🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DRIBLANDO A INADIMPLÊNCIA

Usina em recuperação judicial renegocia dívida e evita calote para dois Fiagros da XP

A Usina Açucareira Ester passa por problemas financeiros e é devedora de CRAs nos quais investem os fundos XP Crédito Agro (XPAG11) e XP Crédito Agrícola (XPCA11)

Foto aérea histórica da Usina Ester | Fiagros
Imagem: Divulgação

A onda de inadimplência de títulos de dívida que assustou os investidores não atingiu apenas os fundos imobiliários, mas se estendeu para o interior de país e afetou também os portfólios de Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagros).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, assim como os FIIs conseguiram algum alívio do problema com renegociações e decisões judiciais favoráveis à execução de garantias dos ativos, os Fiagros agora trazem boas notícias aos cotistas no front dos calotes.

A Usina Açucareira Ester, que é a devedora de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) presentes no portfólio dos fundos XP Crédito Agro (XPAG11) e XP Crédito Agrícola (XPCA11), fechou um acordo de renegociação de dívidas que tem sido cumprido até o momento.

Segundo um comunicado enviado ao mercado pela XP, gestora dos dois ativos,, a companhia — que está em recuperação judicial desde maio — acertou com a Virgo, emissora dos CRAs, uma repactuação das dívidas com redução da exposição. Ou seja, a companhia quitou uma parte do saldo devedor, mas o valor não foi divulgado pelos fundos.

Os Fiagros não deram detalhes sobre o processo de negociação, mas acrescentaram que as garantias dos títulos foram mantidas e sua execução será suspensa até a liquidação integral da dívida pela Usina Ester.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM - POR QUE A ALTA DE 10% DO IBOVESPA PODE SER SÓ O COMEÇO E QUAIS SÃO AS 10 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA

Qual é a exposição dos Fiagros à Usina Ester?

Vale destacar que o XPAG11 detém cerca de R$ 23,7 milhões de um CRA do qual a usina é devedora. Já o XPCA11 está menos exposto ao problema: são R$ 5 milhões investidos no CRA, com peso de 1,16% no PL.

Leia Também

DIRETO PELA B3

IA, Ibovespa e até farmacêuticas gringas: Itaú BBA diz como investir em 800 ações com retorno de 23% ao ano sem dor de cabeça

EM TOM DE CAUTELA

Lula turbina Bolsa Família em 15% e faz o Ibovespa perder 3 mil pontos. Por que o mercado torceu o nariz? 

O acordo incluiu ainda a liberação parcial do arresto — apreensão de bens feita para assegurar uma futura execução judicial. O desbloqueio foi feito de maneira proporcional ao valor amortizado pela empresa.

"A gestão continuará adotando todas as medidas necessárias para garantir o pagamento integral do crédito e conta com uma área especializada nesse tipo de trabalho", destaca o comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um farol escrito Ibov é atingido por uma onda forte escrito Wall Street 16 de setembro de 2026 - 17:15
Entrada do escritório da Pátria Investments | Fundos imobiliários PATC11 VBI Real Estate 16 de setembro de 2026 - 13:01
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 15 de setembro de 2026 - 18:45
cyrela porto rd saúde ações 15 de setembro de 2026 - 16:40
Vista panorâmica de turbinas eólicas em um campo verdejante com um céu azul claro. 14 de setembro de 2026 - 19:47
Um farol escrito Ibov é atingido por uma onda forte escrito Wall Street 14 de setembro de 2026 - 12:32
14 de setembro de 2026 - 10:01
Assaí (ASAI3). 13 de setembro de 2026 - 13:06
Imagem gerada por inteligência artificial contrastando o mercado financeiro do Brasil e dos Estados Unidos, com as bandeiras dos dois países, gráficos de ações e símbolos icônicos da B3 e Wall Street. 10 de setembro de 2026 - 15:01
9 de setembro de 2026 - 17:02
Touro da bolsa de valores surfando 8 de setembro de 2026 - 13:12
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 8 de setembro de 2026 - 12:46
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar