Site icon Seu Dinheiro

Nova pesquisa Ipec mostra cenário de estabilidade para segundo turno entre Lula e Bolsonaro; confira os números

Montagem com Lula X Bolsonaro em uma corrida de cavalos

Montagem com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10) mostra um cenário de estabilidade na disputa do segundo turno das eleições entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o levantamento, Lula segue liderando a disputa ao Palácio do Planalto com 51% das intenções de voto contra 42% de Jair Bolsonaro (PL). 

O petista agora tem uma vantagem de nove pontos percentuais em relação ao chefe do Executivo entre os votos totais, em um indicativo de cenário de estabilidade. 

Lula manteve os mesmos 51% da amostra anterior, do dia 5 de outubro, enquanto o candidato à reeleição oscilou negativamente um ponto.

Ainda de acordo com a pesquisa, 5% dizem que vão votar em branco ou anular, e 2% não sabem ou não responderam. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em votos válidos — ou seja, excluindo brancos, nulos e indecisos — Lula aparece com 55%, ante 45% de Bolsonaro.

A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira foi realizada entre 8 e 10 de outubro e entrevistou 2 mil eleitores presencialmente em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. 

Lula x Bolsonaro: quem é o mais rejeitado? 

De acordo com o Ipec, Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado: 48% dos brasileiros dizem que não votariam no presidente de jeito nenhum, enquanto 42% dizem o mesmo sobre Lula.

O instituto também foi saber sobre a avaliação do atual governo. De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados dizem que Bolsonaro faz uma gestão ruim ou péssima. Outros 38% afirmam que o governo é ótimo ou bom, enquanto 19% dizem que a condução atual é regular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento também auferiu que 94% dos eleitores já definiram o voto segundo. Apenas 6% afirmam que podem mudar a posição. 

Nesse recorte, Bolsonaro lidera numericamente, com 95% de seus eleitores certos do voto no presidente, enquanto 5% afirmam que ainda podem mudar.

No caso do petista, 93% dizem que têm certeza do voto em Lula contra 7% que ainda podem mudar e 1% que não sabem ou não responderam.

Pesquisas em xeque

No primeiro turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os números foram divergentes com os dados divulgados na véspera do primeiro turno por parte de pesquisas. Após a eleição do dia 2 de outubro, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu à Polícia Federal para que investigue os institutos de pesquisa.

O Ipec se posicionou na segunda-feira (3) sobre os resultados divulgados nas últimas semanas.

 "As pesquisas eleitorais medem a intenção de voto no momento que são feitas", disse o Ipec, em nota.

Na semana passada, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisa de intenção de voto.

Exit mobile version