Site icon Seu Dinheiro

Aprovado! Empresas que testaram a semana de quatro dias úteis no Reino Unido pretendem tornar o modelo permanente

semana de 4 dias úteis no Reino Unido

Trabalhar um dia a menos na semana, sem alterações na remuneração, não é mais um sonho tão distante – pelo menos, para os trabalhadores do Reino Unido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após seis meses, os resultados da semana de quatro dias úteis no Reino Unido começaram a aparecer – e vistos com “bons olhos” pelas companhias, segundo o relatório de conclusão do período de “experimentação”, divulgado nesta semana.

O teste-piloto, que durou entre junho e dezembro do ano passado, contou com quase 3 mil colaboradores de 61 empresas, envolvendo setores que vão de tecnologia até restaurantes.

E um dos primeiros resultados é a permanência do modelo de forma definitiva. Cerca de 92% das companhias – ou seja, 56 empresas – que participaram do teste-piloto devem continuar com a semana de quatro dias úteis. Destas, 18 já confirmaram que não voltarão atrás.

Ainda, do total, duas empresas optaram por continuar os testes de jornada de 32 horas semanais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa foi conduzido pelas universidades de Oxford e Cambridge, em parceria com a Boston College nos EUA, além da contribuição das organizações sem fins lucrativos 4 Day Week Global Autonomy e 4 Day Week UK Campaign.

Resultados da semana de quatro dias

O relatório de resultados da 4 Day Week UK Campaign listou uma série de benefícios observados durante o teste-piloto.

Bem-estar entre os funcionários, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, produtividade e permanência de colaboradores nas empresas foram os destaques. Vamos aos números:

Além disso, 15% dos colaboradores disseram que não trocariam o emprego por um com jornada semanal de cinco dias úteis por nenhuma quantia de dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os resultados também apareceram nos negócios das companhias participantes do teste-piloto. Segundo o relatório, as receitas das empresas permaneceram basicamente sem alterações no período de experimentação da jornada menor. 

Mas, quando avaliadas de acordo com o tamanho da empresa, os ganhos cresceram, em média, 1,4%. Também, em comparação ao mesmo período do ano anterior, as organizações registraram aumentos nas receitas de 35%, em média – “o que indica um crescimento saudável neste período de redução de jornada de trabalho”, diz o relatório.

Outro lado da moeda

Ainda que os resultados tenham sido majoritariamente positivos, o grupo de pesquisa observou a redução de um indicador relevante para as empresas: as contratações.

Segundo o relatório, as 61 companhias participantes contrataram menos durante os meses de junho e dezembro de 2022. Em média, as novas admissões caíram 37% em relação ao mesmo período do ano anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, há uma observação importante: o período de testes aconteceu em paralelo com tendências do mercado de trabalho, como a “grande renúncia aos empregos” (great resignation), – e, de acordo com o estudo, o impacto dessas movimentações ainda não pode ser considerado “estatisticamente significativo”.

Exit mobile version