Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
TECNOLOGIA EM FOCO

Em busca de inovação: Petrobras (PETR4) lança oportunidades para aquisição de soluções de startups e empresas de tecnologia; saiba como funciona

A Petrobras vai investir até R$ 21,2 milhões em empresas de tecnologia e startups de soluções nas áreas de robótica, tecnologias digital e d inspeção

Fachada de prédio da Petrobras (PETR3 e PETR4) | Dividendos
Fachada de prédio da Petrobras - Imagem: Shutterstock

Mesmo diante da crise causada pela alta dos juros — que diminuiu os investimentos de risco —, as grandes corporações estão de olho nas startups, com o objetivo de expandir os negócios. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da Petrobras (PETR4), a estratégia é a mesma, mas de um jeito diferente: enquanto as companhias querem participações, a petrolífera está em busca de soluções inovadoras, investindo no aprimoramento delas. 

A empresa anunciou nesta segunda-feira (04) o início do quinto módulo do Programa Conexões para Inovação, chamado de Aquisições de Soluções. Nesta etapa, a Petrobras vai selecionar inovações nas áreas de robótica, tecnologias de inspeção e tecnologias digitais.

Além dessas, outras sete etapas fazem parte do programa, que busca acelerar a inovação tecnológica por meio da conexão da empresa com todo o ecossistema: startups, centros de desenvolvimento (ICTs), universidades e empresas. 

A primeira seleção aconteceu no ano passado. Entre as empresas selecionadas, sete já foram contratadas pela Petrobras, por meio dos Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSIs). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programa da Petrobras: como vai funcionar a seleção?

Em primeiro lugar, empresas de tecnologia e startups que atuam nas áreas de robótica, inspeção e tecnologias digitais precisam se inscrever no programa da Petrobras até 31 de julho. 

Leia Também

VIRADA DE CHAVE

Minério mais barato? Estratégia da Vale (VALE3) para blindar caixa e dividendos passa por cobre e chega ao lítio

CRÉDITO SOB PRESSÃO

A conta dos juros altos está chegando: a “bomba-relógio” que ameaça o caixa das empresas, segundo economista-chefe do Serasa

O processo seletivo das empresas é constituído por três fases: 

  • Pré-avaliação por uma banca de especialistas; 
  • Mentoria técnica: aprimoramento do plano de trabalho e modelo de negócios; 
  • Pitch day: apresentação das propostas das empresas para uma banca de gestores e especialistas da Petrobras. 

Para aprovação, a empresa precisa demonstrar consistência no modelo de negócios, competitividade da proposta, escalabilidade e abrangência da solução. Esses são os principais critérios. 

Cada empresa selecionada pode receber até R$ 1,6 milhão para desenvolver e testar as soluções em ambientes produtivos, além de serem contratadas durante 12 meses, por meio do CPSIs, para validação das inovações. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando o investimento máximo que cada empresa pode receber, pelo menos 13 serão selecionadas. Contudo, a Petrobras não esclareceu em quantas empresas pretende investir neste módulo. 

Para participar do programa, a startup e/ou empresa de tecnologia interessada deve se inscrever na página do Programa da Petrobras, disponível aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cartão do Bolsa Família ao lado de notas de reais. 18 de agosto de 2026 - 13:00
Logo do Itaú (ITUB4) 17 de agosto de 2026 - 20:21
Loja das Casas Bahia, empresa da Via (VIIA3) 17 de agosto de 2026 - 18:48
Geovanne Tobias, diretor financeiro (CFO), e Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil (BBAS3). 17 de agosto de 2026 - 18:01
17 de agosto de 2026 - 16:31
Ana Botín, presidente executiva do Grupo Santander. 17 de agosto de 2026 - 16:13
Fachada da Oncoclínicas (ONCO3). 17 de agosto de 2026 - 12:10
Ação do Banco do Brasil (BBAS3) como urso na bolsa 17 de agosto de 2026 - 12:03
Logo da Cosan CSAN3 com gráfico de ações 17 de agosto de 2026 - 10:28
Fachada da Raízen roxa e branca 14 de agosto de 2026 - 12:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar