Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MERCADANTE EXPLICA

Como a Venezuela quer quitar dívidas com o Brasil usando petróleo e energia elétrica

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, afirmou que o governo de Caracas quer pagar as dívidas fornecendo enérgia elétrica para Roraima e petróleo para o país

Presidente da Venezuela
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil

A Venezuela cresceu 6% no ano passado e já teria pedido uma mesa de discussão e renegociação de suas dívidas com o Brasil, disse o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, Mercadante afirmou que o governo de Caracas quer quitar o que deve ao páis, voltando a fornecer energia elétrica para Roraima e petróleo para o restante do território.

O presidente do BNDES falou sobre o país vizinho ao ser questionado sobre os atrasos nos pagamentos de suas dívidas com o Brasil e se os financiamentos não teriam sido motivados por fatores ideológicos.

  • GRUPO VIP PARA INVESTIDORES NO TELEGRAM: liberamos acesso ao grupo mais seleto do Seu Dinheiro. Lá, nossa equipe de repórteres especiais envia conteúdos e análises essenciais para o seu bolso. Eles também circulam entre os principais tubarões do mercado para colocar liberar informações exclusivas por lá. Clique aqui e participe.

VEJA TAMBÉM - A Bet365 travou o meu dinheiro! A plataforma de apostas não está permitindo que este homem saque uma grana e agora ele pode até entrar na justiça; veja o caso

Por que o Brasil emprestou dinheiro à Venezuela?

De acordo com Aloizio Mercadante, não houve nenhum motivo ideológico porque o Brasil tinha um superávit de US$ 38 bilhões com a Venezuela e o governo de Caracas quis ter alguma compensação.

Mas o preço do petróleo despencou no mercado mundial à época e o país passou a enfrentar o embargo econômico dos Estados Unidos, o que o impossibilitou de manter em dia suas dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O político também argumentou que os vizinhos do Brasil são Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e que o país não deve virar as costas para eles e olhar apenas para Estados Unidos e Europa.

Leia Também

O PLANO BILIONÁRIO DA ESTATAL

Petrobras (PETR4) anuncia R$ 37 bilhões em investimentos em SP e promete diesel autossuficiente até 2030

NEYMAR VAI!

Neymar vai e valor de mercado da seleção brasileira é quase bilionária; veja lista e jogadores mais valiosos

  • Você investe em ações, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? Então precisa saber como declarar essas aplicações no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientações sobre o tema.

"Não vamos conseguir resolver os problemas da Argentina sozinhos. Por isso o Haddad foi procurar o FMI", explicou o presidente do BNDES, para quem uma maxidesvalorização na Argentina hoje não seria boa para o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
18 de maio de 2026 - 13:05

EL NIÑO?

Qual a chance de um “super” El Niño acontecer?

18 de maio de 2026 - 13:05
vale refeição vr vale alimentação va (1) ID da foto:1174172849 18 de maio de 2026 - 13:05
18 de maio de 2026 - 8:42
Loja da Riachuelo 15 de maio de 2026 - 19:48
desenrola caixa economica federal (1) 15 de maio de 2026 - 16:20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 15 de maio de 2026 - 15:42
Logo Smart Fit e fundo que remete a ESG 15 de maio de 2026 - 13:30
CNH 15 de maio de 2026 - 11:46
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia