renato Santiago e Thiago Salomão, o economista conta que não acredita que essas grandes tecnologias do exterior sejam replicadas no Brasil.

Desse modo, a bolsa de valores brasileira não se torna uma opção atraente para o sofisticado e tecnológico paladar de Vinhaés. “Nascer no Brasil é destino, mas investir no Brasil é opção.”

Confira a conversa na íntegra aqui:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 21 de setembro de 2026 - 5:50
Fritz Haber Nobel de Química 19 de setembro de 2026 - 10:39
Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos, aparece em uma montagem com a frase: Risco do Brasil quebrar é zero 18 de setembro de 2026 - 15:29
Mega-Sena, Quina e Lotofácil tiveram ganhadores ontem. 18 de setembro de 2026 - 6:43
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 17 de setembro de 2026 - 20:20
17 de setembro de 2026 - 14:03
Celular com homem usando plataformas de apostas online 17 de setembro de 2026 - 13:28
Governo federal aumenta Bolsa Família após mais de três anos sem reajuste 17 de setembro de 2026 - 11:30

PRIMEIRO DESDE 2023

Governo anuncia aumento de 15% do Bolsa Família; confira o novo valor

17 de setembro de 2026 - 11:30
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 17 de setembro de 2026 - 9:43
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar