Site icon Seu Dinheiro

Como o Ibovespa subiu em 1 dia o equivalente ao rendimento de três meses na renda fixa

Foguete voando na frente da bolsa; Ibovespa em alta

Montagem com foguete decolando na frente da sede da B3.

A bolsa brasileira está longe de ter um grande desempenho em 2023. Mas pelo menos no pregão desta sexta-feira a renda variável justificou (para o bem) a fama com a disparada de 2,70% do Ibovespa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para você ter uma ideia, a alta do principal índice de ações da B3 somente hoje equivale a praticamente três meses de retorno nas aplicações de renda fixa mais conservadoras.

A alta das ações nesta sexta-feira também ajudou o Ibovespa a ampliar os ganhos no acumulado do ano para 7,68%.

Ainda assim, a bolsa segue bem abaixo do CDI. O indicador de referência para as aplicações de renda fixa registra um retorno de pouco mais de 11% em 2023. E, mais importante, praticamente sem riscos.

Por outro lado, a era dos ganhos de 1% ao mês na renda fixa chegou ao fim com o corte da taxa básica de juros (Selic) para 12,25% ao ano nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a expectativa é a de que a bolsa volte a ganhar atratividade perante a renda fixa conforme os juros sigam em queda.

ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIs, BDRs, CRIPTOMOEDAS - VEJA INDICAÇÕES GRATUITAS

O que fez o Ibovespa subir

A euforia que tomou conta no pregão desta sexta-feira na B3 e fez o Ibovespa disparar veio dos dados da economia dos Estados Unidos. Mais especificamente do payroll, o principal dado sobre criação de empregos no país.

A maior economia do planeta criou 150 mil vagas em outubro, abaixo das estimativas de consenso de 170 mil postos e da explosão de setembro (297 mil).

Os sinais de desaceleração dos EUA ajudam os mercados porque reduzem as pressões de aumento de juros por lá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que a disparada das taxas dos títulos norte-americanos (Treasurys) derrubou as bolsas mundo afora nos últimos três meses, incluindo o nosso Ibovespa.

Embora o presidente do Fed, Jerome Powell, tenha dito que os juros devem permanecer mais altos por mais tempo por lá, a percepção de que o banco central norte-americano fez seu trabalho com relação à inflação é cada vez mais forte.

Exit mobile version