O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição na Câmara, deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA), se reuniu na tarde de sábado com o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no hotel em que o petista está hospedado em Brasília (DF).
A reunião ocorre no momento em que Lula tenta destravar a PEC que abre espaço fiscal no Orçamento para o cumprimento das promessas de campanha. O principal objetivo é a manutenção do Auxílio Brasil no patamar atual, de R$ 600 por mês.
O texto já foi aprovado pelo Senado em uma votação rápida e prevê a ampliação do teto de gastos em até R$ 168,9 bilhões nos próximos dois anos. A proposta prevê ainda que a equipe de Lula apresente uma nova regra fiscal em 2023.
Os entraves da PEC da Transição na Câmara
Mas, capitaneado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o Centrão tem dificultado a tramitação do texto, considerado fundamental pelo governo eleito, para pressionar Lula a ceder espaço nos ministérios e em estatais. O deputado e o presidente eleito tem um encontro marcado para este domingo (18).
O mundo político ainda aguarda o julgamento do orçamento secreto no Supremo Tribunal Federal (STF), que será retomado na segunda-feira, para definir o teor da mudança constitucional pretendida por Lula.
Lira marcou a votação da PEC na Câmara para a próxima terça-feira (20).
*Com informações do Estadão Conteúdo