Site icon Seu Dinheiro

Bolsonaro aparece no retrovisor de Lula, mas petista ainda pode levar no primeiro turno, segundo Datafolha

Lula vs Bolsonaro em uma corrida de Kart eleições 2022

Lula vs Bolsonaro em uma corrida de Kart.

Na corrida ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda é o pole position, mas começa a ter mais nítida a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu espelho retrovisor. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18), apenas dois dias depois do início oficial da campanha eleitoral, mostra que o petista tem 47% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro, que tem 32%. 

O resultado mostra que o atual chefe do Palácio do Planalto vem diminuindo a distância de Lula. 

A vantagem do petista, que era de 21 pontos na pesquisa divulgada em maio, caiu para 18 pontos em julho e foi reduzida para 15 pontos neste mês. 

Agora, o ex-presidente manteve os mesmos 47% do levantamento anterior, enquanto Bolsonaro avançou três pontos percentuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades entre terça (16), data do começo da campanha de rua, e esta quinta (18).

Os retardatários 

Assim como em qualquer Grande Prêmio, a corrida presidencial também tem os retardatários na pista. 

No caso dessa eleição, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 7%. Em quarto, Simone Tebet (MDB) soma 2%. Vera Lúcia (PSTU) tem 1%. 

Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros) e Léo Péricles (UP) não pontuaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula ainda pode levar no primeiro turno

Apesar de Bolsonaro começar a ter uma imagem mais nítida no retrovisor de Lula, o petista ainda tem chances de vencer a corrida ao Planalto no primeiro turno.

Levando em conta a margem erro de dois pontos porcentuais da pesquisa Datafolha, Lula pode subir no pódio ainda na primeira etapa da eleição, embora a margem da vitória seria pequena. 

Segundo o levantamento, o petista tem 51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos. Vence quem tiver 50% mais um voto no dia 2 de outubro —  medida usada pela Justiça Eleitoral para proclamar o vencedor do pleito no primeiro turno.

Lula e Bolsonaro na pista

Bolsonaro apostou suas fichas no Auxílio Brasil de R$ 600 e nas reduções de preço de combustíveis pela Petrobras após sucessivas trocas de comando da estatal. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, segundo o Datafolha, o resultado das medidas — especialmente do Auxílio Brasil — entre aqueles que ganham até dois salários mínimos não está claro. 

Bolsonaro manteve os 23% do levantamento anterior, enquanto Lula oscilou positivamente um ponto, para 55%.

A margem de erro específica desse segmento é de três pontos percentuais, a mesma da faixa de dois a cinco salários mínimos, de onde sai a melhor notícia para Bolsonaro neste levantamento: ele subiu sete pontos neste grupo, empatando tecnicamente com Lula, a quem bate por 41% a 38%.

Aqui, uma explicação possível é a sobreposição do estrato com o dos evangélicos, 25% do eleitorado nesta amostra. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre eles, o presidente avançou ainda mais, subindo de 43% para 49%, enquanto o petista oscilou de 33% para 32%. O impacto das reduções de energia também é fator a ser considerado.

A disputa entre mulheres e regiões

Historicamente, Bolsonaro sempre teve dificuldades com o eleitorado feminino — fato que não mudou até agora. 

O atual chefe do Planalto perdeu a tração da pesquisa de julho, oscilando de 27% para 29%, enquanto Lula foi de 46% para 47%,

Por região, o petista segue reinando no Nordeste, com 57% a 24% de Bolsonaro. O Sudeste também dá vantagem a Lula, que aparece com 44% contra 32% do atual presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Sul, Bolsonaro é quem lidera, por 49% a 43%, mantendo vantagem também no Centro-Oeste, por 42% a 36%. Já no Norte, há empate com Bolsonaro à frente: 43% a 41%.

Quando o Datafolha questiona o entrevistado de forma espontânea acerca de seu voto, sem mostrar a lista de candidatos, Lula é o mais citado com 40%, seguido por Bolsonaro (28%). Dizem não estar decididos sobre o voto 22%.

Veja também: Lula x Bolsonaro — quem a Faria Lima apoia nas eleições 2022?

Exit mobile version