Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Bolsonaro e Arthur Lira articulam criação de CPI da Petrobras na próxima segunda-feira

Em evento em Manaus, o presidente voltou a atacar a decisão da Petrobras em reajustar o preço dos combustíveis

Petrobras (PETR4) bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mirando a Petrobras - Imagem: Montagem Andrei Morais. Foto: Marcelo Chello/ Shutterstock

O reajuste de 5,2% na gasolina e de 14,2% no diesel anunciado ontem pela Petrobras (PETR4) continua causando ruídos no meio político. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado que conversou com o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (Progressistas-PR), e com o presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas-AL), para abrir na segunda-feira uma CPI para investigar a estatal “resolver” os problemas da empresa. 

O presidente tem defendido a instauração de uma CPI para investigar a formação de preços de combustíveis pela empresa e criticado a Petrobras por reajustar preços diante da alta do petróleo no mercado internacional, mesmo com a estatal tendo ficado 99 dias no preço da gasolina. Desde 2016 a companhia segue os preços internacionais, já que importa petróleo para suprir a demanda interna. 

Bolsonaro também criticou o lucro bilionário da petroleira, classificando-o como abusivo, e afirmou que todos são atingidos pela alta dos preços de combustíveis. "É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem. Só no primeiro trimestre, foram R$ 44 bilhões de lucro, nunca visto na história”.

Durante a declaração, o presidente também voltou a evocar a obrigação das estatais em cumprir um fim social e ressaltou que o aumento dos combustíveis é um problema global. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não faltaram críticas ao conselho e comando da companhia, ainda que a maior parte das indicações sejam feitas pelo Ministério de Minas e Energia.  Bolsonaro disse que a diretoria da Petrobras, que decidiu pelo reajuste, não pensa no Brasil, e que virou um "Petrobras Futebol Clube". 

Leia Também

PETROLEIRAS

Mesmo com petróleo mais barato, Morgan Stanley eleva Prio (PRIO3) e vê dividendos robustos na Petrobras (PETR4)

TARIFAÇO DE TRUMP

Todos contra Trump? Coca-Cola, Tesla e eBay tentam barrar tarifas contra o Brasil; entenda o que está em jogo

O atual presidente da companhia, José Mauro Coelho, já foi demitido pelo presidente, mas não entregou o cargo.O sucessor, Caio Paes de Andrade, secretário de desburocratização do Ministério da Economia, ainda precisa ser aprovado pelas estruturas internas da companhia e também ser eleito para o conselho de administração.

No evento deste sábado, Bolsonaro atribuiu a queda do valor de mercado da Petrobras no pregão de sexta-feira, de cerca de R$ 30 bilhões, ao reajuste que a companhia anunciou. "Acredito que na segunda-feira, com a CPI, vai perder outros 30 (bilhões de reais)", comentou ele. 

O presidente da Câmara, Arthur Lira, também havia feito declaração semelhante, mas a reação do mercado foi com relação à queda do petróleo no mercado internacional e aos ruídos políticos após o reajuste. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra duas mãos brindando com canecas de chope em um bar ou restaurante 7 de julho de 2026 - 10:36
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 7 de julho de 2026 - 9:51
Vale 6 de julho de 2026 - 19:30
Montagem com logo da incorporadora Gafisa (GFSA3) em meio a prédios 6 de julho de 2026 - 18:31
energia renovável 6 de julho de 2026 - 10:41
Avião da azul decolando, com mar ao fundo. 6 de julho de 2026 - 10:01
lucros dividendos proventos renda extra 5 de julho de 2026 - 12:00
energia renovável 3 de julho de 2026 - 19:18
Microsoft 3 de julho de 2026 - 12:35
Natura 3 de julho de 2026 - 11:01
petrobras petr4 dividendos jcp (1), estatais 2 de julho de 2026 - 19:59
JetBlue Embraer 190. 2 de julho de 2026 - 19:28
Elon Musk com o fundo da Tesla 2 de julho de 2026 - 18:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar