🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Conteúdo Ripio

Stablecoins: o que são e por que vale a pena ter essa categoria de criptomoedas

Entenda as vantagens de possuir essa classe de criptoativos

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
8 de março de 2022
14:00 - atualizado às 15:50
Criptomoedas DAI e USDC - Créditos Shutterstock
Diversificar o portfólio de criptomoedas com stablecoins pode trazer benefícios para a sua carteira. Na imagem, as criptos DAI e USD Coin. - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

No universo dos criptoativos, você deve estar familiarizado com o investimento em Bitcoin (BTC), a principal criptomoeda do mundo. Mas, saiba que essa moeda é apenas uma entre diversas outras opções de ativos digitais que esse mercado oferece - como as stablecoins

No contexto de alta da inflação e da desvalorização do real, os brasileiros triplicaram o volume negociado de stablecoins em 2021. De acordo com a Receita Federal, entre janeiro e novembro de 2021, foram negociados R$ 61,3 bilhões em stablecoins no Brasil.

O que são as stablecoins?

Stablecoins - ou “moedas estáveis”, em tradução livre - é o termo utilizado para definir uma classe de criptomoedas que são pareadas a algum outro ativo, sendo mais comum  ao dólar americano. Nesse caso, são chamadas também de “criptodólares”.

  • As stablecoins podem ser atreladas a outros ativos, como ouro, ações de uma empresa ou até mesmo outras criptomoedas. 

As stablecoins mais populares, como Tether (USDT) e USD Coin (USDC), têm uma relação de 1 para 1 com o dólar. Nesse caso, comprar uma unidade da stablecoin é como comprar uma unidade de dólar. 

Como essa paridade é garantida? Através das empresas que oferecem stablecoins. Elas devem possuir uma determinada quantidade do ativo que está sendo pareado - e a criptomoeda funciona como um registro de posse dos ativos guardados pela companhia, como os dólares.

Quais as vantagens de possuir stablecoins? 

1- Proteção contra a constante desvalorização do real

Para o investidor brasileiro, uma das principais vantagens de ter uma criptomoeda atrelada ao dólar americano é se proteger contra a desvalorização do real de maneira simples e rápida. 

Para você ter uma ideia, o dólar comercial terminou o ano cotado a R$ 5,58, com alta de 7,46% em 2021. Dessa forma, quem deixou parte de seu patrimônio convertido em USDC, por exemplo, manteve seu poder de compra frente ao real. 

2- Facilidade em negociações de criptomoedas

Outra vantagem das stablecoins é que elas são iguais em qualquer lugar do mundo. Isto é, essa moeda pode ficar guardada na carteira e ser acessada e negociada de qualquer lugar. 

Para você ter uma ideia, a maioria das corretoras de criptomoedas (exchanges) as aceita para troca por moeda fiduciária ou para negociar outras criptomoedas. 

3- Diversificação do portfólio sem burocracia e sem pagar imposto 

As stablecoins são uma forma fácil de diversificar seu portfólio e se expor ao dólar - sem precisar pagar imposto. 

No caso, trata-se do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), cobrado em transações de câmbio com alíquota que varia de 1,1% a 6,38%, dependendo do tipo de operação. Se você for comprar dólar da maneira convencional, terá que pagar essa taxa. Já por meio de stablecoins, você está isento desse tipo de taxação.

Além disso, no Brasil, você não consegue guardar a moeda americana em uma conta bancária - ao menos até que o Banco Central aplique a regulamentação prevista pelo novo marco do câmbio, sancionado em dezembro de 2021. Com as stablecoins, você pode deixá-las guardadas na sua wallet ou em sua exchange - e movimentar esse dinheiro quando quiser. 

4- Menos volatilidade que o Bitcoin 

Uma característica interessante é que as stablecoins, por serem pareadas com dólar, possuem menos volatilidade do que criptomoedas como o Bitcoin. Por isso, elas são indicadas para equilibrar a carteira de criptomoedas diante de momentos turbulentos, desempenhando papel semelhante ao dólar e ouro.

As stablecoins costumam oscilar, em média, até 3%, para cima ou para baixo. Por sua vez, o Bitcoin já chegou a oscilar 20% em um único dia.  

Além disso, stablecoins podem ser uma boa pedida para quem deseja molhar os pés nesse mercado, mas ainda não está preparado para enfrentar os altos e baixos dos ativos como o Bitcoin. 

Quais as melhores opções para movimentar stablecoins?

Antes de tudo, é preciso escolher uma stablecoin segura para se ter na carteira. Em geral, as exchanges que fornecem criptomoedas atreladas à dólar já investigam se o investimento é confiável, mas é importante ter uma pesquisa própria. 

Entre as moedas estáveis mais usadas ​​estão DAI e USDC

DAI:

DAI é uma stablecoin descentralizada sustentada pela fundação Maker. A moeda funciona na blockchain Ethereum, com um contrato inteligente que regula o valor disponível para manter sua paridade com o dólar.‍

Além de expor o patrimônio ao dólar, essa moeda pode ser usada em transferências de ponta a ponta (P2P), na substituição às remessas de câmbio e em pagamentos digitais. 

SAIBA COMO NEGOCIAR DAI 

USDC:

USDC surgiu através de um consórcio de duas grandes empresas de blockchain norte-americanas, a Circle e a Coinbase. Essa moeda passa por uma auditoria externa constante que monitora as reservas em dólares que sustentam o token.

Atualmente, a USDC é a segunda maior Stablecoin lastreada em dólares americanos do mercado, atrás somente do Tether (USDT).

SAIBA COMO NEGOCIAR USDC

Você pode comprar USDC e DAI com reais pela Ripio, maior empresa da América Latina dedicada à negociação de criptoativos por pessoas físicas. 

A Ripio oferece uma plataforma intuitiva, onde você pode:

  • Comprar e vender criptomoedas pelo aplicativo; 
  • Realizar o saque em reais;
  • Enviar e receber criptos por QR code;
  • Guardar suas criptos e ganhar juros (além da valorização).

Além de stablecoins, a Ripio disponibiliza as principais criptomoedas para negociação em reais, como Bitcoin e Ethereum (ETH). Para conhecer, basta clicar no botão abaixo: 

CONHEÇA A RIPIO, A MELHOR PLATAFORMA PARA COMPRAR CRIPTOMOEDAS 

Compartilhe

Conteúdo Ripio

O que é metaverso? Saiba tudo sobre o ambiente em que a ‘vida digital’ tem lugar

29 de março de 2022 - 10:00

Mais do que uma novidade tecnológica, o metaverso pode representar uma verdadeira revolução sobre como nos relacionamos e usamos a internet.

conteúdo ripio

Não é só bitcoin: existem 8 classes de criptoativos com potencial para te fazer lucrar em 2022; saiba quais são

8 de fevereiro de 2022 - 8:30

Se você tem interesse em buscar lucros com criptomoedas, deveria saber que o bitcoin é apenas a ponta do iceberg

conteúdo ripio

Tendência ou ‘hype’? Criptomoedas NFT ligadas a games valorizaram até 1.207.757% em 7 anos; confira os nomes de 3 ativos promissores

26 de outubro de 2021 - 8:30

As criptomoedas NFT ligadas a games entregaram as maiores valorizações de 2021, mas ainda há espaço para mais; saiba como acessar as próximas oportunidades

Conteúdo Ripio

ADA: Como fica esta criptomoeda com a atualização da Cardano?

19 de outubro de 2021 - 8:05

A Cardano colocou em prática na 2ª semana de setembro a sua atualização “Alonzo”. Saiba o que muda com ela— e como isso afeta seu bolso

CONTEÚDO RIPIO

Pegando ‘carona’ no Ethereum, criptomoeda AXS ultrapassa valorização do Bitcoin e chega a mais de 7.000% no ano; saiba como investir

2 de setembro de 2021 - 8:15

AXS é considerada por analistas do mercado como a criptomoeda mais promissora do ano; veja caminho para investir

CONTEÚDO PATROCINADO

Onde comprar Bitcoin? Veja tudo que você precisa saber para não entrar em furada antes de investir em criptomoedas

17 de agosto de 2021 - 8:00

Para entrar no mercado das criptomoedas, considerado um dos mais promissores da atualidade, é preciso tomar alguns cuidados na escolha da plataforma para as transações; Saiba quais

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies