Site icon Seu Dinheiro

Demorou, mas chegou: ‘Pix americano’ já tem data para sair. Confira os detalhes sobre o novo método de pagamento dos EUA

Pix dos Estados Unidos quais as semelhanças e diferenças entre o sistema brasileiro e o norte-americano

Em desenvolvimento desde 2019, o Pix americano finalmente tem data marcada para ser lançado. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) anunciou que a estreia do sistema de pagamentos instantâneos, o FedNow, acontecerá em julho deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em teste desde setembro do ano passado, o novo método de pagamentos agora entra na reta final de ajustes. Em comunicado recente, o Fed solicitou aos bancos, em comunicado, que trabalhassem "a todo vapor" para ingressar na ferramenta.

O pedido do BC norte-americano acontece em meio aos temores sobre os riscos à estabilidade financeira dos EUA após a crise bancária no país.

Desde a última sexta-feira (10), dois bancos declararam falência e fecharam as portas — e os tremores seguem impactando outras instituições financeiras, como o Credit Suisse.

Em coletiva virtual no ano passado, a vice-presidente do Fed, Lael Brainard, afirmou que o FedNow “seria uma inovação importante para o sistema de pagamentos em empresas de qualquer tamanho nos Estados Unidos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como o Pix, o sistema também estará disponível 24h por dia, sete dias por semana e a ideia é tornar as transações instantâneas. 

Enquanto isso, as informações sobre os custos de negociação por esse método não foram divulgadas pelo BC norte-americano.

O cronograma do FedNow, o ‘Pix americano’

Até então, o lançamento do FedNow estava projetado para chegar ao mercado entre maio e julho de 2023.

Segundo o Federal Reserve, a certificação formal dos bancos participantes do novo serviço terá início na primeira semana de abril. O banco central dos EUA deve avaliar a capacidade operacional e experiência em rede da nova ferramenta de pagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma vez autorizados oficialmente pelo Fed, as instituições financeiras participantes deverão realizar atividades de validação do sistema de pagamentos instantâneo durante todo o mês de junho.

Nesta etapa, os participantes devem se preparar para o lançamento do FedNow, marcado para o mês seguinte.

"O FedNow permitirá que todas as instituições financeiras participantes, das menores às maiores e de todos os cantos do país, ofereçam uma solução moderna de pagamento instantâneo", projetou o primeiro vice-presidente do Fed de Boston, Ken Montgomery.

Na visão de Montgomery, que participa do projeto do ‘Pix americano’, a disponibilidade do serviço será apenas o começo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O executivo afirma que o crescimento da rede de bancos participantes do FedNow será fundamental para aumentar o acesso a pagamentos instantâneos para consumidores e empresas ao redor do país.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Exit mobile version