Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
O SHADE VEIO AÍ

Cutucada em Lula? Campos Neto diz que moeda comum é ideia antiga que resolve problema que não existe

O petista já falou por mais de uma vez que a moeda única é uma forma de fortalecer a América do Sul, a economia e o comércio da região

lula ações arcabouço fiscal lei
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil

Desde que Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o Palácio do Planalto, a relação com o Banco Central e seu presidente, Roberto Campos Neto, não é das melhores

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista considera o patamar dos juros, em 13,75% ao ano, muito elevado e vira e mexe pressiona a autoridade monetária a baixá-lo, colocando em xeque a autonomia e transparência do BC brasileiro. 

Há quem diga também que a enxurrada de críticas de Lula à política monetária não tem a ver apenas com a Selic — estaria ligada ao fato de Campos Neto ter sido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o principal rival político do atual chefe do Executivo. 

  • O bull market da bolsa brasileira vem aí? Para o estrategista-chefe da Empiricus Research, sim – e é possível lucrar até R$ 500 mil nos próximos 36 meses se as ações certas forem compradas AGORA. [SAIBA QUAIS AQUI]

A vez de Campos Neto

Se, quando o assunto é taxa de juros, Campos Neto evita ao máximo o bate-boca com Lula e membros do governo — pelo menos publicamente — quando se trata de câmbio, o presidente do BC não fica quieto. 

Enquanto o governo Lula defende a criação de uma moeda comum para as trocas comerciais dentro do Mercosul, com o restante da América do Sul e até mesmo com os países dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), pensa diferente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (2), o presidente do BC disse que esse tipo de ideia é antiga e busca endereçar uma questão que não existe mais.

Leia Também

MOVE MOTOS

Depois do Move Aplicativos, governo vai lançar nova linha de crédito para entregadores financiarem motos

LOOK DA COPA

Vão faltar camisetas da seleção? Estoques encolhem às vésperas da Copa do Mundo

"Se você acredita no avanço dos pagamentos digitais e na digitalização de processos, você não precisa de uma moeda comum para ter essa eficiência comercial", afirmou Campos Neto.

"Mas os governos em geral ainda são muito analógicos", acrescentou.

A ideia de Lula

Lula defendeu a criação de uma moeda em comum para operações comerciais entre países da América do Sul mais de uma vez. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo ele, a divisa aprofundaria a identidade sul-americana também na área monetária, além de reduzir a dependência de moedas extrarregionais. 

O petista chegou até a brincar com essa ideia ao dizer que tem inveja da Europa. 

  • VEJA TAMBÉM: Socorro, Dinheirista! Inter saiu da Bolsa Brasileira e eu perdi 50% do meu patrimônio: e agora? Veja detalhes do caso real abaixo:

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calendário pis-pasep 2026 8 de junho de 2026 - 16:44
Bolsa família nis final 5 8 de junho de 2026 - 15:44
todo mundo em panico 6 (1) 8 de junho de 2026 - 11:27
feriado 8 de junho de 2026 - 11:14
destinos românticos dia dos namorados viagem romance casal 7 de junho de 2026 - 8:04
Urso nos mercados financeiros, bolsa brasileira, ações, ibovespa 6 de junho de 2026 - 16:50
6 de junho de 2026 - 11:00
5 de junho de 2026 - 14:36
Jato 5 de junho de 2026 - 12:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar