O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Enquanto a inflação oficial do Brasil teve alta de 0,71% em março, o grupo Alimentação e Bebidas saiu de um aumento de 0,16% em fevereiro para uma elevação de 0,05%

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou de completar 100 dias e ao menos uma coisa é certa: o custo da tal picanha prometida pelo petista voltou a cair em março, depois da redução ocorrida em fevereiro. Os dados são do IPCA de março, compilados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Enquanto a inflação oficial do Brasil teve alta de 0,71% em março, abaixo do consenso de 0,77%, o grupo Alimentação e Bebidas saiu de um aumento de 0,16% em fevereiro para uma elevação de 0,05%.
Especificamente, os preços das carnes tiveram queda de 1,06% no terceiro mês do ano após uma queda de 1,22% em fevereiro. Em 2023, o acumulando pe de uma redução de 2,72%.
Entretanto, outros itens tiveram recuos mais acentuados:
O grupo contribuiu com apenas 0,01 ponto porcentual para a taxa de 0,71% do IPCA do último mês. Essa desaceleração foi influenciada por uma queda no custo da alimentação no domicílio — que saiu de alta de 0,04% em fevereiro para uma queda de 0,14% em março.
André Almeida, analista do Sistema de Índices de Preços do IBGE, justificou que dois fatores principais causaram esse cenário.
Leia Também
O primeiro deles foi o aumento da oferta, decorrente da suspensão temporária de exportações do produto do Brasil para a China, por conta do registro de um caso de mal da vaca louca em um bovino no Pará.
Já o segundo tem a ver com a demanda — mais especificamente, por conta da sazonalidade da quaresma, quando há menor procura por carne bovina.
Em contrapartida, houve aumentos em março na cenoura (28,58%) e no ovo de galinha (7,64%). "Nessa época, existe um aumento sazonal de demanda, por conta da quaresma, por ovos e pescados", apontou Almeida.
A alimentação fora do domicílio subiu 0,60% em março, depois da alta de 0,50% em fevereiro. O lanche aumentou 1,09% em março, e a refeição fora de casa ficou 0,41% mais cara.
NOVAS REGRAS
DESENCANTOU
RECORDE NÃO FOI O SUFICIENTE
O PREÇO DA IDADE
RADAR DOS FIIS
CRISE NO COMÉRCIO BILATERAL
EMPERROU
CAMIL EM QUEDA LIVRE
SEM POSTO RUIM
TECNOLOGIA
VACAS MAGRAS
BANCO CENTRAL
DORMINDO NO PONTO
MAIS DESCANSO
Conteúdo Empiricus
ATENÇÃO TRABALHADORES
HORA DE COMPRAR?
ESTRELA QUE BRILHA SOZINHA?
MÁQUINA DE MILIONÁRIOS
DEPOIS DA CHUVA